Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6804
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Entre frascos e fórmulas : um paradidático como estratégia pedagógica para o ensino de química |
Autor(es): | Bezerra, Felipe Perin |
Orientador(a): | Mello, Irene Cristina de |
Membro da Banca: | Mello, Irene Cristina de |
Membro da Banca: | Rocha, Edimárcio Francisco da |
Membro da Banca: | Wobeto, Carmen |
Resumo : | O presente estudo tem como propósito investigar as contribuições pedagógicas oferecidas pelo livro paradidático intitulado "Entre Frascos e Fórmulas: a Química dos medicamentos", sob a perspectiva dos participantes do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Química da UFMT - Campus Cuiabá. Os livros paradidáticos, caracterizados por uma linguagem científica mais acessível, escrita menos formal e uma abordagem mais leve em comparação aos livros didáticos, são recursos pedagógicos relevantes. Esses materiais utilizam esquemas, gráficos, imagens e design distintos para explorar conhecimentos relacionados a temas sociais de maneira atraente aos leitores, desempenhando um papel significativo como complemento às estratégias pedagógicas. A literatura consultada endossa a adoção desses recursos em sala de aula, em função de sua capacidade de cativar os alunos, proporcionando a disseminação de conhecimentos científicos de forma mais simplificada e conectada a temas sociais envolventes. Paralelamente, a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é destacada por contribuir para superar modelos tradicionais de ensino, buscando relacionar os conhecimentos aos aspectos sociais e tecnológicos envolvidos. No decorrer da pesquisa foi adotada uma metodologia qualitativa exploratória e documental. A primeira etapa envolveu uma análise documental do conteúdo "química dos medicamentos" em seis coleções de livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021 para o Ensino Médio, totalizando trinta e um livros, além da busca por paradidáticos relacionados ao tema. Essa etapa revelou que a temática em análise é abordada de maneiras diversas nas obras das coleções, mas não é o ponto central de discussão. As abordagens identificadas foram superficiais, carecendo de discussões mais aprofundadas sobre as implicações sociais e tecnológicas relacionadas ao tema. Ademais, a busca por paradidáticos revelou uma lacuna de material que aborde a temática para o ensino de Química na Educação Básica. Na segunda etapa, foi desenvolvido o livro paradidático, focando na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e conectando a temática "medicamentos" a diversos conceitos de Química, bem como a discussões sobre implicações sociais e tecnológicas. A última fase desta etapa consistiu na avaliação do paradidático "Entre Frascos e Fórmulas: a Química dos medicamentos" pelos participantes do Programa de Residência Pedagógica. Esta avaliação foi conduzida por meio de um questionário semiestruturado abordando diversos aspectos, e revelou que o livro paradidático elaborado apresenta diversas contribuições didático-pedagógicas, tornando-se um recurso educacional facilitador do aprendizado em Química para o Ensino Médio. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study aims to investigate the pedagogical contributions of the supplementary textbook titled "Between Vials and Formulas: The Chemistry of Medications" from the perspective of participants in the Pedagogical Residency Program of the Chemistry Teaching program at UFMT - Campus Cuiabá. Supplementary textbooks, characterized by a more accessible scientific language, less formal writing, and a lighter approach compared to regular textbooks, are valuable pedagogical resources. These materials use diagrams, graphs, images, and distinct design to explore knowledge related to social themes in an engaging manner, playing a significant role as complementary to pedagogical strategies. The consulted literature endorses the adoption of these resources in the classroom due to their ability to captivate students, facilitating the dissemination of scientific knowledge in a simplified manner connected to engaging social themes. Simultaneously, the Science, Technology, and Society (STS) approach is highlighted for its contribution to overcoming traditional teaching models, seeking to relate knowledge to the social and technological aspects involved. Throughout the research, a qualitative exploratory and documentary methodology was adopted. The first stage involved a documentary analysis of the "chemistry of medications" content in six collections of textbooks approved in the PNLD/2021 for high school, totaling 31 books, along with a search for supplementary textbooks related to the theme. This stage revealed that the analyzed theme is addressed in various ways in the collections but is not the central point of discussion. The identified approaches were superficial, lacking in-depth discussions about the social and technological implications related to the theme. Furthermore, the search for supplementary textbooks revealed a shortage of material addressing the theme for Chemistry teaching in basic education. In the second stage, the supplementary textbook "Between Vials and Formulas: The Chemistry of Medications" was developed, focusing on the STS approach and connecting the "medications" theme to various Chemistry concepts, as well as discussions about social and technological implications. The final phase of this stage consisted of an evaluation of the supplementary textbook by participants in the Pedagogical Residency Program. This evaluation, conducted through a semi-structured questionnaire covering various aspects, revealed that the developed supplementary textbook presents numerous didactic and pedagogical contributions, making it an educational resource facilitating learning in Chemistry for high school. |
Palavra-chave: | Livros paradidáticos Ensino de química Química dos medicamentos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Paradidactic books Teaching chemistry Chemistry of medicines |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | BEZERRA, Felipe Perin. Entre frascos e fórmulas: um paradidático como estratégia pedagógica para o ensino de química. 2024. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6804 |
Data defesa documento: | 11-Mar-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Felipe Perin Bezerra.pdf | 6.83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.