Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6717
Tipo documento: Tese
Título: Explorando a climatologia : uma experiência de iniciação científica com alunos do ensino médio
Autor(es): Padilha, Rinaldo Marques
Orientador(a): Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Membro da Banca: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Membro da Banca: Gaio, Denilton Carlos
Membro da Banca: Rinaldi, Carlos
Membro da Banca: Andrade, Vanessa Carvalho de
Membro da Banca: Oliveira Neto, Frederico Ayres de
Resumo : Reflexões sobre a iniciação científica na educação básica têm sido amplamente difundidas no meio acadêmico, favorecendo a ampliação do conceito de alfabetização científica e contribuindo para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem no país. Embora exista uma grande quantidade de projetos de iniciação científica júnior no Brasil, a maioria das escolas de educação básica não teve oportunidades para desenvolver tais projetos de pesquisa com seus alunos, o que pode ser observado também no município de Colíder. Em relação à climatologia, sobretudo o clima urbano, não há estudos relacionados ao tema, evidenciando uma lacuna a ser preenchida. Esse trabalho apresenta um projeto de iniciação científica na educação básica, que pode servir como alternativa para escolas que não foram contempladas com financiamento pelos órgãos de fomento do poder público. Foi desenvolvida uma pesquisa envolvendo alunos do Ensino Médio, que produziram instrumentos meteorológicos com materiais alternativos de baixo custo, para serem utilizados como recursos de aprendizagem. A pesquisa se fundamenta na abordagem investigativa de natureza qualitativa, baseada em fontes de evidência e formas de coleta diversificadas. Os equipamentos utilizados, em sua maioria, são materiais que os alunos têm em sua própria casa, como garrafa PET, pote de vidro, balão de aniversário, canudinho, álcool, etc. Esses instrumentos promoveram uma melhor percepção pelos alunos dos conceitos de clima e tempo meteorológico e dos modos de obtenção dos dados para a caracterização do clima de um local específico. Os alunos também produziram estações meteorológicas automáticas com Arduino e sensores de baixo custo, para monitorar as variáveis climáticas no município de Colíder. Acompanharam o monitoramento e diagnóstico de ilhas de calor por meio de transectos móveis na área urbana do município. Como resultado das atividades de iniciação científica, participaram de feira científica estadual, com a produção de estação meteorológica, além de produção e publicação do resumo da pesquisa nos Anais do evento. Monitoraram e analisaram os dados de temperatura do ar e a pluviosidade na escola no período de 12 meses. Os resultados da pesquisa indicam que houve ganhos de conhecimentos significativos, de acordo com a Teoria de Aprendizagem Significativa por parte dos alunos, que compreenderam os conceitos basilares de climatologia, desenvolveram habilidades na produção de instrumentos de coletas de dados meteorológicos, na análise dos fenômenos atmosféricos e na produção e publicação de artigo em revista científica, inserindo-se na iniciação científica como jovens pesquisadores.
Resumo em lingua estrangeira: Reflections on scientific initiation in basic education have been widely disseminated in the academic field, promoting the expansion of the concept of scientific literacy and contributing to the improvement of teaching and learning processes in the country. Although there are numerous junior scientific initiation projects in Brazil, most basic education schools have not had opportunities to develop such research projects with their students, which can also be observed in the municipality of Colíder. In relation to climatology, especially urban climate, there are no studies on the subject, highlighting a gap to be filled. This work presents a scientific initiation project in basic education, which can serve as an alternative for schools that were not funded by public funding agencies. A research project was developed involving high school students, who produced meteorological instruments using low-cost alternative materials to be used as learning resources. The research is based on an investigative approach of a qualitative nature, relying on diverse evidence sources and methods of data collection. Most of the equipment used are materials that students already have at home, such as PET bottles, glass jars, balloons, straws, alcohol, etc. These instruments promoted a better understanding by students of the concepts of climate and weather, as well as methods for collecting data to characterize the climate of a specific location. The students also built automatic weather stations using Arduino and low-cost sensors to monitor climate variables in the municipality of Colíder. They monitored and diagnosed urban heat islands through mobile transects in the urban area of the municipality. As a result of the scientific initiation activities, they participated in a state scientific fair, producing a weather station, as well as producing and publishing a research abstract in the event's Proceedings. They monitored and analyzed air temperature and rainfall data at the school over a period of 12 months. The research results indicate that there were significant knowledge gains, according to the Theory of Meaningful Learning, with students understanding fundamental climatology concepts, developing skills in producing data collection instruments for meteorological data, analyzing atmospheric phenomena, and producing and publishing articles in scientific journals, engaging in scientific initiation as young researchers.
Palavra-chave: Climatologia
Educação científica ambiental
Iniciação científica junior
Ensino-aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Climatology
Environmental scientific education
Junior scientific initiation
Teaching-Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental
Referência: PADILHA, Rinaldo Marques. Explorando a climatologia: uma experiência de iniciação científica com alunos do ensino médio. 2024. 247 f. Tese (Doutorado em Física Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6717
Data defesa documento: 2-Dec-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGFA - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2024_Rinaldo Marques Padilha.pdf14.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.