Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Mateus Matos-
dc.date.accessioned2025-04-02T20:06:31Z-
dc.date.available2025-01-16-
dc.date.available2025-04-02T20:06:31Z-
dc.date.issued2025-01-16-
dc.identifier.citationBEZERRA, Mateus Matos. Os fundamentos conceituais da teoria do conhecimento na teoria estética de Theodor W. Adorno: primado do objeto, autenticidade e belo natural na arte. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6711-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the conceptual underpinnings of Adorno's "Aesthetic Theory" through the concepts of primacy of the object, authenticity, and natural beauty. This investigation will be carried out by analyzing commentators and Adorno's aesthetics, mainly works from his late period, which seek to find a connection between the moments that ground Theodor Adorno's philosophy. Adorno's aesthetic conception is materialist, consequently, art presents a truth content linked to the historical-social context in which artworks are embedded. The present research demonstrates how Adorno constructs his aesthetics to explain the artwork as an object of knowledge that expresses the truth. As we can see, the reality that Adorno presents is directly positioned so that society is expressed not only as a social affirmation but as a construct of knowledge that reveals what capitalist society seeks to conceal. Modern art stands as the true expression of the possible society and as a denunciation of the current society, through a sensitive and rational expression of society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-03-21T19:09:18Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Mateus Matos Bezerra.pdf: 1352511 bytes, checksum: f24f4dbf0b22b14eaca2a9cea09c5215 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-02T20:06:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Mateus Matos Bezerra.pdf: 1352511 bytes, checksum: f24f4dbf0b22b14eaca2a9cea09c5215 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-02T20:06:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Mateus Matos Bezerra.pdf: 1352511 bytes, checksum: f24f4dbf0b22b14eaca2a9cea09c5215 (MD5) Previous issue date: 2025-01-16en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs fundamentos conceituais da teoria do conhecimento na teoria estética de Theodor W. Adorno : primado do objeto, autenticidade e belo natural na artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdornopt_BR
dc.subject.keywordAutenticidadept_BR
dc.subject.keywordBelopt_BR
dc.subject.keywordEstéticapt_BR
dc.subject.keywordPrimado do objetopt_BR
dc.contributor.advisor1Spezzapria, Mario-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0477073552841337pt_BR
dc.contributor.referee1Spezzapria, Mario-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0477073552841337pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Sara Juliana Pozzer da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5313824538870791pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3550383000046126pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca investigar os momentos que fundamentam conceitualmente a “Teoria Estética” de Adorno, por meio dos conceitos de primado do objeto, autenticidade e belo natural. Essa investigação ocorrerá a partir da análise de comentadores e da estética adorniana, principalmente obras do período tardio, que buscam encontrar uma ligação entre os momentos que fundamentam a filosofia de Theodor Adorno. A concepção estética de Adorno é materialista, consequentemente a arte apresenta um teor de verdade ligado ao contexto histórico-social em que estão inseridas as obras de arte. A presente pesquisa investiga como a estética de Adorno compreende a obra de arte enquanto objeto de conhecimento que expressa a verdade. Como podemos ver a realidade que Adorno apresenta está diretamente colocada para que a sociedade seja expressa não apenas como afirmação social, mas como construto de um conhecimento que está demonstrando aquilo que a sociedade capitalista busca ocultar. A arte moderna está para a sociedade como a verdadeira expressão da sociedade possível e denúncia da sociedade vigente, por meio de uma expressão sensível e racional da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keyword2Adornopt_BR
dc.subject.keyword2Aestheticpt_BR
dc.subject.keyword2Authenticitypt_BR
dc.subject.keyword2Beautypt_BR
dc.subject.keyword2Primacy of objectpt_BR
dc.contributor.referee3Lourenço, Sonia Regina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3502019656914382pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGFil – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Mateus Matos Bezerra.pdf1.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.