Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHobold, Marcio Roberto-
dc.date.accessioned2025-04-15T17:35:10Z-
dc.date.available2024-03-27-
dc.date.available2025-04-15T17:35:10Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.citationHOBOLD, Marcio Roberto Hobold. Nutrientes: temática interdisciplinar para o ensino fundamental, com vistas à promoção da alfabetização científica. 2024. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6789-
dc.description.abstractModern life necessitates a continuous pursuit of knowledge; without it, human progress stagnates. Schools, with a holistic educational vision, provide an environment conducive to nurturing various skills in students, including the ability to discern pertinent information for their civic development. The aim is to propose an educational framework integrating Natural Sciences and Mathematics, centered on the theme of nutrients, to enhance students' Scientific Literacy through an interdisciplinary Didactic Sequence. This endeavor is underpinned by the principles of Interdisciplinarity and Scientific Literacy, with support from prominent scholars such as Sasseron and Carvalho (2008), Chassot (2018), Feistel (2012), and Fazenda (2012). The research addresses the query: how can interdisciplinarity, through the exploration of nutrients, foster Scientific Literacy among 5th-grade students? The Didactic Sequence comprises activities structured around texts and pedagogical exercises focusing on healthy eating habits. Conducted at a Municipal School of Basic Education in Sorriso-MT, the qualitative and exploratory methodological approach involved direct researcher participation in the field. Data collection involved pre-sequence questionnaires and subsequent assessments, analysis of student outputs, and audio-video recordings. Data analysis followed Bardin's (2010) content analysis method, utilizing Scientific Literacy indicators proposed by Sasseron and Carvalho (2008). Overall, findings suggest that interdisciplinary approaches illuminate how Science contextualizes Mathematics, imbuing it with significance. Mathematics emerged as pivotal in comprehending natural phenomena, underscoring the need for heightened discourse on Food and Nutrition Education (FNE) within educational settings. Moreover, Scientific Literacy is fostered through dialogical engagement.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-02-26T19:08:25Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Marcio Roberto Hobold.pdf: 46039112 bytes, checksum: a454b7e8df6c1d0720630465702c6549 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-15T17:35:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Marcio Roberto Hobold.pdf: 46039112 bytes, checksum: a454b7e8df6c1d0720630465702c6549 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-15T17:35:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Marcio Roberto Hobold.pdf: 46039112 bytes, checksum: a454b7e8df6c1d0720630465702c6549 (MD5) Previous issue date: 2024-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNutrientes : temática interdisciplinar para o ensino fundamental, com vistas à promoção da alfabetização científicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordNutrientespt_BR
dc.subject.keywordEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização científicapt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.contributor.advisor1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4368396111319469pt_BR
dc.contributor.referee1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee2Troian, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5801247338328741pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3417840147314014pt_BR
dc.description.resumoA vida moderna exige uma busca constante por conhecimento, sem conhecimento não avançamos enquanto seres humanos. A escola com uma visão de ensino integral é um ambiente propício para desenvolver uma série de habilidades nos alunos, dentre elas a seleção de informações relevantes para seu desenvolvimento enquanto cidadão. O objetivo é apresentar uma proposta de ensino que integre as disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática, a partir da temática dos nutrientes, com intuito de fomentar a Alfabetização Científica dos alunos, por meio de uma Sequência Didática interdisciplinar. O trabalho foi desenvolvido sob a ótica da Interdisciplinaridade e da Alfabetização Científica. Os principais teóricos que embasaram essa pesquisa foram: Sasseron e Carvalho (2008), Chassot (2018), Feistel (2012) e Fazenda (2012). A pesquisa buscou responder ao seguinte problema: como a interdisciplinaridade por meio da temática dos nutrientes desenvolveria a Alfabetização Científica em alunos do 5º ano. As atividades da Sequência Didática estão organizadas com textos e práticas didáticas sobre o tema da alimentação saudável. A pesquisa foi realizada em uma escola Municipal de Educação Básica no munícipio de Sorriso-MT. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, de cunho exploratório, com participação direta do pesquisador no campo de pesquisa. Os dados coletados foram constituídos através de questionários prévios ao iniciar o desenvolvimento da sequência didática e um questionário final após o seu desenvolvimento, análises das produções dos sujeitos e através de gravações em áudio e vídeo. Para a análise dos dados optamos pela análise de conteúdos de Bardin (2010), com o emprego dos indicadores de Alfabetização Científica são, de acordo Sasseron e Carvalho (2008). Em linhas gerais, os resultados obtidos apontam que: através da interdisciplinaridade se pode perceber como a Ciência fornece contexto para a Matemática, lhe atribuindo significado; a Matemática se mostrou fundamental na compreensão dos fenômenos naturais; a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), precisa ser mais debatida em âmbito escolar; a Alfabetização Científica se desenvolve através do diálogo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.subject.keyword2Nutrientspt_BR
dc.subject.keyword2Food and nutrition educationpt_BR
dc.subject.keyword2Scientific literacypt_BR
dc.subject.keyword2Interdisciplinaritypt_BR
dc.contributor.referee3Wobeto, Carmen-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7629112688399234pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Marcio Roberto Hobold.pdf44.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.