Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6780
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Alfabetização científica de professores da educação infantil : um ambiente de aprendizagem na perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente |
Autor(es): | Olgado, Marcia da Rocha Lourenço |
Orientador(a): | Ribeiro, Kátia Dias Ferreira |
Membro da Banca: | Ribeiro, Kátia Dias Ferreira |
Membro da Banca: | Trugillo, Edneuza Alves |
Membro da Banca: | Rezende, Lorenna Cardoso |
Resumo : | O ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil vem ganhando destaque nas pesquisas na área da educação e nas práticas docentes, promovendo novos modos de pensar o ensino nesta etapa da educação. Neste contexto, este estudo teve como objetivo estruturar um ambiente de aprendizagem no formato de um blog com materiais instrucionais fundamentados nos pressupostos da Educação Ciência – Tecnologia – Sociedade – Ambiente (CTSA) para subsidiar o trabalho de professores da Educação Infantil na abordagem de temáticas de Ciências da Natureza. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica participante, possibilitando a compreensão do processo investigativo que aconteceu em uma unidade de Educação Infantil do Município de Sinop/MT. Assim, implementou-se um processo de sistematização de aspectos relevantes a serem considerados ao se planejar estratégias formativas com base nos pressupostos da Educação CTSA, nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (DCNEI), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas necessidades formativas docente ao ensinar temáticas de Ciências da Natureza para compor o ambiente de aprendizagem. Planejou-se ações pedagógicas para trabalhar o ensino de Ciências da Natureza na perspectiva da Educação CTSA. A intervenção adotada foi uma ação formativa que aconteceu em seis encontros de um Círculo de Estudos, tendo participado 12 professores da Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para obtenção dos dados foram gravações em áudio, roteiro de perguntas, registros escritos e relatórios realizados pela pesquisadora, a partir da devolutiva das atividades propostas nos encontros. Para a interpretação dos dados fez-se uso da Análise de Conteúdo. A análise de dados foi organizada em 3 categorias: 1) Compreensão dos professores sobre o que propõem os documentos legais da Educação Infantil sobre o currículo e sua relação com o ensino de Ciências da Natureza. 2) O conhecimento dos professores sobre os princípios da Educação CTSA e sua implementação nas práticas pedagógicas e as ações formativas nessa perspectiva. 3) Autoformação a partir do Círculo de Estudos e o Ambiente Virtual de Aprendizagem - Blog para subsidiar o trabalho de professores, na condição de agente formativo de conhecimento e cultura. A partir das análises evidenciou-se que é possível, por meio de um ambiente de aprendizagem no formato de um blog subsidiar o trabalho de professores da Educação Infantil de forma a ensinar temas relacionados a Ciências da Natureza fundamentando-se nos pressupostos da Educação CTSA de forma a favorecer a Alfabetização Científica dos professores, e a promoção da aprendizagem de saberes para a docência para ações pedagógicas nessa perspectiva. Como produto final desse estudo, elaboramos um Ambiente Virtual de Aprendizagem - Blog para servir de apoio para professores da Educação Infantil, os quais, por meio dos estudos já realizados, poderão adaptá-las ou ampliá-las, conforme o contexto sociocultural de sua escola e de seus alunos, e as temáticas que pretendem abordar em suas vivências. O material contemplado nesse produto está organizado em duas partes: a teórica que possibilitará fazer as reflexões necessárias sobre Educação Infantil, Educação CTSA e a parte prática contemplando três sequências didáticas com metodologias diferenciadas de acordo com os princípios da Educação CTSA. |
Resumo em lingua estrangeira: | The teaching of Natural Sciences in Early Childhood Education has been gaining prominence in research in the area of education and in teaching practices, promoting new ways of thinking about teaching at this stage of education. In this context, this study aimed to structure a learning environment in the format of a blog with instructional materials based on the assumptions of Education Science – Technology – Society – Environment (CTSA) to support the work of Early Childhood Education teachers in approaching topics of Natural Sciences. The methodology adopted was a qualitative approach, of the participative pedagogical intervention type, enabling the understanding of the investigative process that took place in an Early Childhood Education unit in the Municipality of Sinop/MT. Thus, a systematization process of relevant aspects to be considered when planning training strategies was implemented based on the assumptions of CTSA Education, the Early Childhood Education Curricular Guidelines (DCNEI), the National Common Curricular Base (BNCC) and training needs teacher when teaching Natural Sciences themes to compose the learning environment. Pedagogical actions were planned to work on teaching Natural Sciences from the perspective of CTSA Education. The intervention adopted was a training action that took place in six meetings of a Study Circle, with 12 Early Childhood Education teachers as participants. The instruments used to obtain the data were photographs, audio recordings, question guides, written records and reports made by the researcher based on the feedback on the activities proposed in the meetings. To interpret the data, Content Analysis was used. Data analysis was organized into 3 categories: 1) Teachers' understanding of what the Early Childhood Education legal documents propose about the curriculum and its relationship with the teaching of Natural Sciences. 2) Teachers' knowledge of the principles of CTSA Education and its implementation in pedagogical practices and training actions from this perspective. 3) Self-training from the Study Circle and the Virtual Learning Environment - Blog to support the work of teachers, as a formative agent of knowledge and culture. From the analyzes it was evident that it is possible, through a learning environment in the format of a blog, to support the work of Early Childhood Education teachers in order to teach topics related to Natural Sciences based on the assumptions of CTSA Education of in order to promote the Scientific Literacy of teachers, and the promotion of learning knowledge for teaching for pedagogical actions from this perspective. As a final product of this study, we developed a Virtual Learning Environment - Blog to serve as support for Early Childhood Education teachers, who, through studies already carried out, will be able to adapt or expand them, depending on the sociocultural context of their school and of their students, and the themes they intend to address in their experiences. The material included in this product is organized into two parts: the theoretical part that will make it possible to make the necessary reflections on Early Childhood Education, CTSA Education and the practical part covering three didactic sequences with different methodologies in accordance with the principles of CTSA Education. |
Palavra-chave: | Ambiente de aprendizagem Ciências da natureza Círculo de estudos Educação CTSA |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Child education CTSA education Natural sciences Learning environment Study circle |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM |
Referência: | OLGADO, Marcia da Rocha Lourenço. Alfabetização científica de professores da educação infantil: um ambiente de aprendizagem na perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. 2023. 272 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6780 |
Data defesa documento: | 18-Dec-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Marcia da Rocha Lourenço Olgado.pdf | 28.24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.