Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6701
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Jogos de precisão nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Pereira, Evander Tupiniquim Reis |
Orientador(a): | Gomes, Cléo Ferreira |
Membro da Banca: | Gomes, Cléo Ferreira |
Membro da Banca: | Kawashima, Larissa Beraldo |
Membro da Banca: | Juliani, Moacir |
Resumo : | Esta pesquisa, refere-se sobre a implementação de uma intervenção pedagógica, com a proposição de uma unidade didática dos esportes de precisão, nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral do estudo foi de analisar essa implementação, como atender os objetivos específicos de investigar a participação dos estudantes, criar, aplicar e avaliar essa proposta, e ainda, elaborar um caderno pedagógico para atender o ensino desta categoria esportiva, como propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A justificativa é proveniente na busca da transformação do esporte da escolar, onde o professor deve procurar desenvolver, juntamente com os alunos, uma concepção de ressignificação dessa manifestação da cultura corporal de movimento. Desde suas ocorrências como brincadeira e jogo, ao, seu desenvolvimento que o tornará um fenômeno, procurando a condicionalidade, possibilidade e ajustamento ao processo pedagógico da realidade escolar, e, ter condições de tematizar uma diversidade de jogos com alvo que possuem uma base lúdica na localidade e região, as com ocorrência em outros países, como aqueles de seus povos originários, assim, conseguir um jogo possível, com possibilidades de acesso, que possam democratizar e efetivar os conhecimentos sobre essas práticas corporais. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Elazir Correa de Figueiredo, no município de Cuiabá-MT, em uma turma de segundo ano do ensino fundamental do período vespertino, com idades de sete anos completos ou incompletos, no período. A pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram dois questionários, um aplicado no início da pesquisa e outro no final, para identificar percepções dos alunos, além, dos dados de observações realizadas pelo professor pesquisador, no diário de campo, e ainda, a complementar esses dados, foram feitos registros de imagens. Entre os principais jogos tematizados foram a bocha, e malha, a petanca australiana, o shuffleboard, o cornhole, o tejo (colombiano e argentino), a bolita e a queimada (com introdução de um cone como alvo fixo). Com a implementação da unidade didática pode-se suscitar possibilidades de criação, adaptação, ou mesmo compra, ou seja, o uso de materiais necessários e a relação com uso de espaços. Os achados da pesquisa mostraram a adaptabilidade frente aos recursos disponíveis, os espaços disponíveis e as condições climáticas não favoráveis no período que ocorreu a investigação. As indicações da Pedagogia do esporte ao planejamento com a família dos jogos, mostrou ser uma opção para organizar os jogos, houve a melhora e funcionalidade nos procedimentos utilizados com os jogos em duplo sentido, aumento do nível de atenção, e ainda, melhores relações em relação à competitividade pela abordagem adotada. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research refers to the implementation of a pedagogical intervention, with the proposition of a didactic unit of precision sports, in the early years of elementary school. The general objective of the study was to analyze this implementation, how to meet the specific objectives of investigating student participation, creating, applying and evaluating this proposal, and also to prepare a pedagogical notebook to meet the teaching of this sports category, as proposed by the National Common Curricular Base (BNCC). The justification comes from the search for the transformation of the school's sport, where the teacher must seek to develop, together with the students, a conception of resignification of this manifestation of the body culture of movement. From its occurrences as play and game, to its development that will make it a phenomenon, seeking conditionality, possibility and adjustment to the pedagogical process of the school reality, and to be able to thematize a diversity of target games that have a playful basis in the locality and region, those with occurrence in other countries, such as those of its native peoples, Thus, to achieve a possible game, with possibilities of access, that can democratize and make effective knowledge about these bodily practices. The research was developed at the Municipal School of Basic Education (EMEB) Maria Elazir Correa de Figueiredo, in the municipality of Cuiabá MT, in a second-year class of elementary school in the afternoon, aged seven years old or incomplete, in the period. The research was based on a qualitative approach, of the research-intervention type. The instruments used for data collection were two questionnaires, one applied at the beginning of the research and the other at the end, to identify students' perceptions, in addition to the data from observations made by the research teacher, in the field diary, and also, to complement these data, image records were made. Among the main games themed were bocce, mesh, Australian pétanque, shuffleboard, cornhole, tejo (Colombian and Argentine), bolita and dodgeball (with the introduction of a cone as a fixed target). With the implementation of the didactic unit, it is possible to raise possibilities of creation, adaptation, or even purchase, that is, the use of necessary materials and the relationship with the use of spaces. The findings of the research showed adaptability in the face of available resources, available spaces and unfavorable climatic conditions during the period in which the investigation took place. The indications of the Pedagogy of Sport to the planning with the family of the games, proved to be an option to organize the games, there was an improvement and functionality in the procedures used with the games in two directions, an increase in the level of attention, and also, better relations in relation to competitiveness by the approach adopted. |
Palavra-chave: | Jogos de precisão Esportes Intervenção pedagógica Educação física |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Precision games Sports Pedagogical intervention Physical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF |
Referência: | PEREIRA, Evander Tupiniquim Reis. Jogos de precisão nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 247 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6701 |
Data defesa documento: | 22-Jan-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2025_Evander Tupiniquim Reis Pereira.pdf | 7.56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.