Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6788
Tipo documento: Dissertação
Título: Primeiros olhares para o ensino e aprendizagem pós-pandemia em ciências da natureza e suas tecnologias : um estudo de caso
Autor(es): Leal, Marciano Coleta
Orientador(a): Wobeto, Carmen
Membro da Banca: Wobeto, Carmen
Membro da Banca: Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Silva, Larissa Cavalheiro da
Membro da Banca: Feistel, Roseli Adriana Blümke
Membro da Banca: Rosinke, Patrícia
Resumo : Esta pesquisa perpassou as temáticas de Política Públicas Educacionais, sobretudo, currículo e avaliação sobre o contexto pandêmico, voltando-se aos aspectos de defasagem de habilidades pautadas numa Avaliação Diagnóstica, no olhar de professores e gestores para que, a partir destes se pudesse propor uma ferramenta educacional que minimizasse os impactos da pandemia, com ênfase no ensino e aprendizagem na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), numa escola estadual do Município de Sinop, Mato Grosso. Dessa forma, alicerçados numa metodologia qualitativa participante, foram utilizados três instrumentos de coletas de dados para a nossa pesquisa. No primeiro, foram analisados os resultados da Avaliação Diagnóstica do Estado de Mato Grosso, referente aos índices de aprendizagens dos estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio, no contexto pandêmico. O segundo, um questionário, para professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e gestores de uma escola estadual do Município de Sinop, Mato Grosso. O terceiro, uma roda de conversa com estes professores. A seguir, propomos a construção de um Produto Educacional que minimizasse possíveis impactos da pandemia, enquanto problema da pesquisa, com foco na recuperação do ensino-aprendizagem. Para análise dos resultados do primeiro instrumento, levou-se em consideração as habilidades que apresentavam altos índices de defasagens. Para análise dos dois últimos instrumentos (questionário e roda de conversa), foi utilizada a metodologia de análise de conteúdos e nesse sentido, os pontos de vistas mais recorrentes estavam relacionados às dificuldades no ensino e aprendizagem que emergiram e se intensificaram devido ao distanciamento social, principalmente ligadas às defasagens nos recursos tecnológicos dos estudantes, evasão escolar, problemas psicológicos, falta de engajamento, problemas de infraestrutura subsidiadas pela mantenedora para desenvolvimento das aulas no período, sobretudo falta de recursos para os docentes. Não obstante, foi consenso entre os professores que o produto educacional pudesse contribuir de maneira leve utilizando satisfatoriamente recursos tecnológicos e, também, podendo usá-lo na ausência de tecnologia. Para desenvolvê-lo, foi construída uma Sequência Didática com cinco etapas e um texto de apoio aos estudantes, um orientativo aos professores e um quiz digital que pode ser trabalhado com os estudantes, através de uma plataforma educativa. Nesse sentido, foram aplicados questionários pré e pós ao desenvolvimento do produto com os estudantes, resultando em avanços significativos. Pode-se observar que os questionamentos e discussões sobre o problema do ensino e aprendizagem, feitos inicialmente, com a equipe de professores e gestores da escola, foram importantes para esta pesquisa pois, possibilitou trilharmos um processo de equiparação permitindo a visualização das fragilidades no conhecimento dos estudantes posterior à pandemia, a fim de mitigá-las. Nesse sentido, inferimos que a construção e aplicação do produto educacional contribuiu para mitigar as dificuldades dos estudantes em relação às habilidades menos pontuadas. Ou seja, mediante o processo de equiparação foi possível identificar que, de fato, muitas habilidades que se esperava para os estudantes ainda não estavam consolidadas e nesses casos o produto educacional foi uma ferramenta para recomposição da aprendizagem. Os resultados apontaram um bom engajamento dos estudantes na aplicação do produto. Da mesma forma, os resultados no avanço da aprendizagem chegaram a 83%, quando comparamos os questionários pré e pós, ou seja, houve avanços na aprendizagem e a construção de conceitos na área investigada contribuindo para a equiparação do ensino.
Resumo em lingua estrangeira: This research covered the themes of Educational Public Policy, above all, curriculum and assessment in the pandemic context, focusing on the aspects of skill gaps based on a Diagnostic Assessment, in the eyes of teachers and managers so that, based on these, it could be proposed a educational tool that minimized the impacts of the pandemic, with an emphasis on teaching and learning in the area of Natural Sciences and its Technologies (CNT), in a state school in the Municipality of Sinop, Mato Grosso. Thus, based on a qualitative participatory methodology, three data collection instruments were used for our research. In the first, the results of the Diagnostic Assessment of the State of Mato Grosso were analyzed, referring to the learning rates of students enrolled in the 1st year of high school, in the pandemic context. The second, a questionnaire, for teachers of Natural Sciences and its Technologies and managers of a state school in the Municipality of Sinop, Mato Grosso. The third, a conversation circle with these teachers. Next, we propose the construction of an Educational Product that would minimize possible impacts of the pandemic, as a research problem, with a focus on the recovery of teaching-learning. To analyze the results of the first instrument, the skills that presented high levels of gaps were taken into consideration. To analyze the last two instruments (questionnaire and conversation circle), the content analysis methodology was used and in this sense, the most recurrent points of view were related to the difficulties in teaching and learning that emerged and intensified due to social distancing, mainly linked to lags in students' technological resources, school dropout, psychological problems, lack of engagement, infrastructure problems subsidized by the sponsor for the development of classes during the period, especially lack of resources for teachers. However, there was a consensus among teachers that the educational product could contribute in a light way by satisfactorily using technological resources and also being able to use it in the absence of technology. To develop it, a Didactic Sequence was created with five steps and a support text for students, guidance for teachers and a digital quiz that can be worked on with students, through an educational platform. In this sense, pre- and post-product development questionnaires were administered to students, resulting in significant advances. It can be observed that the questions and discussions about the problem of teaching and learning, initially made with the team of teachers and school managers, were important for this research as they made it possible to follow a process of equivalence allowing the visualization of weaknesses in knowledge of students after the pandemic, in order to mitigate them. In this sense, we infer that the construction and application of the educational product contributed to mitigating students' difficulties in relation to lowerrated skills. In other words, through the equivalence process it was possible to identify that, in fact, many skills that were expected for students were not yet consolidated and in these cases the educational product was a tool for recomposing learning. The results showed good student engagement in applying the product. Likewise, the results in the advancement of learning reached 83%, when we compared the pre and post questionnaires, that is, there were advances in learning and the construction of concepts in the area investigated, contributing to the equality of teaching.
Palavra-chave: Interdisciplinaridade
Equiparação
Avaliação diagnóstica
Kahoot
COVID-19
Palavra-chave em lingua estrangeira: Interdisciplinarity
Comparison
Diagnostic assessment
Kahoot
COVID-19
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: LEAL, Marciano Coleta. Primeiros olhares para o ensino e aprendizagem pós-pandemia em ciências da natureza e suas tecnologias: um estudo de caso. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6788
Data defesa documento: 28-Feb-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

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