Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6686
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de jogos e brincadeiras nas aulas de educação física no ensino médio |
Autor(es): | Ferreira, Geovani Pundrich |
Orientador(a): | Moreira, Evando Carlos |
Membro da Banca: | Moreira, Evando Carlos |
Membro da Banca: | Ferreira, Lílian Aparecida |
Membro da Banca: | Gomes, Cléo Ferreira |
Resumo : | Em 2018, o Ministério da Educação, homologou a Base Nacional Comum Curricular, documento norteador da educação básica, que define competências, habilidades e objetivos de aprendizagens para um melhor desenvolvimento dos estudantes nas escolas do Brasil. Uma das principais modificações educacionais é a organização didática dos conteúdos para a Educação Física, de maneira que os estados brasileiros planejem suas ações, tendo um ponto comum e adequando parte dos conteúdos à realidade local. Considerando a baixa adesão dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física, construímos uma sequência didática direcionada para o conteúdo de Jogos e Brincadeiras, por percebermos que esse elemento cultural educacional é desenvolvido, principalmente, na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo deixado de lado nos anos finais do Fundamental e no Ensino Médio. A escolha por esse conteúdo se deu por percebermos que a maioria dos alunos participa mais das aulas quando acontecem tendo essa temática como centro. Isto posto, temos como objetivo analisar como uma proposta de ensino com os Jogos e Brincadeiras, pode contribuir para a participação e aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio junto às aulas de Educação Física. O referencial teórico tratou brevemente da história da Educação Física e seu papel no Ensino Médio, o papel dos Jogos e Brincadeiras na formação dos estudantes e a caracterização das juventudes do Ensino Médio. A pesquisa é considerada do tipo intervenção pedagógica, utilizando uma abordagem qualitativa, tendo como lócus uma escola estadual localizada em Barra do Garças/MT e como sujeitos 37 estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Médio. Para a coleta de dados, utilizamos como instrumentos dois questionários abertos, sendo um de entrada e outro de saída, um diário de campo, no qual registramos as intervenções e anotações referentes aos acontecimentos da aula, utilizando a técnica da observação. Também utilizamos um plano de intervenção em forma de sequência didática. Os dados coletados foram analisados seguindo uma proposta de codificação em categorias, para uma análise mais completa. Realizou-se uma discussão dos resultados a partir da construção da sequência didática com 14 aulas, divididas em 7 encontros de 2 horas. Constatamos que os estudantes se sentiram motivados a participar das aulas para além do saber fazer, oportunizando a convivência de outros saberes durante as aulas, desenvolvendo um ensino mais democrático e inclusivo. Ficou evidente que a participação e envolvimento aumentou com o passar das aulas e com a inserção de novos Jogos e Brincadeiras. Percebemos que estudantes, antes desmotivados e excluídos, após a intervenção sentiam-se integrados e participavam de forma ativa. Entre as dificuldades, considerando o contexto da educação brasileira e suas condições estruturais e formativas, apontamos a necessidade de uma quantidade maior de materiais, principalmente nas escolas públicas e a insegurança dos professores em planejar uma intervenção, na qual o estudante é responsável direto em partilhar conhecimentos com os colegas. Concluímos que essa proposta de ensino, se mostra uma alternativa válida no ambiente escolar, por favorecer o envolvimento dos estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. |
Resumo em lingua estrangeira: | In 2018, the Ministry of Education approved the National Common Curricular Base, a guiding document for basic education, which defines competencies, skills, and learning objectives for better student development in Brazilian schools. One of the main educational modifications is the didactic organization of Physical Education content, so that Brazilian states can plan their actions, having a common point and adapting part of the content to local reality. Considering the low participation of high school students in Physical Education classes, we developed a didactic sequence focused on the content of Games and Play, as we noticed that this cultural educational element is mainly developed in Early Childhood Education and the early years of Elementary School, but is neglected in the later years of Elementary School and in high school. The choice of this content was made because we observed that most students participate more actively in classes when they revolve around this theme. Therefore, our objective is to analyze how a teaching proposal involving Games and Play can contribute to the participation and learning of high school students in Physical Education classes. The theoretical framework briefly addressed the history of Physical Education and its role in high school, the role of Games and Play in student formation, and the characterization of high school youths. The research is considered a pedagogical intervention type, using a qualitative approach, with a state school located in Barra do Garças/MT as the setting and 37 students from a 2nd-year high school class as subjects. For data collection, we used two open questionnaires, one at the beginning and one at the end, a field diary where we recorded interventions and notes regarding class events using observation techniques. We also used an intervention plan in the form of a didactic sequence. The collected data were analyzed following a coding proposal into categories for a comprehensive analysis. A discussion of the results was conducted based on the construction of a didactic sequence with 14 classes, divided into 7 sessions of 2 hours each. We found that students felt motivated to participate in classes beyond mere knowledge acquisition, providing an opportunity for the exchange of other types of knowledge during classes, fostering a more democratic and inclusive teaching approach. It became evident that participation and engagement increased as the classes progressed and with the inclusion of new Games and Play activities. We noticed that previously demotivated and excluded students felt integrated and actively participated after the intervention. Among the challenges, considering the context of Brazilian education and its structural and formative conditions, we highlight the need for more materials, especially in public schools, and the teachers' insecurity in planning an intervention where students are directly responsible for sharing knowledge with their peers. In conclusion, we found that this teaching proposal proves to be a valid alternative in the school environment, as it encourages student engagement in high school Physical Education classes. |
Palavra-chave: | Educação física Jogos e brincadeiras Ensino médio |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physical education Games and playtime High school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF |
Referência: | FERREIRA, Geovani Pundrich. O ensino de jogos e brincadeiras nas aulas de educação física no ensino médio. 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6686 |
Data defesa documento: | 16-Fev-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Geovani Pundrich Ferreira.pdf | 4.42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.