Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6695
Tipo documento: Dissertação
Título: Ginástica geral como conteúdo da educação física na BNCC : relações com a linguagem corporal no processo educativo de estudantes do ensino fundamental I
Autor(es): Ferreira, Eder Martins
Orientador(a): Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva
Membro da Banca: Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva
Membro da Banca: Godoi, Marcos Roberto
Membro da Banca: Moreira, Raquel Stoilov Pereira
Resumo : A Ginástica Geral é uma modalidade abrangente que provém da Ginástica e que faz parte das Unidades Temáticas da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular. Essa manifestação da Cultura Corporal do Movimento, envolve em si uma série de elementos das danças, expressões folclóricas, malabares, acrobacias e atividades livres e criativas. Devido a essa gama de possibilidades, há uma grande relevância dessa modalidade para o ambiente escolar. Sendo assim, o objetivo deste estudo, que desenvolveu um plano de intervenção nas aulas de Educação Física, foi de identificar os efeitos do conteúdo de Ginástica Geral na aprendizagem, analisando e compreendendo tais efeitos no âmbito da linguagem corporal, da expressividade e construção de novos movimentos em estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, com a aplicação de procedimentos e pressupostos da pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Participaram da pesquisa 27 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Novo Horizonte, em Primavera do Leste-MT. A coleta de dados foi realizada em um período de dois meses, o correspondente a um bimestre letivo, sendo doze intervenções no total, na qual tivemos como instrumentos de pesquisa o diário de campo e o questionário de saída. A intenção foi de, com um roteiro de ações, demonstrar movimentações básicas numa escala variada de gestos, das modalidades dentro da Ginástica Geral aos estudantes e, desafiá-los a fazer o mesmo em um primeiro momento e depois de criarem alguma movimentação a partir do movimento dado, analisando assim a sua capacidade criativa e autônoma de expressão e linguagem corporal. Notamos por meio das informações coletadas, que a modalidade trouxe a cada aula evoluções e melhorias significativas nas habilidades expressivas das crianças, suas percepções e formas de sentir seus corpos e movimentos, facilitando o desenvolvimento da iniciativa, autonomia e entusiasmo para o aprendizado.
Resumo em lingua estrangeira: General Gymnastics is a comprehensive modality that comes from Gymnastics and is part of the Thematic Units of Physical Education in the National Common Curricular Base. This manifestation of the Body Culture of Movement involves a series of elements of dance, folk expressions, juggling, acrobatics and free and creative activities. Due to this range of possibilities, this modality is highly relevant to the school environment. Therefore, what justified the proposition of this study, which developed an intervention plan in Physical Education classes, was to identify the effects of General Gymnastics content on learning, analyzing and understanding such effects within the scope of body language, expressiveness and construction of new movements in students in the early years of elementary school. The methodology adopted was a qualitative approach, with the application of procedures and assumptions of pedagogical intervention research. 27 students from the 4th year of Elementary School at Escola Novo Horizonte, in Primavera do Leste-MT, participated in the research. Data collection was carried out over a period of two months, corresponding to one academic two-month period, with twelve interventions in total, in which we had as research instruments: the field diary and the exit questionnaire. The intention was to, with a script of actions, demonstrate basic movements, in a varied range of gestures, of the modalities within Gymnastics for All to the students and, challenge them to do the same at first and after creating some movement to based on the given movement, thus analyzing your creative and autonomous capacity for expression and body language. We noticed, through the information collected, that the modality brought significant evolutions and improvements in the children's expressive skills, perceptions and ways of feeling their bodies and movements to each class, facilitating the development of initiative, autonomy and enthusiasm for learning.
Palavra-chave: Ginástica geral
BNCC
Linguagem corporal
Palavra-chave em lingua estrangeira: General gymnastics
BNCC
Body language
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: FERREIRA, Eder Martins. Ginástica geral como conteúdo da educação física na BNCC: relações com a linguagem corporal no processo educativo de estudantes do ensino fundamental I. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6695
Data defesa documento: 27-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Eder Martins Ferreira.pdf4.71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.