Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrado, Talita Maria Ormond Oliveira-
dc.date.accessioned2025-04-09T17:42:46Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2025-04-09T17:42:46Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationPRADO, Talita Maria Ormond Oliveira. Meme como estratégia político-eleitoral: o caso do paletó (abandonado) do prefeito reeleito por Cuiabá Emanuel Pinheiro. 2023. 215 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6754-
dc.description.abstractThis research focuses on the intersection of communication politics and digital culture, exploring the role of political memes in the political-electoral communication of the then candidate for re-election Emanuel Pinheiro as mayor of Cuiabá in 2020. In a year of challenge due to the COVID pandemic -19, political-electoral communication has undergone important transformations (BACHINI et al, 2023; AZEVEDO JUNIOR et al., 2020,). Memes have emerged as powerful communication tools (SHIFMAN, 2014; MILNER, 2013), capable of synthesizing complex messages into concise and practical formats, interacting with on-line populism (MAZZOLENI; BRACCIALE, 2019; ENGESSER et al., 2017, BOS et al., 2011). This study analyzes the influence of these tools on the construction of Emanuel Pinheiro's public image on Facebook (DURIGON, 2022; EMPOLI, 2019), especially after controversies involving his political figure such as the so-called “Paletó Scandal”. The methodology involved manual collection of 314 letters framed as political memes (CHAGAS, 2018) published on the candidate's official page during the two rounds of the campaign, from September 27th to November 28th, 2020. Quantitative and qualitative investigations revealed the dynamics of these memes and the adaptation of campaign communication strategies at different stages of the electoral process, reflecting how the rhetoric and formats of political memes were adjusted in response to the political environment and public reception. Among the findings is the memetic repercussion of the candidate's strategic participation in the 2nd debate on TV Vila Real, days before voting in the first round.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2025-02-13T18:21:49Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Talita Maria Ormond Oliveira Prado.pdf: 5788601 bytes, checksum: 258f1bea2ba8b77d1a620aca80e62c1c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-09T17:42:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Talita Maria Ormond Oliveira Prado.pdf: 5788601 bytes, checksum: 258f1bea2ba8b77d1a620aca80e62c1c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-09T17:42:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Talita Maria Ormond Oliveira Prado.pdf: 5788601 bytes, checksum: 258f1bea2ba8b77d1a620aca80e62c1c (MD5) Previous issue date: 2023-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMeme como estratégia político-eleitoral : o caso do paletó (abandonado) do prefeito reeleito por Cuiabá Emanuel Pinheiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMemes políticospt_BR
dc.subject.keywordEscândalopt_BR
dc.subject.keywordCuiabápt_BR
dc.subject.keywordEleiçõespt_BR
dc.subject.keywordComunicação digitalpt_BR
dc.contributor.advisor1Guazina, Liziane Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6331316797695305pt_BR
dc.contributor.referee1Guazina, Liziane Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6331316797695305pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Bruno Bernardo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7417510546389019pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6359394894590781pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa concentra-se na interseção da comunicação política e da cultura digital, explorando o papel dos memes políticos na comunicação político-eleitoral do então candidato à reeleição Emanuel Pinheiro como prefeito de Cuiabá em 2020. Em um ano desafiador devido à pandemia COVID-19, a comunicação política-eleitoral sofreu importantes transformações (BACHINI et al, 2023; AZEVEDO JUNIOR et al., 2020,). Os memes emergiram como ferramentas poderosas de comunicação (SHIFMAN, 2014; MILNER, 2013), capazes de sintetizar mensagens complexas em formatos concisos e compartilháveis, interagindo com o populismo on-line (MAZZOLENI; BRACCIALE, 2019; ENGESSER et al., 2017, BOS et al, 2011). Esse estudo analisa a influência dessas ferramentas na construção da imagem pública de Emanuel Pinheiro no Facebook (DURIGON, 2022; EMPOLI, 2019), especialmente após controvérsias envolvendo sua figura política como o chamado “Escândalo do Paletó”. A metodologia envolveu coleta manual de 314 postagens enquadradas como memes políticos (CHAGAS, 2018) publicadas na página oficial do candidato durante os dois turnos da campanha, de 27 de setembro a 28 de novembro de 2020. As análises quantitativa e qualitativa revelaram a dinâmica desses memes e a adaptação das estratégias de comunicação da campanha em diferentes estágios do processo eleitoral, refletindo como as retóricas e formatos dos memes políticos foram ajustados em resposta ao ambiente político e à recepção do público. Entre os achados está a repercussão memética da participação estratégica do candidato no 2º debate da TV Vila Real, dias antes da votação em primeiro turno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Political memespt_BR
dc.subject.keyword2Scandalpt_BR
dc.subject.keyword2Cuiabápt_BR
dc.subject.keyword2Electionspt_BR
dc.subject.keyword2Digital communicationpt_BR
dc.contributor.referee3Machado, Fabíola Orlando Calazans-
dc.contributor.referee3Lattes.pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - PPGCOM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Talita Maria Ormond Oliveira Prado.pdf5.65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.