Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6702
Tipo documento: Dissertação
Título: Integrando recursos educacionais digitais nas aulas de educação física : possibilidades pedagógicas para atingir os objetivos de aprendizagem
Autor(es): Gonçalves, Evelin Ferreira
Orientador(a): Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Silveira, Juliano
Membro da Banca: Frossard, Matheus Lima
Resumo : A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investiga a integração dos recursos educacionais digitais nas aulas de Educação Física no contexto da era digital contemporânea, uma vez que as inovações tecnológicas remodelam a vida cotidiana e os processos educacionais. Reconhecendo que a mera adoção dessas tecnologias é insuficiente, a pesquisa enfatiza a necessidade de um enfoque didático- pedagógico que abarque tanto o conhecimento pedagógico quanto o técnico. O estudo foi motivado por questionamentos surgidos durante a disciplina D01 do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF, e visa explorar como recursos educacionais digitais podem ser integrados efetivamente nas aulas de Educação Física, especialmente para atender os nativos digitais. O objetivo geral da pesquisa é integrar os recursos educacionais digitais nas aulas de Educação Física, em uma turma dos anos finais do ensino fundamental, ampliando as estratégias de ensino e aprendizagem, com vistas à produção de conhecimento por parte dos alunos. Especificamente, a pesquisa propõe estratégias didáticas utilizando recursos digitais, experimenta possibilidades educativas para desenvolver a unidade temática de ginástica e analisa a relação entre o uso de recursos digitais e a produção de conhecimento dos estudantes. A pesquisa aborda em seu referencial teórico as transformações tecnológicas, as contribuições da mídia-educação para educação, os recursos educacionais digitais, mudanças da educação em virtude da covid-19 e a implementação de recursos educacionais digitais nas escolas: desafios e oportunidades. A metodologia adotada combina a abordagem qualitativa proposta por Minayo (2007) e a pesquisa-ação, fundamentada em Thiollent (2011), Gil (1999) e Severino (2007). A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de São José do Rio Claro, MT, com uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Os dados foram produzidos por meio de dois questionários (diagnóstico e de saída) e dos registros no diário de campo durante uma aplicação da sequência didática. Ao analisar os dados foi possível identificar previamente um aumento na participação dos estudantes nas aulas e um maior engajamento, protagonismo, motivação, criticidade e trabalho em equipe nas atividades propostas. Entendemos ainda que os estudantes precisam aprender a utilizar as tecnologias de maneira crítica, desenvolvendo uma cultura digital que promova não apenas o uso consciente, mas também habilidades de criação e cidadania digital.
Resumo em lingua estrangeira: The research developed in this dissertation investigates the integration of digital educational resources in Physical Education classes in the context of the contemporary digital era, since technological innovations reshape everyday life and educational processes. Recognizing that the mere technical adoption of these technologies is insufficient, the research emphasizes the need for a didactic- pedagogical approach that encompasses both pedagogical and technical knowledge. The study was motivated by questions that arose during the D01 discipline of the Professional Master's Degree in Physical Education in the National Network - ProEF, and aims to explore how digital educational resources can be effectively integrated into Physical Education classes, especially to serve digital natives. The general objective of the research is to integrate digital educational resources into Physical Education classes, in a class of the final years of elementary school, expanding teaching and learning strategies, with a view to the production of knowledge by students. Specifically, the research proposes didactic strategies using digital resources, experiments with educational possibilities to develop the thematic unit of gymnastics and analyzes the relationship between the use of digital resources and the production of knowledge by students. The theoretical framework of this research addresses technological transformations, the contributions of media education to education, digital educational resources, changes in education due to COVID-19, and the implementation of digital educational resources in schools: challenges and opportunities. The methodology adopted combines the qualitative approach proposed by Minayo (2007) and action research, based on Thiollent (2011), Gil (1999), and Severino (2007). The research was carried out in a state public school in São José do Rio Claro, MT, with a 9th grade class. The data were produced through two questionnaires (diagnostic and exit) and field diary entries during the application of the didactic sequence. By analyzing the data, it was possible to identify an increase in student participation in classes and greater engagement, protagonism, motivation, critical thinking, and teamwork in the proposed activities. We also understand that students need to learn to use technologies critically, developing a digital culture that promotes not only conscious use, but also creative skills and digital citizenship.
Palavra-chave: Educação
Educação física
Tecnologias
Recursos educacionais digitais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Physical education
Technologies
Digital educational resources
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: GONÇALVES, Evelin Ferreira. Integrando recursos educacionais digitais nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas para atingir os objetivos de aprendizagem. 2024. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6702
Data defesa documento: 6-Dez-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Evelin Ferreira Gonçalves.pdf5.13 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.