Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Filho, Raimundo Cardoso da-
dc.date.accessioned2025-04-03T17:54:44Z-
dc.date.available2025-01-25-
dc.date.available2025-04-03T17:54:44Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Raimundo Cardoso da. O ensino de filosofia na escola do campo: os desafios em construir uma didática ativa em salas de aulas multisseriadas. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6719-
dc.description.abstractThis dissertation aims to explore the Active Methodologies for Philosophy Teaching, particularly, in multi-grade rural schools’ classrooms. In this research, we analyzed documents which guide the educational process of rural schools, as well as its curriculum and the identity of the students and teachers who work and live in a rural area. With this in mind, we discuss briefly the social, cultural and geographical context of the Buriti District, in which the community is located. Then, we had to expand the documental investigation in order to understand the context of the LDB (Law of Directives and Bases of National Education), BNCC (National Common Curricular Guideline) and DRC-MT (Curricular Reference Document of the state of Mato Grosso), i.e., making an analysis in order to better understand the role of Philosophy Teaching within the New High School policy, and what would be the best training itinerary for teaching Philosophy courses. In this analysis, we intended to approach the curricular components: Life Project; Deepening Track and Elective. Clearly, we approached the great classics of past and contemporary authors during methodological questions, toanalyze the best methodological strategy for Rural High Schools. In addition, we proposed a Didactic Unit to be taught to studentsin multi-grade classrooms, in which the main product is presenting movies in the classroom, that is, the presence of cinema as a pedagogical intervention.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-03-19T14:59:50Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Raimundo Cardoso da Silva Filho.pdf: 1493862 bytes, checksum: d4f74c6f64a2f6ffec0bfad61b6edfc9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-03T17:54:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Raimundo Cardoso da Silva Filho.pdf: 1493862 bytes, checksum: d4f74c6f64a2f6ffec0bfad61b6edfc9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-03T17:54:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Raimundo Cardoso da Silva Filho.pdf: 1493862 bytes, checksum: d4f74c6f64a2f6ffec0bfad61b6edfc9 (MD5) Previous issue date: 2024-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de filosofia na escola do campo : os desafios em construir uma didática ativa em salas de aulas multisseriadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFilosofia brasileirapt_BR
dc.subject.keywordDidática ativapt_BR
dc.subject.keywordMetodologias ativaspt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alécio Donizete da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483690235510046pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alécio Donizete da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483690235510046pt_BR
dc.contributor.referee2Marcondes, Ofélia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3976550232672957pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404677201526771pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo investigar as Metodologias Ativas para o Ensino de Filosofia, em específico, escola do Campo com salas Multisseriadas. Nesta pesquisa, foram analisados documentos que norteiam o processo educativo das escolas do Campo, assim como seu Currículo e Identidade dos estudantes e professores que atuam e moram na zona rural. Ainda com esta perspectiva, argumentamos de maneira sintética o contexto social, cultural e geográfico do Distrito do Buriti, na qual a comunidade está localizada. Em seguida, tivemos que ampliar a investigação documental para entender no contexto da LDB, BNCC e DRC-MT, ou seja, fazer uma análise para compreender melhor o posicionamento do Ensino de Filosofia dentro do Novo Ensino Médio, e qual será o melhor Itinerário Formativo para atuação da disciplina Filosofia. Nesta análise, tínhamos como objeto de abordagem o componente curricular: Projeto de Vida; Trilha de Aprofundamento e Eletiva. Evidentemente, abordamos grandes clássicos do passado e teóricos contemporâneos nas questões metodológicas, tudo isso, na tentativa de analisar a melhor estratégia metodológica para o Ensino Médio da escola do Campo. Além de tudo isso, propomos uma Unidade Didática para ser trabalhada com os estudantes das salas de aulas Multisseriadas, no qual, o produto principal é a exibição de filmes em sala de aula, ou seja, a presença do cinema como intervenção pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keyword2Philosophypt_BR
dc.subject.keyword2Active teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Methodologypt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Learningpt_BR
dc.contributor.referee3Ferraz, Lara Sayão Lobato de Andrade-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0845624452920348pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Raimundo Cardoso da Silva Filho.pdf1.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.