Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBurton, Anderson Augusto Brito-
dc.date.accessioned2025-04-16T17:34:01Z-
dc.date.available2024-03-25-
dc.date.available2025-04-16T17:34:01Z-
dc.date.issued2014-02-25-
dc.identifier.citationBURTON, Anderson Augusto Brito. Redes sociais: um instrumento no processo de ensino-aprendizagem colaborativo em física. 2014. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6803-
dc.description.abstractRefers to Active Learning (AA) methods that require engagement of students during the teaching learning process. This approach has been shown to increase the students' understanding of concepts and laws (definitions) of physics. The use of social networks as a support tool for teaching physics can become an ally of the teacher to promote learning. The basic idea is to use existing virtual communities on the internet. The strategy adopted in this work via digital environments for the elaboration of material created from the collaboration of the participants showed to be effective in developing the Workshop of Active Learning Via Social Networks. In the workshop we present the concepts of digital networks and their relationships with the AL in the teaching of Physics. Participants developed, created through a group on Facebook, a guide for the experiment, Ohm's law, chosen from many applications available on the net. The results were obtained from indicators of collaboration and the responses obtained from the questionnaire. We used UCINET and NetDraw software to generate the data for analysis of network density, degree centrality and betweenness. We observed a resistance to the use of digital networks for teaching in schools. Even in virtual environments the network actors centralize information exchange. In a similar way to the results of the most central of betweenness occur therebetween agents. This methodology proved to be satisfactory in the study and can be used as a parameter for similar studies and researches.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-02-24T18:54:01Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Anderson Augusto Brito Burton.pdf: 1278242 bytes, checksum: cd86a6aa80f48f1b18765cfb3a15c107 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-16T17:34:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Anderson Augusto Brito Burton.pdf: 1278242 bytes, checksum: cd86a6aa80f48f1b18765cfb3a15c107 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-16T17:34:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Anderson Augusto Brito Burton.pdf: 1278242 bytes, checksum: cd86a6aa80f48f1b18765cfb3a15c107 (MD5) Previous issue date: 2014-02-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRedes sociais : um instrumento no processo de ensino-aprendizagem colaborativo em físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem ativapt_BR
dc.subject.keywordRedes sociaispt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.contributor.advisor1Roos, Max de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8959895953441634pt_BR
dc.contributor.referee1Roos, Max de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8959895953441634pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0813338945023492pt_BR
dc.description.resumoDenomina-se Aprendizagem Ativa (AA) os métodos que requerem engajamento dos alunos durante o processo ensino aprendizagem. Tal abordagem tem demonstrado um aumento da compreensão dos estudantes sobre conceitos e as leis (definições) da Física. Neste contexto, o uso de redes sociais como instrumento de apoio para o ensino de física pode se tornar um aliado do professor ao promover a aprendizagem. A ideia básica é a utilização de comunidades virtuais já existentes na internet. A estratégia utilizada através de ambientes digitais para elaboração de material criado a partir da colaboração dos participantes mostrou – se eficaz no desenvolvimento da Oficina de Aprendizagem Ativa Via Redes Sociais. Na oficina apresentamos para os membros os conceitos envolvidos no estudo das redes digitais e suas relações com a AA no ensino de Física. Os integrantes elaboraram, através de um grupo criado no Facebook, um roteiro para o experimento, lei de Ohm, escolhido por eles entre diversos aplicativos disponíveis na rede. Os resultados são obtidos a partir de indicadores de colaboração e das respostas obtidas em questionário. Utilizamos os softwares UCINET e NetDraw para gerar os dados para análise de densidade de rede, grau de centralidade e de intermediação. Observamos a existência de resistência à utilização das redes digitais para o ensino em ambiente escolar. Mesmo em ambientes virtuais, os atores da rede tendem a centralizar as trocas de informações. De maneira similar aos resultados de centralidade percebemos que a maioria das intermediações se concentram entre os mesmos agentes. A metodologia aplicada mostrou – se muito satisfatória para o estudo empreendido, e pode ser usada como base para estudos e pesquisas similares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.subject.keyword2Active learningpt_BR
dc.subject.keyword2Social networkspt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Osvaldo Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4202607809882017pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Anderson Augusto Brito Burton.pdf1.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.