Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6771
Tipo documento: Dissertação
Título: Ensino de física na perspectiva dos três momentos pedagógicos : uma abordagem problematizadora
Autor(es): Ancken, Osinéia dos Santos Won
Orientador(a): Feistel, Roseli Adriana Blümke
Membro da Banca: Feistel, Roseli Adriana Blümke
Membro da Banca: Azevedo, Hernani Luiz
Membro da Banca: Pinheiro, Jean Reinildes
Membro da Banca: Ramos, Maria Rosangela Silveira
Resumo : Curricular para Mato Grosso (DRC-MT). A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e, com relação aos objetivos, a pesquisa é exploratória, descritiva e explicativa e, no que tange aos procedimentos, classifica-se como pesquisa-ação e bibliográfica. Para o estudo e análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). No que se refere a metodologia de ensino, foram usados os Três Momentos Pedagógicos (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento). Nesse contexto, foi elaborado e aplicado um Produto Educacional como Material de Apoio Pedagógico, denominado “Física e o trânsito: uma abordagem problematizadora”, sob forma de Sequência Didática e Cartilha do Aluno, a fim de relacionar o ensino de Física com a temática “Trânsito” e possibilitar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e próximo ao contexto do aluno. Após análise dos resultados obtidos por meio da aplicação do Material de Apoio Pedagógico, considera se que a educação dialógico-problematizadora, envolvendo a dinâmica de ensino dos Três Momentos Pedagógicos, apresentou contribuições significativas no processo de ensino e aprendizagem de Física em razão da temática “Trânsito”. Considerando a pesquisa realizada, destaca-se que o ensino de Ciências da Natureza problematizador permitiu ao aluno uma visão de mundo, de modo crítico, na busca de compreender e melhorar o contexto onde vivem.
Resumo em lingua estrangeira: Increasingly, there is a search for Natural Sciences teaching aimed at problematizing situations regarding the student’s context. From this perspective, it is important to demystify, for example, the idealization that the discipline of Physics only requires the application of formulas, leading to it being compared, many times, with Mathematics. Given this, the objective of this research was to present the contributions of the Three Pedagogical Moments, from the perspective of dialogic-problematizing education, in the study of the theme “Traffic” for the Physics teaching and learning process. The research problem that we sought to answer during the investigation was: “What are the contributions of the Three Pedagogical Moments, from the perspective of dialogicproblematizing education, in the study of the theme “Traffic” for the Physics teaching and learning process?” The theoretical foundation was based on references that discuss the Three Pedagogical Moments, dialogicalproblematizing education in the Teaching of Natural Sciences, as well as official documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curricular Reference Document for Mato Grosso (DRC-MT). The research methodology has a qualitative approach, of an applied nature and, in relation to the objectives, the research is exploratory, descriptive and explanatory and, regarding the procedures, it is classified as action and bibliographical research. Discursive Textual Analysis (DTA) was used to study and analyze the data. Regarding teaching methodology, the Three Pedagogical Moments were used (Initial Problematization, Organization of Knowledge and Application of Knowledge). In this context, an Educational Product was developed and applied as Pedagogical Support Material, called “Physics and traffic: a problematizing approach”, in the form of a Didactic Sequence and Student Booklet, in order to relate the teaching of Physics with the theme “Traffic” and enable the teaching and learning process to be more dynamic and close to the student’s context. After analyzing the results obtained through the application of the Pedagogical Support Material, it is considered that dialogic-problematizing education, involving the teaching dynamics of the Three Pedagogical Moments, made significant contributions to the process of teaching and learning Physics due to the theme “Traffic”. Considering the research carried out, it is highlighted that the problematizing teaching of Natural Sciences allowed the student a critical view of the world, in the search to understand and improve the context in which they live.
Palavra-chave: Documentos oficiais
Educação dialógico-problematizadora
Ensino de física
Trânsito
Três momentos pedagógicos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Official documents
Dialogical-problematizing education
Teaching physics
Traffic
Three pedagogical moments
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: ANCKEN, Osinéia dos Santos Won. Ensino de física na perspectiva dos três momentos pedagógicos: uma abordagem problematizadora. 2023. 246 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6771
Data defesa documento: 11-Dec-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Osinéia dos Santos Won Ancken.pdf9.16 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.