Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6710
Tipo documento: Dissertação
Título: Dialética grega : de Zenão a Aristóteles como um caminho para as práticas de investigação
Autor(es): Venceslau, Rodrigo Antonio Gino
Orientador(a): Theobaldo, Maria Cristina
Membro da Banca: Theobaldo, Maria Cristina
Membro da Banca: Lopes, Wendell Evangelista Soares
Membro da Banca: Wyllie, Guilherme
Resumo : Esta dissertação tem por escopo compreender, apresentar e tratar as principais concepções da dialética grega e sua natureza investigatória como caminho às práticas de investigação. Com Zenão de Eleia, discípulo de Parmênides, um dos mais famosos da escola eleáticas, escola que defendia questões de caráter lógico, metafísico, monista e contra a noção de movimento. Zenão se tornou famoso por pelo menos duas razões, a primeira por sua técnica argumentativa, a segunda por levar o argumento dos adversários ao paradoxo. Ao invés de negar a posição do adversário Zenão iniciava afirmando tal posição e, em seguida, ao explicitar a tese a levava ao absurdo para só então refutá-la. É justamente dentro dessa perspectiva que Zenão se tornou um dos primeiros filósofos a ter descoberto o élenchos, ou seja, o método de refutação como um dos modos mais seguros segundo Aristóteles para examinar uma tese. Nos escritos de Aristóteles a dialética é considerada um sucedâneo, uma auxiliar da ciência e da filosofia, um tipo de raciocínio, uma ferramenta na produção de argumentos, de obras, da autoprodução dos homens. Nosso interesse é mostrar a dialética grega como uma disciplina de exercício técnico com regras e teoria, que pratica a refutação como o modo mais seguro de pôr a prova um argumento e provar a sua aptidão. Nós nos concentramos no fato de ela ser uma serva da ciência, e como serva, ela não se ocupa da verdade. E, tendo em conta não poder chegar à verdade, essa arte se mostra satisfeita com o verossímil (eikos), ou seja, com aquilo que parece provável por ser compartilhado pela maioria (endoxas) ou pelos sábios. É aquela que procura permanecer nos limites entre a opinião (doxa) e a ciência (episteme). Em suma, mostraremos a dialética grega como referência a busca pela verdade, mostrando que a mesma problemática que vai dos eleatas ao hereclatianos, dos sofistas a Platão e que anda também sob os domínios de Aristóteles, busca defrontar a ameaça do devir, e proporcionar uma certa estabilidade. Ainda com Aristóteles veremos, ao final, que também é impossível se ter conhecimento no fluxo, é necessária uma certa estabilidade: um conhecimento só é verdadeiramente científico a este preço ou sob esta condição.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation aims to understand, present and address the main concepts of Greek dialectics and its investigative nature as a path to research practices. With Zeno of Eleia, disciple of Parmenides, one of the most famous of the Eleatic school, a school that defended questions of a logical, metaphysical, monistic nature and against the notion of movement. Zeno became famous for at least two reasons, the first for his argumentative technique, the second for leading his opponents' arguments to a paradox. Instead of denying his opponent's position, Zeno began by affirming this position and then, by explaining the thesis, he took it to the point of absurdity and only then refuted it. It is precisely within this perspective that Zeno became one of the first philosophers to have discovered élenchos, that is, the method of refutation as one of the safest ways according to Aristotle to examine a thesis. In Aristotle's writings, dialectics is considered a substitute, an auxiliary of science and philosophy, a type of reasoning, a tool in the production of arguments, works, and the self-production of men. Our interest is to show Greek dialectics as a discipline of technical exercise with rules and theory, which practices refutation as the safest way to test an argument and prove its aptitude. We focus on the fact that she is a servant of science, and as a servant, she does not concern herself with the truth. And, taking into account the inability to reach the truth, this art is satisfied with what is credible (eikos), that is, with what seems likely to be shared by the majority (endoxas) or by the wise. It is one that seeks to remain within the limits between opinion (doxa) and science (episteme). In short, we will show Greek dialectics as a reference to the search for truth, showing that the same problem that goes from the Eleatics to the Hereclatians, from the sophists to Plato and which also comes under the domain of Aristotle, seeks to confront the threat of becoming, and provide a certain stability. Still with Aristotle, we will see, in the end, that it is also impossible to have knowledge in flux, a certain stability is necessary: knowledge is only truly scientific at this price or under this condition.
Palavra-chave: Dialética
Ciência
Opinião
Refutação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Dialectic
Science
Opinion
Refutation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Referência: VENCESLAU, Rodrigo Antonio Gino. Dialética grega: de Zenão a Aristóteles como um caminho para as práticas de investigação. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6710
Data defesa documento: 29-Feb-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGFil – Dissertações de mestrado

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