Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Elisa Pereira de-
dc.date.accessioned2025-04-03T17:27:53Z-
dc.date.available2024-01-30-
dc.date.available2025-04-03T17:27:53Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Elisa Pereira de. Ensino de filosofia como oficina de produção de textos filosóficos - tema: felicidade. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6718-
dc.description.abstractThe research aimed to develop a workshop to produce philosophical texts based on the theme “Happiness”, in a 2nd year High School class. The choice of this proposal considered the fact that students at this educational stage, for the most part, do not have the habit of reading and, consequently, there is a lag in text production, especially philosophical texts. This scenario occurs, among other factors, because these texts require specific skills for their understanding and interpretation. Therefore, due to the complexity of philosophical writing, students need to read and reread; Furthermore, it is necessary to make a bridge with the time of production, as philosophical thoughts match the period of experience of their author, thus, reflection and criticism need to be contextualized according to time and then be questioned and argued. Besides of these, in order to provide greater stimulation for the necessary reflection, the use of methodological practices in Philosophy Teaching that proposed overcoming students' difficulties in reading and writing experienced during Philosophy classes in High School was privileged. Under the bias of a bibliographical review of the work of Epicurus of Samos - Letter on Happiness (to Meneceus), it was possible to propose relevant relationships, as well as the theme of happiness and its contribution to the teaching of philosophy in contemporary times. From this perspective, using the Letter on Happiness (to Meneceus) as the base text of the “Philosophical Text Workshop” proposal, we intended to analyze how the letter could stimulate in students not only an interest in Philosophy, but also whether it could help to resolve difficulties, encouraging the production of philosophical texts. This work used a qualitative bibliographic study to develop teaching strategies that are relevant to teaching practice and student development in High School Philosophy classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-03-19T13:09:21Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Elisa Pereira de Figueiredo.pdf: 3663915 bytes, checksum: db8c9577e17c8f866e1a0b91146eba8e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-03T17:27:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Elisa Pereira de Figueiredo.pdf: 3663915 bytes, checksum: db8c9577e17c8f866e1a0b91146eba8e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-03T17:27:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Elisa Pereira de Figueiredo.pdf: 3663915 bytes, checksum: db8c9577e17c8f866e1a0b91146eba8e (MD5) Previous issue date: 2023-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de filosofia como oficina de produção de textos filosóficos - tema : felicidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCarta a Meneceupt_BR
dc.subject.keywordEnsino de filosofiapt_BR
dc.subject.keywordEpicuropt_BR
dc.subject.keywordFelicidadept_BR
dc.subject.keywordTextos filosóficospt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Rodrigo Marcos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3723301504388195pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Rodrigo Marcos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3723301504388195pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alécio Donizete da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483690235510046pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4572225498102153pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa objetivou desenvolver uma oficina de produção de textos filosóficos a partir do tema “Felicidade”, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio. A escolha dessa proposta levou em consideração o fato de que o estudante dessa fase educacional, em sua maioria, não tem o hábito de leitura e, consequentemente, há uma defasagem na produção de texto, principalmente, de textos filosóficos. Esse cenário ocorre, entre outros fatores, porque esses textos requerem habilidades específicas para sua compreensão e interpretação. Portanto, devido à complexidade da escrita filosófica, os estudantes precisam ler e reler; além disso, é necessário fazer uma ponte com a época de produção, pois os pensamentos filosóficos condizem com o período de vivência de seu autor, assim, a reflexão e a criticidade precisam ser contextualizadas de acordo com o tempo para, então, serem questionadas e argumentadas. Dessa forma, para que houvesse maior estímulo à reflexão necessária, foi privilegiado o uso de práticas metodológicas do Ensino da Filosofia que propusessem a superação das dificuldades dos estudantes em relação à leitura e escrita vivenciadas durante as aulas de filosofia no Ensino Médio. Sob o viés de uma revisão bibliográfica da obra de Epicuro de Samos - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), mostrouse possível a proposição de relações pertinentes, bem como o tema da felicidade e sua contribuição para o ensino de filosofia na contemporaneidade. Nessa perspectiva, utilizando a Carta sobre a felicidade (a Meneceu) como texto-base da proposta de “Oficina de Texto Filosófico”, pretendeu-se analisar como a carta pôde estimular nos estudantes não somente o interesse pela filosofia, como também se ela pôde ajudar a sanar dificuldades, incentivando a produção de textos filosóficos. Este trabalho utilizou-se de estudo bibliográfico de cunho qualitativo para elaboração de estratégias de ensino que sejam relevantes para a prática docente e desenvolvimento dos discentes nas aulas de filosofia do Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keyword2Letter to Meneceuspt_BR
dc.subject.keyword2Philosophy teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Epicuruspt_BR
dc.subject.keyword2Happinesspt_BR
dc.subject.keyword2Philosophical textspt_BR
dc.contributor.referee3Schnorr, Giselle Moura-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7136004914851928pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Elisa Pereira de Figueiredo.pdf3.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.