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Tipo documento: Dissertação
Título: Ensino e vivência do handebol na educação física escolar : proposta baseada em jogos reduzidos
Autor(es): Rosa, Paulo Victor da
Orientador(a): Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva
Membro da Banca: Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva
Membro da Banca: Reverdito, Riller Silva
Membro da Banca: Moreira, Evando Carlos
Resumo : Este estudo desenvolveu uma unidade didática voltada para o ensino do Handebol, fundamentada na utilização de Jogos Reduzidos em aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental II. O objetivo foi construir uma proposta estruturada que oferecesse subsídios teóricos e práticos para professores de Educação Física, proporcionando um ensino mais significativo e engajador do Handebol, no Ensino Fundamental II. A proposta foi implementada com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de Outubro, em Campos de Júlio, Mato Grosso. A pesquisa é considerada do tipo intervenção pedagógica, utilizando uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados incluíram dois questionários: um questionário diagnóstico, utilizado para identificar as experiências e expectativas dos estudantes em relação à unidade temática de esportes, o que possibilitou o planejamento de uma unidade didática. Ao final desta unidade, foi aplicado um questionário final para avaliar o impacto na aprendizagem dos estudantes e obter suas opiniões sobre os conhecimentos adquiridos a respeito do handebol. Além disso, um diário de campo foi utilizado para registrar observações durante o processo. Os dados coletados foram organizados conforme proposto por Bogdan e Biklen (1994). Realizou-se uma discussão dos resultados a partir da construção da sequência didática com 20 aulas, divididas em 10 encontros de 2 horas. Observou-se que os estudantes se mostraram motivados a participar das aulas, indo além da simples execução de habilidades, e tiveram a oportunidade de explorar outros tipos de conhecimento, promovendo uma aprendizagem integral e colaborativa. Concluímos que a utilização dos jogos reduzidos no ensino de esportes mostrou-se uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem, favorecendo a tomada de decisões, incentivando a participação ativa dos alunos e aprimorando a compreensão da lógica interna do handebol. Essa abordagem pedagógica contribuiu para o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade dos estudantes, permitindo que assumissem um papel ativo em seu próprio processo de desenvolvimento.
Resumo em lingua estrangeira: This study developed a teaching unit focused on teaching Handball, based on the use of Small-Sized Games in Physical Education classes in Elementary School II. The objective was to build a structured proposal that would offer theoretical and practical support for Physical Education teachers, providing a more meaningful and engaging teaching of Handball in Elementary School II. The proposal was implemented with students in the 6th grade of Elementary School, from the Municipal Elementary School 15 de Outubro, in Campos de Júlio, Mato Grosso. The research is considered a pedagogical intervention type, using a qualitative approach. The data collection instruments included two questionnaires: a diagnostic questionnaire, used to identify the experiences and expectations of students in relation to the thematic unit of sports, which allowed the planning of a teaching unit. At the end of this unit, a final questionnaire was applied to evaluate the impact on student learning and to obtain their opinions on the knowledge acquired about handball. In addition, a field diary was used to record observations during the process. The data collected were organized as proposed by Bogdan and Biklen (1994). A discussion of the results was held based on the construction of the teaching sequence with 20 classes, divided into 10 meetings of 2 hours. It was observed that the students were motivated to participate in the classes, going beyond the simple execution of skills, and had the opportunity to explore other types of knowledge, promoting comprehensive and collaborative learning. We conclude that the use of small-sided games in teaching sports proved to be an effective strategy to promote learning, favoring decision making, encouraging active participation of students and improving the understanding of the internal logic of handball. This pedagogical approach contributed to the development of autonomy and responsibility of students, allowing them to assume an active role in their own development process.
Palavra-chave: Educação física
Unidade didática
Jogos reduzidos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physical education
Didactic unit
Small-sided games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: ROSA, Paulo Victor da. Ensino e vivência do handebol na educação física escolar: proposta baseada em jogos reduzidos. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6696
Data defesa documento: 26-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

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