Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6776
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O ensino-aprendizagem-avaliação de concentração de soluções químicas através da resolução de problemas |
Autor(es): | Michalszeszen, Lucineia |
Orientador(a): | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Coorientador: | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Membro da Banca: | Maceno, Nicole Glock |
Membro da Banca: | Barbosa, Edson Pereira |
Resumo : | Esta pesquisa tem como objetivo investigar o potencial e as contribuições da adaptação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEAAMARP) para promover uma abordagem de ensino que permita aos estudantes um papel ativo na construção de conhecimentos sobre os conceitos do tema Concentração de Soluções Químicas. Os objetivos específicos incluem a adaptação do MEAAMARP para MEAAQuARP, criar e implementar um ambiente de aprendizagem colaborativo, ativo e construtivista, por meio de problemas experimentais geradores e a construção do MAPEQ - Material de Apoio Pedagógico para o Ensino de Química. A metodologia Resolução de Problemas é uma abordagem estruturada que envolve os estudantes na construção de conhecimentos e competências, o que proporciona um ambiente propício para ser utilizado pelos professores em sala de aula ou laboratório. Quanto à metodologia adaptada, os estudantes interagiram em pequenos grupos para resolver problemas de forma colaborativa, ativa, inclusiva e eficiente, o que demonstrou senso de responsabilidade diante dos desafios cotidianos. Com as discussões em plenária, os estudantes foram estimulados a compreender os conceitos, dialogando com contextos do dia a dia. Os conteúdos trabalhados na metodologia de resolução de problemas experimentais geradores de conteúdo desenvolvidos no laboratório da escola, atuaram como facilitadores da aprendizagem dos conceitos do tema, além de promover impactos positivos na conscientização social, ambiental e sustentável dos estudantes envolvidos. Nesse processo, a avaliação teve um papel fundamental ao possibilitar a observação da aula e oferecer direcionamento ao professor para potencializar suas ações para o sucesso da aprendizagem, além de permitir intervenções no momento da detecção de falhas e/ou dificuldades no processo de aprendizagem. Através do desenvolvimento, validação e adaptação dos problemas experimentais geradores, foi possível construir um Produto Educacional, o MAPEQ, intitulado como Explorando o Conhecimento através da Resolução de Problemas e Experimentação. Esse material oferecerá aos professores orientações sobre a utilização da MEAAQuARP e o caderno do estudante, com atividades contextualizadas, vídeos motivadores e sensibilizadores, além de trazer gravuras e links de informações. Desse modo, esperamos que o material seja útil tanto para os estudantes quanto para os professores, pois as atividades contextualizadas, abordadas por meio de experimentos práticos, trouxeram envolvimento e motivação para as aulas de Química. Essas estratégias de ensino que promovem a motivação e o engajamento podem favorecer à aquisição e retenção de conhecimentos químicos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims to investigate the potential and contributions of adaptation the TeachingLearning-Assessment Methodology for Mathematics through Problem Solving (MEAAMARP) to promote a teaching approach that allows students to take an active role in building knowledge about the concepts of the subject Concentration of Chemical Solutions. The specific objectives include the adaptation of MEAAMARP to MEAAQuARP, the creation of a collaborative, active and constructivist learning environment, through experimental problem generators and the construction of MAPEQ - Pedagogical Support Material for the Teaching of Chemistry. The Problem Solving methodology is a structured approach that involves students in building knowledge and skills, which provides a suitable environment for teachers to use in the classroom or laboratory. As for the adapted methodology, the students interacted in small groups to solve problems in a collaborative, active, inclusive and efficient way, which demonstrated a sense of responsibility in the face of everyday challenges. Through plenary discussions, the students were encouraged to understand the concepts, dialoguing with everyday contexts. The content worked on using the experimental problem-solving methodology developed in the school laboratory acted as a facilitator for learning the subject's concepts, as well as having a positive impact on the social, environmental, healthy eating and sustainable awareness of the students involved. In this process, assessment played a fundamental role in enabling observation of the lesson and offering guidance to the teacher to enhance their actions for successful learning, as well as allowing interventions when failures and/or difficulties in the learning process were detected. Through the development, validation and adaptation of the experimental problem generators, it was possible to build an Educational Product, MAPEQ, entitled: Exploring Knowledge through Problem Solving and Experimentation. This material will offer teachers guidance on using MEAAQuARP and the student notebook, with contextualized activities, motivating and awareness-raising vídeos as well as pictures and links to information. In this way, we hope that the material will be useful for both students and teachers, as the contextualized activities, carried out through practical experiments, promote participation and motivation in chemistry classes. Teaching strategies that promote motivation and engagement can favor the acquisition and retention of chemical knowledge. |
Palavra-chave: | Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação Experimentação Contextualização Concentração de soluções químicas Resolução de problemas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching-learning-assessment methodology Experimentação Contextualização Concentração de soluções químicas Resolução de problemas |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM |
Referência: | MICHALSZESZEN, Lucineia. O ensino-aprendizagem-avaliação de concentração de soluções químicas através da resolução de problemas. 2024. 255 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6776 |
Data defesa documento: | 27-Fev-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Lucineia Michalszeszen.pdf | 12.56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.