Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6700
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | As atividades circenses na educação física escolar |
Autor(es): | Nunes, Elaine Catarina Geraldes |
Orientador(a): | Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero |
Membro da Banca: | Hack, Leni |
Membro da Banca: | Gomes, Luciane de Almeida |
Resumo : | As atividades circenses vêm se manifestando ao longo da história, se transformando e se adequando aos diferentes contextos e realidades sociais. Nas últimas duas décadas, percebemos exponencial crescimento no oferecimento dessa prática corporal como componente curricular, em especial nas aulas de Educação Física escolar e em outros espaços educativos. Esse fenômeno é perceptível tanto no cenário internacional (Coasne, 1992; Invernó, 2003; Fodella, 2000; ) como no Nacional (Bortoleto, Machado; 2003; Duprat, 2007; Barragan, 2016) e com tendência a ampliar mais. A pesquisa analisou as concepções dos alunos acerca da inserção das Atividades Circenses, nas aulas de Educação Física escolar, proporcionando a esses estudantes a experimentação de diferentes formas de linguagem corporal e social, tendo como foco a elaboração de atividades que pudessem ser escolhidas e praticadas por todos os alunos, promovendo o desenvolvimento do potencial desses estudantes em seus diferentes aspectos no processo de formação para além do físico e motor, ou seja, buscando a formação humana integral. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual Ana Maria das Graças Noronha, no município de Cáceres-MT, com os alunos do 3° ano do ensino Médio, turma composta por 25 (vinte e cinco) alunos. Desenvolvemos este estudo alicerçados em uma abordagem qualitativa, com pressupostos do referencial teórico da pesquisa-ação, a partir da utilização dos seguintes instrumentos para coleta de dados: Questionários inicial (diagnóstico) e final (após o desenvolvimento da unidade didática), caderno de campo, roteiro de observação sistemática, fotografias e vídeos. Concluímos que as atividades circenses são ricas e têm grande potencial enquanto expressão cultural e como conteúdo escolar. Com suas modalidades, de forma profícua, oportunizou a construção de novos conhecimentos, reconhecimento das possibilidades de movimentos para além das atividades tradicionalmente desenvolvidas nas aulas de Educação Física. |
Resumo em lingua estrangeira: | Circus activities have been manifested throughout history, transforming and adapting to different contexts and social realities. In the last two decades we have noticed exponential growth in the offer of this body practice as a curricular component, especially in school Physical Education classes and other educational spaces. This phenomenon is noticeable both in the international scene (Coasne, 1992; Invernó, 2003; Fodella, 2000; ) and in the national one (Bortoleto, Machado, 2003), with a tendency to expand further. The research analyzed the conceptions of students about the insertion of circus activities in the school physical education classes, providing these students with the experimentation of different forms of body and social language, focusing on the elaboration of activities that could be chosen and practiced by all students, promoting the development of the potential of these students in their different aspects in the training process beyond the physical and motor, that is, seeking integral human formation. The survey took place at Escola Estadual Ana Maria das Graças Noronha, in the municipality of Cáceres-MT, with students from the 3rd year of high school, a class composed of 25 (twenty five) students. We developed this study based on a qualitative approach with assumptions of the theoretical framework of action research using instruments for data collection: initial (diagnosis) and final questionnaires (after the development of the didactic unit), field notebook, systematic observation script, photographs and videos. We conclude that circus activities are rich and have great potential as cultural expression and as school content, with its modalities profitably opportunized the construction of new knowledge, recognition of the possibilities of movements beyond the activities traditionally developed in Education classes. |
Palavra-chave: | Educação física Cultura corporal Atividades circenses Escola |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physical education Body culture Circus activities School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF |
Referência: | NUNES, Elaine Catarina Geraldes. As atividades circenses na educação física escolar. 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6700 |
Data defesa documento: | 10-Dec-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2025_Elaine Catarina Geraldes Nunes.pdf | 20.27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.