Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6778
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A cromatografia no ensino médio : uma proposta de transposição didática |
Autor(es): | Figueiredo, Juliana Dacyelles Santos |
Orientador(a): | Wobeto, Carmen |
Membro da Banca: | Wobeto, Carmen |
Membro da Banca: | Cunha, Josane do Nascimento Ferreira |
Membro da Banca: | Barrett Reina, Luisa Del Carmen |
Resumo : | A Química é uma disciplina abstrata muitas vezes ensinada de forma desconexa da realidade a qual o aluno está inserido. Quando nos referimos aos avanços científicos percebemos certo déficit no ensino de Química o qual limita o discente em conectar as descobertas científico-tecnológicas com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Um dos temas que pode facilitar a compreensão dos conceitos de Química e suas implicações no avanço científico é o método de cromatografia. Portanto, o objetivo deste trabalho foiinvestigar e desenvolver a contextualização de conceitos químicos a partir da Transposição Didática sobre Cromatografia, por meio do Produto Educacional (PE) composto por uma cartilha para os estudantes e um Guia didático para os professores. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e descritiva, com metodologia de análise de conteúdo, cujo público-alvo dessa pesquisa foram alunos do 3º ano do Ensino Médio e professores de Química de uma instituição estadual de ensino público do município de Sinop, Mato Grosso. Como instrumentos de coleta de dados foi utilizado questionários prévio e posterior a aplicação aos alunos, questionário para professores, além de anotações no caderno de campo da pesquisadora. A fundamentação teórica tem como base a Transposição Didática de Yves Chevallard, Alfabetização Científica e a importância da cromatografia para os avanços científicos. Com base nos dados, percebe-se que nem todos os professores têm conhecimento sobre metodologia de Transposição Didática, e que não há um material didático que aborde de forma contextualizada a Cromatografia e suas contribuições, o que apontaram a necessidade do PE para a exploração da temática. Observa-se que durante a aplicação do PE ficou evidente alguns pontos a serem repensados, como a quantidade de encontros para aplicação efetiva do PE e a inserção de analogias para assimilação dos conceitos. Comparando os questionários prévio e final preenchidos pelos alunos, nota-se que após a intervenção com o PE a maioria dos alunos compreenderam a relação entre a Cromatografia e as descobertas científicas. A abordagem prática das atividades também foi um ponto positivo, por tornar o ensino mais divertido e agradável. Outro aspecto positivo considerado foi o estudo de um conteúdo novo que talvez nunca teriam a oportunidade de aprender. Por outro lado, os alunos destacaram como pontos negativos o curto tempo disponível para o desenvolvimento das atividades, o que pode ter limitado a profundidade e a abrangência do conteúdo abordado, outro ponto é a necessidade de incluir mais exemplos que relacionam a Cromatografia com o cotidiano e os avanços científicos, além da inclusão de mais aulas experimentais. Na perspectiva dos professores o PE é adequado para utilização, com uma linguagem clara e de fácil compreensão, também apresenta figuras, imagens e gráficos de forma adequados, deixando somente em aberto a possibilidade de melhorias no que se refere a relação dos conhecimentos de Cromatografia com o cotidiano e os avanços científicos, apresentada entre a Cromatografia com o cotidiano e os avanços científicos. É importante considerar essas avaliações contribuem para aprimorar ainda mais o PE e torná-lo uma ferramenta educacional mais eficaz. Conclui se que esta pesquisa oferece perspectivas promissoras sobre como melhorar o ensino de Química, tornando-o mais acessível, envolvente e relevante para os alunos. |
Resumo em lingua estrangeira: | Chemistry is an abstract discipline often taught in a way that is disconnected from the reality in which the student is inserted. When we refer to scientific advances, we notice a certain deficit in the teaching of Chemistry, which limits students in connecting scientifictechnological discoveries with the content taught in the classroom. One of the topics that can facilitate the understanding of Chemistry concepts and their implications for scientific advancement is the chromatography method. Therefore, the objective of this work was to investigate and develop the contextualization of chemical concepts based on the Didactic Transposition on Chromatography, through the Educational Product (PE) et for students and a Guide didactic for teachers. This research had a qualitative approach, of an applied and descriptive nature, with content analysis methodology, whose target audience for this research were 3rd year high school students and Chemistry teachers from a state public education institution in the city of Sinop, Mato Grosso. As data collection instruments, questionnaires were used before and after application to students, a questionnaire for teachers, as well as notes in the researcher's field notebook. The theoretical foundation is based on Yves Chevallard's Didactic Transposition, Scientific Literacy and the importance of chromatography for scientific advances. Based on the data, it is clear that not all teachers have knowledge about Didactic Transposition methodology, and that there is no teaching material that contextually addresses Chromatography and its contributions, which highlighted the need for PE to explore the theme. It is observed that during the application of the NP, some points to be rethought became evident, such as the number of meetings for the effective application of the EP and the insertion of analogies for the assimilation of concepts. Comparing the preliminary and final questionnaires filled out by the students, it is noted that after the intervention with the NP, the majority of students understood the relationship between Chromatography and scientific discoveries. The practical approach to the activities was also a positive point, as it made teaching more fun and enjoyable. Another positive aspect considered was the study of new content that they might never have the opportunity to learn. On the other hand, the students highlighted as negative points the short time available to develop the activities, which may have limited the depth and scope of the content covered. Another point is the need to include more examples that relate Chromatography with everyday life. and scientific advances, in addition to the inclusion of more experimental classes. From the teachers' perspective, the EP is suitable for use, with clear and easy-to-understand language, it also presents figures, images and graphs in an appropriate manner, leaving only open the possibility of improvements with regard to the relationship between Chromatography knowledge and everyday life and scientific advances, evaluating these items as and a significant percentage considered the relationship between Chromatography, everyday li that these assessments contribute to further improving the EP and making it a more effective educational tool. It is concluded that this research offers promising perspectives on how to improve Chemistry teaching, making it more accessible, engaging and relevant for students. |
Palavra-chave: | Alfabetização científica Cromatografia Ensino de química Transposição didática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Scientific literacy Chromatography Chemistry teaching Didactic transposition |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM |
Referência: | FIGUEIREDO, Juliana Dacyelles Santos. A cromatografia no ensino médio: uma proposta de transposição didática. 2023. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6778 |
Data defesa documento: | 13-Dec-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Juliana Dacyelles Santos Figueiredo.pdf | 17.92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.