Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6773
Tipo documento: Dissertação
Título: A matemática financeira na educação de jovens e adultos
Autor(es): Veras, Helena Bertoleti
Orientador(a): Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Paula, Jacqueline Borges de
Membro da Banca: Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Barbosa, Edson Pereira
Resumo : A presente pesquisa teve como objeto de análise a Matemática Financeira (MF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nossa questão central de investigação é saber: Quais as contribuições da aprendizagem da Matemática Financeira e seus registros para o planejamento financeiro individual e familiar de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para atingirmos o objetivo geral trabalhamos com os seguintes objetivos específicos de diagnosticar os conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre MF, verificar a importância que os alunos atribuem à aprendizagem da MF, identificar o uso que os alunos fazem dos conceitos da MF, verificar como os alunos elaboram seus registros de aprendizagem nas planilhas apresentadas, verificar o uso da aprendizagem da MF na elaboração do Guia de Planejamento e administração financeira individual e familiar (GPAFIF) e identificar se os estudantes atribuem a aprendizagem da MF trouxe contribuições no dia a dia. As escolhas metodológicas seguiram os princípios da abordagem qualitativa de análise interpretativa dos dados, tendo o foco no indivíduo e sua interação com o ambiente sociocultural. A pesquisa ocorreu em três etapas, a primeira foi composta por pesquisas bibliográficas e documental, a segunda se deu pela prática docente em sala de aula, na qual estruturamos gradativamente nosso Produto Educacional, entrelaçando reflexões sobre decisões financeiras cotidianas com conceitos matemáticos fundamentais, tais como sistema decimal posicional, regra de três, cálculo de porcentagem, juros simples e compostos, visando ajudar os alunos a superar as dificuldades que surgiam, e proporcionar uma compreensão sobre como aplicar esses conhecimentos nas tomadas de decisões em seu cotidiano, e a terceira etapa compreendeu a finalização com a análise dos dados coletados. A pesquisa ocorreu em uma Escola Estadual do município de Sinop/MT durante 20 horas/aulas em maio de 2023, e os participantes foram 12 alunos de uma turma da EJA do segundo segmento do Ensino Fundamental. A produção de dados se deu por aplicação de pré-teste, acompanhamento dos registros dos alunos durante as atividades, caderno de campo do pesquisador e questionários. Para a prática de ensino utilizamos a metodologia dialógica defendida por Paulo Freire, pois segundo ele, ela consiste em promover o encontro dos sujeitos com o conhecimento, tendo como princípio a valorização do conhecimento do aluno e a troca de informação entre professores e alunos. Por fim, acreditamos que nosso objetivo de mostrar aos alunos a aplicabilidade da MF em suas vidas, foi alcançado, visto que, observamos avanços na reorganização de conhecimentos matemáticos básicos e na construção de novos conhecimentos, bem como, através das várias discussões e análises, também percebemos um desenvolvimento no pensamento crítico dos envolvidos, dando sentido ao que se aprende na escola e cumprindo assim, sua função social, que é estimular o senso crítico e desenvolver a autonomia intelectual dos alunos. Ao final da pesquisa chegamos à conclusão de que a maioria dos estudantes passou a perceber a relevância da MF nas tomadas de decisões, bem como demonstraram interesse em conhecer mais e utilizar os conhecimentos matemáticos em suas decisões cotidianas.
Resumo em lingua estrangeira: The object of analysis of this research was Financial Mathematics (MF) in Youth and Adult Education (EJA). Our central research question is to know: What are the contributions of learning Financial Mathematics and its records to individual and family financial planning of Youth and Adult Education students. To achieve the general objective, we work with the following specific objectives of diagnosing the prior knowledge that students have about MF, verifying the importance that students attribute to learning MF, identifying the use that students make of MF concepts, verifying how students prepare their learning records in the spreadsheets presented, check the use of MF learning in the preparation of the Individual and Family Financial Planning and Administration Guide (GPAFIF) and identify whether students attribute the MF learning to contributions in their daily lives. The methodological choices followed the principles of the qualitative approach to interpretative data analysis, focusing on the individual and their interaction with the sociocultural environment. The research took place in three stages, the first was composed of bibliographical and documentary research, the second was through teaching practice in the classroom, in which we gradually structured our Educational Product, interweaving reflections on everyday financial decisions with fundamental mathematical concepts, such as positional decimal system, rule of three, percentage calculation, simple and compound interest, aiming to help students overcome the difficulties that arise, and provide an understanding of how to apply this knowledge in decision-making in their daily lives, and the third stage comprised finishing with the analysis of the collected data. The research took place in a State School in the city of Sinop/MT for 20 class hours in May 2023, and the participants were 12 students from an EJA class in the second segment of Elementary School. Data was produced by applying a pre-test, monitoring student records during activities, the researcher's field notebook and questionnaires. For teaching practice, we use the dialogic methodology advocated by Paulo Freire, because according to him, it consists of promoting the encounter between subjects and knowledge, with the principle of valuing student knowledge and exchanging information between teachers and students. Finally, we believe that our objective of showing students the applicability of MF in their lives was achieved, as we observed advances in the reorganization of basic mathematical knowledge and the construction of new knowledge, as well as, through various discussions and analyses, We also noticed a development in the critical thinking of those involved, giving meaning to what is learned at school and thus fulfilling its social function, which is to stimulate critical thinking and develop students' intellectual autonomy. At the end of the research, we came to the conclusion that the majority of students began to realize the relevance of MF in decision-making, as well as showing an interest in knowing more and using mathematical knowledge in their daily decisions.
Palavra-chave: Educação matemática
Educação financeira
Matemática financeira
Educação de jovens e adultos
Planejamento financeiro
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics education
Financial education
Financial math
Youth and adult education
Financial planning
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: VERAS, Helena Bertoleti. A matemática financeira na educação de jovens e adultos. 2023. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6773
Data defesa documento: 15-Dec-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

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