Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6792
Tipo documento: Tese
Título: Aprendizagem de física por meio de questões sociocientíficas na Biorregião Amazônica Paraense
Autor(es): Souza, Sandro Aléssio Vidal de
Orientador(a): Robaina, José Vicente Lima
Membro da Banca: Robaina, José Vicente Lima
Membro da Banca: Silva, Maria de Fátima Vilhena da
Membro da Banca: Forsberg, Maria Clara da Silva
Membro da Banca: Venquiaruto, Luciana Dornelles
Membro da Banca: Schirmer, Saul Benhur
Resumo : O objetivo da pesquisa foi possibilitar aprendizagens no ensino superior da licenciatura em física através de Questões Sociocientíficas (QSC) da biorregião amazônica paraense, considerando inter-relações da concepção sistêmica de Fritjof Capra e Pier Luigi Luisi, com a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), utilizando o Ensino por Pesquisa (EPP) de Cachapuz, Jorge e Praia, como metodologia de ensino. Partindo do princípio da necessidade de alcançar uma cidadania mais crítica perante problemas sociocientíficos amazônicos, mostra-se necessário, apropriar-se de concepções, abordagens e metodologias facilitadoras. Como problemática principal, temos a pergunta: Quais aprendizagens de física no ensino superior podem emergir através de questão sociocientífica da biorregião amazônica paraense, considerando inter-relações da concepção sistêmica de Capra e Luisi com a abordagem CTSA? Fiz uma revisão de literatura em quatro bases de dados, visando pesquisas que envolvessem temáticas similares ao tema desta tese, englobando educação CTSA ou educação em ciências, abrangendo os últimos 10 anos de artigos publicados em inglês, português e espanhol. Estudos relacionados à essa revisão de literatura ainda estão muito incipientes, pois nenhum artigo estava diretamente ligado à temática da tese, o que denota uma área de estudo ainda muito em aberto. As QSCs foram aplicadas utilizando o EPP, à partir de uma atividade de pesquisa de campo para 16 estudantes de licenciatura em física, entre estagiários do Centro de Ciências e Planetário do Pará e da residência pedagógica da Universidade do Estado do Pará, do Campus XX de Castanhal-PA. O principal resultado é que as aprendizagens emergidas foram multifacetadas. Incluíram além da compreensão de conceitos físicos, a aplicação destes em contextos ambientais e sociais, desenvolvimento de pensamento crítico, habilidades interdisciplinares, e uma visão holística, fundamental para abordar os desafios contemporâneos de forma mais eficaz e sustentável. Vários desdobramentos desta pesquisa foram sugeridos.
Resumo em lingua estrangeira: The objective of the research was to enable learning in higher education for a degree in Physics through Socioscientific Issues (SSI) of the Amazonian bioregion of Pará, considering the interrelations of the systemic conception of Fritjof Capra and Pier Luigi Luisi, with the Science, Technology, Society, and Environment (STSE) approach, using the Inquiry-Based Teaching (IBT) methodology of Cachapuz, Jorge, and Praia. Based on the principle of the need to achieve more critical citizenship regarding Amazonian socioscientific problems, it is necessary, to adopt facilitating conceptions, approaches, and methodologies. The main problematization is posed as the following question: What Physics learning outcomes in higher education can emerge through socioscientific issues in the Amazonian bioregion of Pará, considering the interrelations of Capra and Luisi’s systemic conception with the STSE approach? I conducted a literature review across four databases, targeting research that involved themes similar to this thesis, encompassing STSE Education or Science Education, covering the last 10 years of articles published in English, Portuguese, and Spanish. Studies related to this literature review are still very incipient, as no article was directly linked to the thesis theme, indicating a field of study that is still very open. The SSIs were applied using IBT, through a field research activity for 16 Physics degree students, including interns from the Center for Sciences and Planetarium of Pará and the pedagogical residency program at the State University of Pará, Campus XX in Castanhal-PA. The main result is that the emergent learning outcomes were multifaceted. They included, in addition to the understanding of physical concepts, the application of these concepts in environmental and social contexts, development of critical thinking, interdisciplinary skills, and a holistic vision, which is fundamental to addressing contemporary challenges more effectively and sustainably. Several implications of this research were suggested.
Palavra-chave: CTSA
Ensino de física
Ensino por pesquisa
Fritjof Capra
Questões sociocientíficas
Palavra-chave em lingua estrangeira: STSE
Physics education
Inquiry-based teaching
Fritjof Capra
Socioscientific issues
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: SOUZA, Sandro Aléssio Vidal de. Aprendizagem de física por meio de questões sociocientíficas na Biorregião Amazônica Paraense. 2024. 152 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6792
Data defesa documento: 4-Jun-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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