Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6712
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pinto, Lauro Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T20:15:43Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22 | - |
dc.date.available | 2025-04-02T20:15:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Lauro Rosa. A filosofia brasileira e a sua visibilidade na educação básica. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6712 | - |
dc.description.abstract | This text aims to study the existence of Brazilian philosophy and its visibility in Basic Education, addressing three dimensions: historiographical, academic, and curricular. The historiographical dimension refers to interpretations of the existence and ideal conception of Brazilian philosophy from the perspective of seven authors. The academic dimension involves understanding the positions of teachers associated with the National Association of Graduate Studies in Philosophy (ANPOF), examining articles published on the subject, analyzing the existence, conception, and ideal philosophy teaching model. The curricular dimension concerns the practice of the adopted philosophy teaching model in institutions, analyzing the official curriculum and the teaching method conventionally used in academia. The objective is to identify factors that favor or limit the inclusion of Brazilian philosophical productions in official curricula, as well as the development of an educational product that guides basic education teachers to adopt a philosophical conception that treats philosophical plurality with isonomy, grounded in pluritopic hermeneutics, with the perspective of incorporating brazilian philosophy into the new high school curriculum. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-03-19T12:46:01Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Lauro Rosa Pinto.pdf: 3100697 bytes, checksum: adaf3dfcb466062d431b83b40bd24328 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-02T20:15:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Lauro Rosa Pinto.pdf: 3100697 bytes, checksum: adaf3dfcb466062d431b83b40bd24328 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-02T20:15:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Lauro Rosa Pinto.pdf: 3100697 bytes, checksum: adaf3dfcb466062d431b83b40bd24328 (MD5) Previous issue date: 2024-01-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A filosofia brasileira e a sua visibilidade na educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concepção filosófica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino filosófico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marques, Lúcio Álvaro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1088648968757632 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Lúcio Álvaro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1088648968757632 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Alécio Donizete da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4483690235510046 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1143633705984675 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este texto tem como proposta estudar a existência da filosofia brasileira e a sua visibilidade na Educação Básica, abordando três dimensões: a historiográfica, a acadêmica e a curricular. A dimensão historiográfica se refere às interpretações sobre a existência e a concepção ideal da filosofia brasileira na perspectiva de sete autores. A acadêmica consiste em conhecer as posições dos professores associados à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), examinando os artigos publicados sobre o assunto, analisando a existência, a concepção e o modelo de ensino de filosofia ideal. A curricular diz respeito à prática do modelo de ensino de filosofia adotado nas instituições, analisando o currículo oficial e o método de ensino convencionado na academia. O objetivo é identificar os fatores que favorecem ou limitam a inserção das produções filosóficas brasileiras nos currículos oficiais, bem como a elaboração de um produto educacional que oriente os professores da educação básica a adotarem uma concepção filosófica que trate a pluralidade filosófica com isonomia, fundamentada na hermenêutica pluritópica, com a perspectiva da incorporação da filosofia brasileira no currículo do novo ensino médio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Brazilian philosophy | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Philosophical conception | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Philosophical teaching | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Sampaio, Evaldo Silva Pereira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1003201485208002 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Lauro Rosa Pinto.pdf | 3.03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.