Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6713
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Marcos Antonio Dimas | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T21:40:09Z | - |
dc.date.available | 2024-07-16 | - |
dc.date.available | 2025-04-02T21:40:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-10 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Marcos Antonio Dimas. Olimpíadas de filosofia: por um ensino significativo. 2024. [125] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6713 | - |
dc.description.abstract | This work aims to develop didactics for the event known as the Philosophy Olympiad for education in the state of Mato Grosso, based on empirical experiences in the classroom of state and private schools in the city of Sorriso-MT. To this end, we begin by defining the conception of Philosophy that we adopt, then we outline a brief history of the Philosophy Olympiads in the world, in South America and in Brazil, focusing on the one that served as inspiration for this work, which is the Rio de Janeiro Philosophy Olympiad, which uses the conception of Philosophy of Uruguayan professor Mauricio Langón, who develops the model of a non-competitive philosophical Olympiad. We demonstrate how we developed Langón's philosophy in the classroom and, finally, we propose a possible model for developing the phases of the Philosophy Olympiad in Mato Grosso. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-03-19T13:54:52Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Marcos Antonio Dimas Machado.pdf: 2263509 bytes, checksum: 438b3dcfbe5700539f62e360ea7d8933 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-02T21:40:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Marcos Antonio Dimas Machado.pdf: 2263509 bytes, checksum: 438b3dcfbe5700539f62e360ea7d8933 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-02T21:40:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Marcos Antonio Dimas Machado.pdf: 2263509 bytes, checksum: 438b3dcfbe5700539f62e360ea7d8933 (MD5) Previous issue date: 2024-04-10 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Olimpíadas de filosofia : por um ensino significativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Olimpíada de filosofia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosófico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rigor filosófico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Maurício Langon | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Jesus, Rodrigo Marcos de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3723301504388195 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jesus, Rodrigo Marcos de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3723301504388195 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Alécio Donizete da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4483690235510046 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7162321137742976 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa desenvolver a didática para o evento conhecido como Olimpíada de Filosofia para a educação do estado do Mato Grosso, a partir das experiêcias empíricas em sala de aula das escolas estaduais e particulares da cidade de SorrisoMT. Para tanto, inicia-se por definir qual é a concepção de Filosofia que adotamos. Em seguida, traçamos um breve histórico das olimpíadas de Filosofia no Mundo, nas América do Sul e no Brasil, com foco na que serviu de inspiração para esse trabalho, que é a Olimpíada de Filosofia do Rio de Janeiro, que faz uso da concepção de Filosofia do professor uruguaio Maurício Langón, que desenvolve o modelo de olimpíada filosófica não competitiva. Demonstramos como desenvolvemos o filosófico de Langón em sala de aula e, por fim, propomos um possível modelo para ser desenvolvida as fases da Olimpíada de Filosofia no Mato Grosso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Philosophy | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Philosophy olympiad | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Philosophical teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Philosophical rigor | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mauricio Langon | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ferraz, Lara Sayão Lobato de Andrade | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0845624452920348 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Marcos Antonio Dimas Machado.pdf | 2.21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.