Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6782
Tipo documento: Dissertação
Título: Educação financeira e consumo consciente : uma proposta interdisciplinar
Autor(es): Costa, Katia Karina Elliott da
Orientador(a): Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Membro da Banca: Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Membro da Banca: Azevedo, Elizabeth Quirino de
Membro da Banca: Evangelista, Celma Ramos
Resumo : Nesta pesquisa descrevemos como a educação financeira, sob a perspectiva do consumo consciente, pode ser desenvolvida por meio de uma sequência didática, de abordagem interdisciplinar, destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental. A questão norteadora de nossa pesquisa foi compreender como o trabalho com a educação financeira na perspectiva do consumo consciente em uma turma do Ensino Fundamental pode contribuir para articular diferentes habilidades e conhecimentos no ensino de matemática de maneira interdisciplinar. Embasamos nossas discussões em diferentes autores, principalmente Paulo Freire e Ole Skovsmose abordando a matemática crítica e conscientizadora como forma de transformação social. No que diz respeito a abordagem metodológica, nossa pesquisa se delineia como qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Porto dos Gaúchos/MT. Utilizamos como instrumentos de produção e coleta de dados a roda de conversa, questionários, caderno de campo e observação participante. Nosso produto educacional se configura em dois elementos: livro paradidático para os estudantes e um Material de Apoio para Professores que desejam abordar a educação financeira em suas aulas no ensino fundamental. Os dados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa foram analisados e os resultados são apresentados de maneira a corroborar com os estudos realizados durante todo o processo em busca de engajar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem de forma ativa. A experiência vivenciada nos mostrou que é possível desenvolver habilidades de diferentes componentes curriculares com os estudantes a fim de proporcionar momentos de reflexão acerca de atitudes conscientes em relação ao consumo de produtos e exploração de recursos naturais. Os estudantes demonstraram compreender os aspectos que envolvem o consumo consciente e a importância de mudança de postura frente aos desafios sociais, econômicos e ambientais causados pelo desequilíbrio da prática de consumo desenfreada.
Resumo em lingua estrangeira: In this research we describe how financial education, from the perspective of conscious consumption, can be developed through a didactic sequence, with an interdisciplinary approach, aimed at students in the year 6th of Elementary School. The guiding question of our research was to understand how working with financial education from the perspective of conscious consumption in an Elementary School class can contribute to articulating different skills and knowledge in teaching mathematics in an interdisciplinary way. We base our discussions on different authors, mainly Paulo Freire and Ole Skovsmose, approaching critical and awareness-raising mathematics as a form of social transformation. Not with regard to the methodological approach, our research was designed as qualitative. The research subjects were students in the year 6th of Elementary School at a state school in the city of Porto dos Gaúchos/MT. We used circles conversation, questionnaires, field notebooks and participant observation as production and data collection instruments. Our educational product consists of two elements: a textbook for students nd a Support Material for Teachers who wish to address financial education in their elementary school classes. The data obtained from the development of the research was developed and the results are presented in a way that corroborates the studies carried out throughout the process in an attempt to actively engage students in the teaching and learning process. Experience has shown us that it is possible to develop skills from different curricular components with students in order to provide moments of reflection on conscious attitudes in relation to the consumption of products and the exploitation of natural resources. The students studied to understand the aspects that involve conscious consumption and the importance of changing attitudes in the face of social, economic and environmental challenges caused by the imbalance of unrestrained consumption.
Palavra-chave: Educação financeira
Consumo consciente
Ensino fundamental
Educação matemática crítica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Financial education
Conscious consumption
Elementary school
Critical mathematics education
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: COSTA, Katia Karina Elliott da. Educação financeira e consumo consciente: uma proposta interdisciplinar. 2024. 171 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6782
Data defesa documento: 29-May-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Katia Karina Elliott da Costa.pdf23.78 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.