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http://ri.ufmt.br/handle/1/6772
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Construção de conhecimento químico mediado pela experimentação : uma proposta para o ensino fundamental II |
Autor(es): | Silva, Vanderlaine Dias Caldas da |
Orientador(a): | Feistel, Roseli Adriana Blümke |
Membro da Banca: | Feistel, Roseli Adriana Blümke |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Rosinke, Patrícia |
Resumo : | A presente pesquisa envolve discussões acerca do processo de ensino e aprendizagem do ensino de Ciências Naturais com foco em objetos de conhecimento da Química. Considera-se que objetos de conhecimento relacionados a fenômenos, teorias e linguagens são complexos devido à natureza histórica dos modelos de Matéria e Energia e ao Paradigma Atômico-Molecular. Ao longo do Ensino Fundamental, à medida que, os estudantes vão avançando as etapas de ensino, os objetos de conhecimento propostos vão se tornando mais complexos, aumentando o nível de abstração, dificultando a compreensão das temáticas abordadas. O objetivo desta pesquisa foi investigar, sob uma perspectiva fenomenológica, a contribuição do uso de atividades didáticas experimentais para o processo de aprendizagem, na leitura de fenômenos, teorias e linguagens em relação aos conceitos de Química abordados no Ensino Fundamental II. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e, com relação aos objetivos, a pesquisa é descritiva sob a perspectiva da fenomenologia, que tem como objetivo descrever e interpretar o fenômeno na percepção de quem o vivenciou. Durante o desenvolvimento, foi proposto três Blocos de atividades didáticas experimentais, utilizando como metodologia de ensino a Sequência de Ensino Investigativa (SEI), nas quais os estudantes responderam aos questionamentos que foram utilizados para analisar o fenômeno em discussão. O trabalho foi realizado com 30 estudantes regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Professora Zeni Vieira, localizada em Sinop, Mato Grosso. Sob a perspectiva fenomenológica é importante enfatizar que os estudantes mobilizaram a estrutura cognitiva, possibilitando um conflito que desencadeou uma busca pela aprendizagem evidenciada pelo interesse demonstrado ao longo do desenvolvimento das atividades experimentais. Além disso, a metodologia utilizada rompeu com os padrões tradicionais de ensino, que priorizam o acúmulo de informações em detrimento ao estudo e análise de fenômenos relevantes para a formação dos estudantes como agentes de transformação. Também, destaca-se a relação entre as situações reais, a linguagem simbólica e as teorias, o que favoreceu o pensamento científico, bem como proporcionou um cenário de provocações e o despertar para o pensamento ao nível abstrato necessário para a compreensão dos objetos de estudo da Química. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research involves discussions about the teaching and learning process of teaching Natural Sciences with a focus on objects of knowledge in Chemistry. It is considered that objects of knowledge related to phenomena, theories and languages are complex due to the historical nature of the Matter and Energy models and the AtomicMolecular Paradigm. Throughout Elementary School, as students advance through the teaching stages, the proposed objects of knowledge become more complex, increasing the level of abstraction, making it difficult to understand the topics covered. The objective of this research was to investigate, from a phenomenological perspective, the contribution of using experimental didactic activities to the learning process, in reading phenomena, theories and languages in relation to Chemistry concepts covered in Elementary School II. The research methodology has a qualitative approach, of an applied nature and, in relation to the objectives, the research is descriptive from the perspective of phenomenology, which aims to describe and interpret the phenomenon in the perception of those who experienced it. During development, three Blocks of experimental teaching activities were proposed, using the Investigative Teaching Sequence (SEI) as a teaching methodology, in which students responded to questions that were used to analyze the phenomenon under discussion. The work was carried out with 30 students regularly enrolled in the 9th year of Elementary School II at Escola Estadual Professora Zeni Vieira, located in Sinop, Mato Grosso. From a phenomenological perspective, it is important to emphasize that the students mobilized their cognitive structure, enabling a conflict that triggered a search for learning, evidenced by the interest shown throughout the development of experimental activities. Furthermore, the methodology used broke with traditional teaching standards, which prioritize the accumulation of information to the detriment of the study and analysis of phenomena relevant to the training of students as agents of transformation. Also, the relationship between real situations, symbolic language and theories stands out, which favored scientific thinking, as well as providing a provocative scenario and awakening to thinking at the abstract level necessary for understanding the objects of study of Chemistry. |
Palavra-chave: | Conceitos químicos Ensino de ciências Experimentação Fenomenologia Sequência de ensino investigativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Chemical concepts Science teaching Experimentation Phenomenology Investigative teaching sequence |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM |
Referência: | SILVA, Vanderlaine Dias Caldas da Silva. Construção de conhecimento químico mediado pela experimentação: uma proposta para o ensino fundamental II. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6772 |
Data defesa documento: | 8-Mar-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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