Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6781
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Modelagem do comprimento de Pycnonemosaurus nevesi a partir da tíbia : uma proposta para ensinar matemática |
Autor(es): | Godoi, Patrick |
Orientador(a): | Trevisan, Eberson Paulo |
Coorientador: | Ghilardi, Aline Marcele |
Membro da Banca: | Trevisan, Eberson Paulo |
Membro da Banca: | Ghilardi, Aline Marcele |
Membro da Banca: | Carnevarollo Junior, Rubens Pazim |
Membro da Banca: | Battirola, Leandro Dênis |
Membro da Banca: | Barbosa, Edson Pereira |
Resumo : | A presente pesquisa envolve o ensino e aprendizagem de Matrizes utilizando um problema retirado da Paleontologia. O principal objetivo é o de analisar as potencialidades do uso de conhecimentos da Paleontologia no desenvolvimento de uma atividade para o Ensino de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de aporte teórico e metodológico apoiado na metodologia de ensino Modelagem Matemática. Para a produção dos dados foi construída e aplicada uma atividade que utiliza o conteúdo curricular de matemática ‘matrizes’ em um contexto da área da Paleontologia em que o objetivo principal é o de encontrar o comprimento de um dinossauro a partir de sua tíbia fossilizada. O dinossauro selecionado para o estudo é Pycnonemosaurus nevesi, cujo fóssil foi descoberto no município de Chapada dos Guimarães, estado de Mato Grosso. Além disso, estudos sobre o cálculo do comprimento de dinossauros foram utilizados como base para o desenvolvimento da atividade, que foi aplicada a alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio regular da escola estadual Ênio Pipino, no município de Sinop-MT. A avaliação desta atividade e de sua aplicação no contexto escolar foi sistematizada nesta dissertação e no Produto Educacional que a acompanha. O Produto Educacional é dividido em duas partes, a primeira que apresenta os fósseis e locais onde foram encontrados no estado de Mato Grosso e a segunda parte exibe a proposta de atividade intitulada “Como Pycnonemosaurus nevesise tornou o novo rei”. Os resultados sugerem algumas potencialidades na realização desta atividade, dentre elas, destacam-se o potencial motivador, o uso das tecnologias digitais como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem e as discussões que podem ser geradas sobre preservação e divulgação do conhecimento científico e cultural, principalmente no contexto social escolar e regional. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present research involves the teaching and learning of matrices using a problem taken from Paleontology. The main objective is to analyze the potentialities of using knowledge from Paleontology in the development of an activity for the teaching of Mathematics Education activity. This is qualitative research, with a theoretical and methodological framework based on the Mathematical Modeling teaching methodology. For data production, an activity was constructed and applied that uses the curricular content of 'matrices' in the context of Paleontology, where the main goal is to find the length of a dinosaur from its fossilized tibia. The dinosaur selected for the study is Pycnonemosaurus nevesi, whose fossil was discovered in the municipality of Chapada dos Guimarães, Mato Grosso state. Additionally, studies on the calculation of the length of dinosaurs were used as a basis for the development of the activity, which was applied to students in a regular 2nd-year High School class at the Ênio Pipino State School in the municipality of Sinop-MT. The evaluation of this activity and its application in the school context is systematized in this dissertation and the accompanying Educational Product. The Educational Product is divided into two parts, the first presenting the fossils and locations where they were found in the state of Mato Grosso, and the second part featuring the proposed activity titled "How Pycnonemosaurus nevesi Became the New King." The results suggest several potentialities in carrying out this activity, including its motivating potential, the use of digital technologies as facilitators of the teaching and learning process, and the discussions that can be generated about the preservation and dissemination of scientific and cultural knowledge, especially in the school and regional social context. |
Palavra-chave: | Paleontologia Matrizes Divulgação científica Ensino médio Mato Grosso |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Paleontology Matrices Science communication High school education Mato Grosso |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM |
Referência: | GODOI, Patrick. Modelagem do comprimento de Pycnonemosaurus nevesi a partir da tíbia: uma proposta para ensinar matemática. 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6781 |
Data defesa documento: | 19-Dec-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Patrick Godoi.pdf | 13.34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.