Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6692
Tipo documento: Dissertação
Título: O curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso - campus Cuiabá (anos 1960-70) : uma análise histórica
Autor(es): Cunha, Ana Karolina dos Santos e
Orientador(a): Koehler, Cristiane
Membro da Banca: Koehler, Cristiane
Membro da Banca: Custódio, Regiane Cristina
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Resumo : Esta pesquisa insere-se na área da Educação e nos estudos de caráter histórico. O objeto deste estudo é a história do curso de Pedagogia, em Cuiabá, Mato Grosso, no período dos anos 1960 a 1970. Os anos 1960 a 1970 são a demarcação temporal, uma vez o curso de Pedagogia era ofertado no Instituto Ciências e Letras de Cuiabá, tendo início deste ano letivo nos anos 60 e o marco final no ano de 1970, quando houve o decreto de criação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), integrando o Instituto a outras faculdades do município de Cuiabá pela Lei n.º 5.647 de 10 de dezembro de 1970. Esta pesquisa tem como questionamento: como o curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá – contribuiu para a formação de profissionais da educação durante as décadas de 1960 e 1970? Considerando a delimitação espacial e temporal mencionada, os objetivos específicos foram: analisar o contexto histórico e educacional que deu origem ao referido curso de Pedagogia na UFMT; identificar os principais marcos ocorridos no curso de Pedagogia da UFMT; investigar a formação oferecida pelo curso de Pedagogia da UFMT. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. As fontes para pesquisa foram: projetos políticos pedagógicos; documentos institucionais; legislação; regulamentos; decretos; jornais; iconografia; normativas; entre outros documentos acadêmicos. Essa documentação foi coletada em diferentes arquivos, tais como: Arquivo Público de Mato Grosso, Instituto Memória do Poder Legislativo, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, Núcleo de Arquivos das Escolas Extintas de Cuiabá, Arquivo da Reitoria da UFMT, Arquivo da Coordenação de Administração Escolar da UFMT, Centro de Memória Viva do Instituto de Educação da UFMT e demais arquivos institucionais. Ao final, considera-se que o Curso de Pedagogia desempenhou um papel crucial na capacitação de professores para o ensino fundamental e demais habilitações, bem como para as funções de supervisão e administração educacional. Esse processo de integração não apenas ampliou a oferta de cursos e vagas, mas também possibilitou uma maior articulação entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a formação de educadores e pesquisadores na região.
Resumo em lingua estrangeira: This research is part of the field of education and historical studies. The object of this study is the history of the Pedagogy course in Cuiabá, Mato Grosso, from the 1960s to the 1970s. The years 1960 to 1970 are the time frame, since the Pedagogy course was offered at the Science and Arts Institute of Cuiabá, beginning its academic year in the 1960s and ending in 1970, when the Federal University of Mato Grosso (UFMT) was created, integrating the Institute with other colleges in Cuiabá by Law No. 5,647, December 10 1970. The research question is: how did the Pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso - Cuiabá Campus - contribute to the training of education professionals during the 1960s and 1970s? Considering the aforementioned spatial and temporal delimitation, the specific objectives were: to analyze the historical and educational context that gave rise to the Pedagogy course at UFMT; to identify the main milestones that occurred in the Pedagogy course at UFMT; to investigate the training offered by the Pedagogy course at UFMT. The methodology used was bibliographical and documentary research. The sources for the research were: political pedagogical projects; institutional documents; legislation; regulations; decrees; newspapers; iconography; norms; among other academic documents. This documentation was collected from different archives, such as: the Mato Grosso Public Archives, the Legislative Instituto Memória, the State Education Department, the State Education Council, the Cuiabá Extinct Schools Archives Center, the UFMT Rectory Archives, the UFMT School Administration Coordination Archives, the UFMT's Education Institute Centro de Memória Viva, Center and other institutional archives. In the end, we believe that the Pedagogy course played a crucial role in training teachers for primary education and other qualifications, as well as for the functions of educational supervision and administration. This process of integration not only expanded the range of courses on offer, but also made it possible for teaching, research and extension to be more closely linked, strengthening the training of educators and researchers in the region.
Palavra-chave: Ensino superior em Mato Grosso
Pedagogia no campus Cuiabá
História da educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Higher education in Mato Grosso
Pedagogy on the Cuiabá campus
History of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CUNHA, Ana Karolina dos Santos e. O curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso - campus Cuiabá (anos 1960-70): uma análise histórica. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6692
Data defesa documento: 29-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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