Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBortolanza, Oberdan José-
dc.date.accessioned2025-04-03T20:08:13Z-
dc.date.available2024-09-13-
dc.date.available2025-04-03T20:08:13Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.citationBORTOLANZA, Oberdan José. Aproximações entre geografias emocionais e a poesia de Manoel de Barros: diferentes leituras/vivências no ensino da geografia. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6730-
dc.description.abstractThe research aims to discuss Emotional Geographies within the school context, based on the relationship between Geography and Literature and the works of the poet from Mato Grosso, Manoel de Barros (1916-2014). Emotional Geographies understand emotions as a source for constructing geographical knowledge, and the classroom and Geography teaching are promising paths to explore this theme. The use of literary works can elucidate the emotional experiences of students from their everyday places. In the works of Manoel de Barros, the Pantanal is a significant poetic space, which can be used as a resource to suggest teaching practicesthat integrate these fields of knowledge, proposing other perceptions about this biome. Our objective is to present a theoretical and conceptual proposition to explore how to awaken students' emotions towards spaces, places, and environments through literature, understanding their connections not only with the poetic space but also with the real space in which they live. Thus, we seek to contribute both to academic studies and to practical teaching approaches.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-02-25T13:21:47Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Oberdan José Bortolanza.pdf: 943806 bytes, checksum: 3c996c6a3d8037de913a404f30d4df96 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-03T20:08:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Oberdan José Bortolanza.pdf: 943806 bytes, checksum: 3c996c6a3d8037de913a404f30d4df96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-03T20:08:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Oberdan José Bortolanza.pdf: 943806 bytes, checksum: 3c996c6a3d8037de913a404f30d4df96 (MD5) Previous issue date: 2024-06-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAproximações entre geografias emocionais e a poesia de Manoel de Barros : diferentes leituras/vivências no ensino da geografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGeografias emocionaispt_BR
dc.subject.keywordLiteraturapt_BR
dc.subject.keywordManoel de Barrospt_BR
dc.subject.keywordPantanalpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcia Alves Soares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0113020238772305pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcia Alves Soares da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0113020238772305pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Tiago Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0930288703472337pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3317897996534415pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa se propõe a discutir sobre as Geografias Emocionais no contexto escolar, a partir da relação entre Geografia e Literatura e a obra do poeta mato-grossense Manoel de Barros (1916- 2014). As Geografias Emocionais entendem as emoções como fonte de construção de conhecimento geográfico e a sala de aula e o ensino da Geografia são caminhos promissores para pensar o tema, sendo que o uso de obras literárias pode elucidar a experiência emocional de estudantes, a partir de seus lugares cotidianos. Na obra de Manoel de Barros, o Pantanal é um relevante espaço poético, podendo ser usada como um recurso para sugerir práticas de ensino que integrem essas áreas do conhecimento, propondo outras percepções sobre esse bioma. Nosso objetivo é fazer uma proposição teórica e conceitual para pensar como despertar as emoções dos alunos aos espaços, lugares e ambientes pela via da Literatura, compreendendo suas conexões não só com o espaço poético, mas também com o espaço real em que vivem. Dessa forma, buscamos contribuir tanto para os estudos acadêmicos quanto para as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Geografia em conjunto com a Literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.subject.keyword2Emotional geographiespt_BR
dc.subject.keyword2Literaturept_BR
dc.subject.keyword2Manoel de Barrospt_BR
dc.subject.keyword2Pantanalpt_BR
dc.contributor.referee3Dalla Nora, Giseli Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962327129528553pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Oberdan José Bortolanza.pdf921.69 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.