Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6770
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | As aulas de língua portuguesa e as variações linguísticas no processo de ensino em uma escola pública de Cocalinho - MT |
Autor(es): | Arruda, Samar Fernanda Marilack da Silva |
Orientador(a): | Moraes, Antonio Henrique Coutelo de |
Membro da Banca: | Moraes, Antonio Henrique Coutelo de |
Membro da Banca: | Beltrão, Marcio Evaristo |
Membro da Banca: | Fonte, Renata Fonseca Lima da |
Resumo : | As aulas de língua portuguesa ainda são lembradas por terem como foco o método tradicional baseado na Gramática Normativa, nos erros e acertos no uso da língua, método que, por muitas vezes, contribui para a baixa autoestima do aluno, para o fracasso e até mesmo para a evasão escolar, pois desmotiva os estudantes a conhecerem melhor sua própria língua e compromete seu desenvolvimento no ambiente escolar. O presente trabalho apresenta uma educação linguística baseada nos preceitos da Sociolinguística Variacionista e Educacional, que trabalham a língua sob seu caráter heterogêneo, variável conforme os fatores sociais em que está inserida, pois a língua e a sociedade estão imbricadas. Assim, o objetivo geral desta dissertação foi investigar como os professores de Língua Portuguesa de uma escola pública estadual do município de Cocalinho – MT têm atuado frente às variedades linguísticas apresentadas pelos alunos em sala de aula. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados por intermédio de um grupo focal, cujos participantes foram os professores de língua portuguesa da escola lócus da pesquisa. Como base teórica, este estudo apoiou-se em eixos teóricos que dizem respeito às concepções de variação linguística através dos autores: Bagno (1999, 2002, 2003, 2006, 2015), Labov (2008), Bortoni-Ricardo (2004, 2021), Possenti (1996), dentre outros. Os resultados evidenciaram que apesar de haver, por parte dos professores, o reconhecimento de que a variação linguística do aluno reflete sua cultura, sua identidade e que deve ser considerada no processo de ensino da língua materna, o tema ainda é pouco trabalhado nas aulas de língua portuguesa. Os professores demonstraram interesse e preocupação em, a partir dos estudos propostos pelo presente trabalho, dar mais relevância ao fenômeno da variação linguística em suas aulas, apresentar um olhar baseado nos preceitos da Sociolinguística Educacional diante das situações até então consideradas como "erro" dentro da língua e manter o foco no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e produção de texto dos alunos. |
Resumo em lingua estrangeira: | Portuguese language classes are still remembered for focusing on the traditional method based on Normative Grammar, on mistakes and successes in the use of the language, a method that often contributes to low self-esteem, failure and even school dropout, as it discourages students from learning more about their own language and compromises their development in the school environment. This paper presents a linguistic education based on the precepts of Variational and Educational Sociolinguistics, which work with the language under its heterogeneous character, variable according to the social factors in which it is inserted, since language and society are intertwined. Thus, the general objective of this dissertation was to investigate how Portuguese language teachers from a state public school in the city of Cocalinho - MT have acted in the face of the linguistic varieties presented by students in the classroom. As a methodology, a qualitative approach was used, in which data were collected through a focus group, whose participants were the Portuguese language teachers from the school where the research was conducted. As a theoretical basis, this study was supported by theoretical axes that concern the conceptions of linguistic variation through the authors: Bagno (1999, 2002, 2003, 2006, 2015), Labov (2008), Bortoni-Ricardo (2004, 2021), Possenti (1996), among others. The results showed that although there is, on the part of teachers, recognition that the student's linguistic variation reflects their culture, their identity and that it should be considered in the process of teaching the mother tongue, the topic is still little addressed in Portuguese language classes. The teachers demonstrated interest and concern in, based on the studies proposed by this work, giving more relevance to the phenomenon of linguistic variation in their classes, presenting a view based on the precepts of Educational Sociolinguistics in the face of situations previously considered as "errors" within the language and maintaining the focus on the development of students' reading, writing and text production skills. |
Palavra-chave: | Língua portuguesa Variação linguística Professor |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Portuguese language Linguistic variation Teacher |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | ARRUDA, Samar Fernanda Marilack da Silva. As aulas de língua portuguesa e as variações linguísticas no processo de ensino em uma escola pública de Cocalinho - MT. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6770 |
Data defesa documento: | 9-Dec-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Samar Fernanda Marilack da Silva Arruda.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.