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http://ri.ufmt.br/handle/1/6728
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ciclomobilidade como alternativa para uma cidade mais democrática : uma proposta para Várzea Grande (MT) |
Autor(es): | Gama, João Victor Cordeiro |
Orientador(a): | Arruda, Zuleika Alves de |
Membro da Banca: | Arruda, Zuleika Alves de |
Membro da Banca: | Marandola Junior, Eduardo José |
Membro da Banca: | Cantóia, Silvia Fernanda |
Resumo : | Pensar a mobilidade urbana em Várzea Grande é refletir sobre a sua historicidade a partir da produção do espaço urbano, uma vez que, historicamente, a mobilidade está no cerne da evolução das cidades. A configuração urbana atual de Várzea Grande está vinculada a existência de uma rede viária central que, desde o início da ocupação territorial, desempenhou um papel importante para a mobilidade de pessoas, fluxo de mercadorias e (re)produção ampliada do capital no território mato-grossense. A existência desse fixo geográfico, a situação geográfica e a chegada da modernidade (luz, construção de pontes, transformação da estrada boiadeira por vias modernas, construção do aeroporto, etc) contribuíram para que as interações espaciais se intensificassem ao longo do tempo, com impacto no processo de urbanização. A década de 1970 constituiu um marco importante para a intensificação das interações espaciais, tanto na escala regional quanto intra-urbana, como reflexos no processo de urbanização e na problemática da mobilidade urbana. Foi a partir desse período que a cidade “Portal da Amazônia” recebeu um elevado fluxo migratório e de investimentos financeiros destinados à implementação do parque industrial e remodelação dos eixos viários para atender a mobilidade do capital no espaço e, consequentemente, promover a (i)mobilidade urbana das pessoas que passam a morar em uma cidade cada vez mais dispersa e fragmentada. Infere-se que a (i)mobilidade urbana está relacionada a um modelo de cidade que prioriza a automobilidade, que além de prejudicial ao meio ambiente, contribui para acirrar as desigualdades socioespaciais e reduzir os espaços de sociabilidade na cidade. Neste sentido, o presente trabalho busca repensar para Várzea Grande um modelo de mobilidade urbana que seja sustentável, inclusiva, segura e democrática. A ciclomobilidade é apontada como a alternativa modal viável, uma vez que, além de ser sustentável, poderá contribuir para atenuar as desigualdades socioespaciais, melhorar a qualidade de vida e garantir o acesso democrático à cidade de Várzea Grande. |
Resumo em lingua estrangeira: | To think about urban mobility in Várzea Grande is to reflect on its history from the production of urban space, since mobility is historically at the heart of the evolution of cities. The current urban configuration of Várzea Grande is linked to the existence of a central road network that, since the beginning of territorial occupation, has played an important role in the mobility of people, flow of goods, and expanded reproduction of capital in the Mato Grosso territory. The existence of this geographical fixture, the geographical situation, and the arrival of modernity (light, bridge construction, transformation of the cattle trail into modern roads, construction of the airport, etc.) contributed to the intensification of spatial interactions over time, impacting the urbanization process. The 1970s marked an important milestone for the intensification of spatial interactions both on a regional and intra-urban scale, with reflections on the urbanization process and the issue of urban mobility. It was from this period that the city “Gateway to the Amazon” received a high migratory flow and financial investments aimed at implementing the industrial park and remodeling the road axes to meet the mobility of capital in space and, consequently, promoting the (im)mobility of people who come to live in an increasingly dispersed and fragmented city. It is inferred that (im)mobility is related to a city model that prioritizes automobility, which, in addition to being harmful to the environment, contributes to exacerbating socio-spatial inequalities and reducing spaces for sociability in the city. In this sense, this work seeks to rethink for Várzea Grande a model of urban mobility that is sustainable, inclusive, safe, and democratic. Cycle mobility is pointed out as a viable modal alternative due to the fact that, in addition to being sustainable, it can contribute to mitigating socio-spatial inequalities, improving quality of life, and ensuring democratic access to the city of Várzea Grande. |
Palavra-chave: | Mobilidade urbana Ciclomobilidade Direito à cidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Urban mobility Cycle mobility Right to the city |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Referência: | GAMA, João Victor Cordeiro. Ciclomobilidade como alternativa para uma cidade mais democrática: uma proposta para Várzea Grande (MT). 2024. 186 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6728 |
Data defesa documento: | 30-Jul-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado |
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