Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6688
Tipo documento: Dissertação
Título: Jogo de xadrez como unidade didática interdisciplinar : uma proposta pedagógica segundo a visão do professor de educação física
Autor(es): Ferreira, Widson Marçal
Orientador(a): Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva
Membro da Banca: Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva
Membro da Banca: Reverdito, Riller Silva
Membro da Banca: Gomes, Cléo Ferreira
Membro da Banca: Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Resumo : Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma proposta pedagógica que, ao despertar o interesse dos alunos do Ensino Fundamental II pelo estudo do jogo de xadrez nas aulas de Educação Física, promoveu a interdisciplinaridade com os componentes curriculares de Arte, Matemática, Geografia e História. As experiências pedagógicas demonstraram a importância do ensino e da aprendizagem do xadrez como uma ferramenta interdisciplinar que contribui para a autonomia, a coletividade e o aprimoramento das capacidades psicológicas, sociais e afetivas dos alunos, de forma lúdica. O objetivo geral foi apresentar uma unidade didática voltada para o conceito de interdisciplinaridade a partir do jogo de xadrez, contextualizando-o com diferentes disciplinas. Como objetivos específicos, foram definidos: (i) descrever uma proposta pedagógica interdisciplinar, tendo o jogo de xadrez como objeto de estudo; (ii) desenvolver uma unidade didática que explore o ensino do xadrez nas aulas de Educação Física, de maneira interdisciplinar e lúdica, promovendo a integração com outras disciplinas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários abertos: o primeiro, aplicado no início da intervenção, teve caráter diagnóstico; o segundo, aplicado ao final do processo, buscou avaliar a experiência pedagógica. Os alunos/participantes responderam presencialmente, no ambiente escolar. Além disso, utilizou-se o diário de campo como instrumento complementar, no qual foram registradas observações participantes e anotações sobre os acontecimentos durante a execução da unidade didática. A principal contribuição deste trabalho está em demonstrar como o uso do xadrez como recurso integrador enriqueceu a formação dos alunos, desenvolvendo habilidades cognitivas, promovendo a interdisciplinaridade, aprimorando competências sociais e emocionais, estimulando a autonomia, contextualizando o aprendizado, fomentando a criatividade e preparando os estudantes para os desafios do século XXI. Essa abordagem não apenas proporcionou uma educação mais completa e significativa, mas também evidenciou o potencial do xadrez como uma valiosa ferramenta educacional, capaz de ampliar horizontes e fortalecer competências essenciais.
Resumo em lingua estrangeira: This paper describes the development of a pedagogical proposal which, by arousing the interest of elementary school students in studying the game of chess in Physical Education classes, promoted interdisciplinarity with the curricular components of Art, Mathematics, Geography and History. The pedagogical experiences demonstrated the importance of teaching and learning chess as an interdisciplinary tool that contributes to autonomy, collectivity and the improvement of psychological, social and affective skills among students in a playful way. The general objective is to present a didactic unit focused on the concept of interdisciplinarity based on the game of chess, contextualizing it with different disciplines. The specific objectives were: To describe an interdisciplinary pedagogical proposal, using the game of chess as the object of this study. To develop a didactic unit that explores the teaching of the game of chess in Physical Education classes, in an interdisciplinary and playful way, promoting integration with other disciplines.The research has a qualitative approach. Two open-ended questionnaires were used as data collection instruments. The first was an entry diagnosis and the second was applied at the end of the intervention to evaluate the pedagogical process. The students/participants answered the questionnaires in person, in the school environment. Another data collection tool used in this study was the field diary, in which participant observations were recorded, taking notes of events that occurred during the process of implementing the didactic unit. The contribution of this work lies in how the use of chess as an interdisciplinary integration enriched students' education by developing cognitive skills, promoting interdisciplinarity, improving social and emotional skills, stimulating autonomy, contextualizing learning, fostering creativity and preparing students for the challenges of the 21st century. This approach not only promoted a more complete and meaningful education, but also demonstrated the potential of chess as a valuable educational tool that broadened horizons and strengthened essential skills.
Palavra-chave: Xadrez
Interdisciplinaridade
Unidade didática
Educação física
Palavra-chave em lingua estrangeira: Chess
Interdisciplinarity
Didactic unit
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: FERREIRA, Widson Marçal. Jogo de xadrez como unidade didática interdisciplinar: uma proposta pedagógica segundo a visão do professor de educação física. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6688
Data defesa documento: 4-Dez-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Widson Marçal Ferreira.pdf1.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.