Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6764
Tipo documento: Tese
Título: Sobre educação e democracia : representações, identidades e ideologia
Autor(es): Silva, Arivan Salustiano da
Orientador(a): Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Membro da Banca: Souza, Veralucia Guimarães de
Membro da Banca: Gallardo, Barbara Cristina
Membro da Banca: Beltrão, Márcio Evaristo
Resumo : O bolsonarismo no Brasil é expressão da ascensão da extrema direita mundial, fruto dos tempos que vivemos, em que a pós-verdade (Dunker et. al., 2017; D’Ancona, 2018; Keyes, 2018) abre caminho para a emergência de líderes populistas, com projetos autocráticos, que se valem de medos, ressentimentos e ódios arraigados para agregar apoio popular, tendo as mídias digitais como vetor principal de suas ideias, mirando a democracia como inimiga de seus projetos de transformação da sociedade. Neste processo, em nosso país, Bolsonaro e seus correligionários, tendo internalizado o sistema de crenças Olavo de Carvalho, veem-se engajados numa guerra cultural (Rocha, 2021; 2023), entendendo que a área cultural e a educação do país estariam tomadas por uma ideologia que chamam de “comunista”, doutrinando crianças e jovens, o que seria extremamente danoso para o futuro do país, que só teria sucesso pela via ultraconservadora. Diante disso, analiso o discurso de Bolsonaro, enquanto presidente, e de um de seus Ministros da Educação – Milton Ribeiro – em seu empreendimento de tornar a educação nacional um aparelho ideológico de Estado (Althusser, 1996), a serviço da difusão da ideologia da extrema direita. Também o discurso de professores de uma escola pública estadual, localizada em Cuiabá-MT, é objeto de escrutínio nesta investigação. Para o exercício analítico, valho-me dos pressupostos teóricometodológicos da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1995a, 1995b, 2001, 2003; Chouliaraki; Fairclough, 1999; Resende; Ramalho, 2006; Vieira; Resende, 2016), sob categorias dos significados representacional e identificacional do discurso, com o auxílio das teorizações de Thompson (2011) acerca dos modos de operação da ideologia, a fim de compreender, dentro dos eventos, os mecanismos que atuam para manter estruturas sociais de dominação e, até mesmo, torná-las mais opressoras. A perspectiva funcional da linguagem (Halliday, 1994; Fuzer; Cabral, 2014), bem como a filosofia emancipatória do Realismo Crítico (Bhaskar, 1998; Barros, 2015), ajudam a oferecer os alicerces teóricos desse trabalho. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo (Bauer; Gaskell, 2015; Denzin; Lincoln, 2003), com o uso de técnicas de pesquisa documental e etnográfica, de acordo com o objeto de estudo, de caráter social. As análises apontam para uma intencionalidade por parte de Bolsonaro e seu Ministro da Educação, Milton Ribeiro, no sentido de promover mudanças radicais na educação nacional, colocando-a a serviço de seus interesses de poder. Embora tais intenções encontrassem ressonância em atores sociais ligados ao bolsonarismo, o projeto enfrenta resistências, graças à ordem do discurso (Fairclough, 2003) predominantemente democrática nas instituições de ensino, o que também fica expresso no discurso dos docentes participantes deste estudo. Entretanto, minha conclusão é a de que, a despeito de Bolsonaro ser inelegível até 2030, o bolsonarismo continua forte e atuante, o que exige que trabalhemos na direção de fortalecer os valores democráticos na escola e fora dela, com vistas à manutenção de direitos e avanços civilizatórios, que continuarão sendo atacados por atores sociais engajados em projetos de poder autocráticos e autoritários.
Resumo em lingua estrangeira: Bolsonarism in Brazil is an expression of the rise of far-right wing in politics worldwide, a result of the times in which post-truth (Dunker et. al., 2017; D'Ancona, 2018; Keyes, 2018) paves the way for emergence of populist leaders, with autocratic projects, who use deeprooted fears, resentments and hatred to aggregate popular support, with digital media as the main vector of their ideas, targeting democracy as the enemy of their projects for transforming society. In this process, in our country, Bolsonaro and his supporters, having internalized Olavo de Carvalho belief system, find themselves engaged in a cultural war (Rocha, 2021; 2023), understanding that the country's cultural area and education would be taken over by an ideology they call “communist”, indoctrinating children and young people, what would be extremely damaging to the future of the country, which would only be successful through the ultra-conservative route. This way, I analyze Bolsonaro’s speech, while he was the Brazilian president, as well as the discourse of one of his Ministers of Education – Milton Ribeiro – in their endeavor to make national education an Ideological State Apparatus (ISA) (Althusser, 1996), in order to spread far-right ideology. State public school teachers, who work and live in Cuiabá-MT-Brazil, have also had their discourse analyzed in this investigation. For the analytical exercise, I use the theoretical-methodological assumptions of Critical Discourse Analysis (Fairclough, 1995, 1995b, 2001, 2003; Chouliaraki; Fairclough, 1999; Resende; Ramalho, 2006; Vieira; Resende, 2016), under categories of the representational and identificational meanings of the discourse, with the help of Thompson's (2011) theorizations about the modes of operation of ideology, in order to understand, within the events, the mechanisms that act to maintain social structures of domination and, even, make them more oppressive. The functional perspective of language (Halliday, 1994; Fuzer; Cabral, 2014), as well as the emancipatory philosophy of Critical Realism (Bhaskar, 1998; Barros, 2015), help to offer the theoretical foundations of this work. This is a qualitative research (Bauer; Gaskell, 2015; Denzin; Lincoln, 2003), using documentary and ethnographic research techniques, according to the social nature of my object of study. The analyzes results point to an intention on the part of Bolsonaro and his Minister of Education, Milton Ribeiro, to promote radical changes in national education, placing it at the service of their power interests. Although such intentions found resonance among social actors linked to bolsonarism, the project encounters resistance, thanks to the predominant democratic order of discourse (Fairclough, 2003) in educational institutions, which is also expressed in the discourse of the teachers participating in this study. However, my conclusion is that, despite Bolsonaro being ineligible until 2030, bolsonarism remains strong and active, which requires us to work towards strengthening democratic values at school and outside, with a view to maintaining rights and civilizational advances, which will continue to be attacked by social actors engaged in autocratic and authoritarian power projects.
Palavra-chave: Educação
Democracia
Análise crítica do discurso
Ideologia
Bolsonarismo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Democracy
Critical discourse analysis
Ideology
Bolsonarism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: SILVA, Arivan Salustiano da. Sobre educação e democracia: representações, identidades e ideologia. 2024. 347 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6764
Data defesa documento: 28-Feb-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2024_Arivan Salustiano da Silva.pdf2.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.