Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Lauro Rosa-
dc.date.accessioned2025-04-02T20:15:43Z-
dc.date.available2024-02-22-
dc.date.available2025-04-02T20:15:43Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.citationPINTO, Lauro Rosa. A filosofia brasileira e a sua visibilidade na educação básica. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6712-
dc.description.abstractThis text aims to study the existence of Brazilian philosophy and its visibility in Basic Education, addressing three dimensions: historiographical, academic, and curricular. The historiographical dimension refers to interpretations of the existence and ideal conception of Brazilian philosophy from the perspective of seven authors. The academic dimension involves understanding the positions of teachers associated with the National Association of Graduate Studies in Philosophy (ANPOF), examining articles published on the subject, analyzing the existence, conception, and ideal philosophy teaching model. The curricular dimension concerns the practice of the adopted philosophy teaching model in institutions, analyzing the official curriculum and the teaching method conventionally used in academia. The objective is to identify factors that favor or limit the inclusion of Brazilian philosophical productions in official curricula, as well as the development of an educational product that guides basic education teachers to adopt a philosophical conception that treats philosophical plurality with isonomy, grounded in pluritopic hermeneutics, with the perspective of incorporating brazilian philosophy into the new high school curriculum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-03-19T12:46:01Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Lauro Rosa Pinto.pdf: 3100697 bytes, checksum: adaf3dfcb466062d431b83b40bd24328 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-02T20:15:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Lauro Rosa Pinto.pdf: 3100697 bytes, checksum: adaf3dfcb466062d431b83b40bd24328 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-02T20:15:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Lauro Rosa Pinto.pdf: 3100697 bytes, checksum: adaf3dfcb466062d431b83b40bd24328 (MD5) Previous issue date: 2024-01-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA filosofia brasileira e a sua visibilidade na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFilosofia brasileirapt_BR
dc.subject.keywordConcepção filosóficapt_BR
dc.subject.keywordEnsino filosóficopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Lúcio Álvaro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1088648968757632pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Lúcio Álvaro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1088648968757632pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alécio Donizete da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483690235510046pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1143633705984675pt_BR
dc.description.resumoEste texto tem como proposta estudar a existência da filosofia brasileira e a sua visibilidade na Educação Básica, abordando três dimensões: a historiográfica, a acadêmica e a curricular. A dimensão historiográfica se refere às interpretações sobre a existência e a concepção ideal da filosofia brasileira na perspectiva de sete autores. A acadêmica consiste em conhecer as posições dos professores associados à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), examinando os artigos publicados sobre o assunto, analisando a existência, a concepção e o modelo de ensino de filosofia ideal. A curricular diz respeito à prática do modelo de ensino de filosofia adotado nas instituições, analisando o currículo oficial e o método de ensino convencionado na academia. O objetivo é identificar os fatores que favorecem ou limitam a inserção das produções filosóficas brasileiras nos currículos oficiais, bem como a elaboração de um produto educacional que oriente os professores da educação básica a adotarem uma concepção filosófica que trate a pluralidade filosófica com isonomia, fundamentada na hermenêutica pluritópica, com a perspectiva da incorporação da filosofia brasileira no currículo do novo ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keyword2Brazilian philosophypt_BR
dc.subject.keyword2Philosophical conceptionpt_BR
dc.subject.keyword2Philosophical teachingpt_BR
dc.contributor.referee3Sampaio, Evaldo Silva Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003201485208002pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Lauro Rosa Pinto.pdf3.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.