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Tipo documento: Dissertação
Título: O uso de almanaque digital como estratégia de ensino-aprendizagem sobre raios X
Autor(es): Souza, Natállia Roberta
Orientador(a): Oliveira Neto, Frederico Ayres de
Coorientador: Plaça, Jaqueline Santos Vargas
Membro da Banca: Oliveira Neto, Frederico Ayres de
Membro da Banca: Plaça, Jaqueline Santos Vargas
Membro da Banca: Camilotti, Dirce Cristiane
Membro da Banca: Silva, Fernando Augusto
Membro da Banca: Toledo, Thiago Andrade de
Resumo : Um dos desafios no ensino das Ciências da Natureza na Educação Básica é a ruptura com as tendências tradicionalistas. As estratégias comumente utilizadas nos métodos de ensino proporcionam o ensino e aprendizagem em um processo cujo cerne é o indivíduo, ainda que sejam fundamentadas em teorias de vanguarda em relação aos aspectos socioculturais. Neste trabalho, será apresentado um procedimento de ensino sobre o tema Raios X, dinamizado por meio de um produto educacional elaborado especificamente para esta abordagem. O campo de aplicação escolhido foi a Escola Estadual Modelo Santo Antônio, em Jaciara, MT, para uma turma do segundo ano do Ensino Médio contendo 20 alunos, já inseridos no itinerário formativo “Trilhas de aprofundamento Ciências Humanas e Linguagens”, com uma aula de Física por semana. A metodologia qualitativa descritiva permitiu a observação da turma durante a AEA (Atividade Ensino Aprendizagem), detalhando o objeto (produto educacional sobre Raios X) e o objetivo (abordar os conceitos de Raios X associando ao contexto do cotidiano da sociedade). Indissociáveis, objeto e objetivo formaram a base das ações durante as sete ações propostas para a AEA, cada uma delas com um nível de complexidade maior do que a anterior. Para cada ação, foi elaborada uma questão com o intuito de orientar os estudantes em suas atividades. As aulas foram gravadas pelos próprios alunos utilizando Chromebooks. Observou-se que os estudantes possuíam uma postura mais individualista e resistiam à formação de grupos para a realização das ações coletivas, uma tendência natural na perspectiva da herança de uma educação tradicional. A cooperação entre os estudantes foi considerada no planejamento das aulas, tendo em vista o ensino baseado no encontro do saber e na busca da transformação do ser ao identificar e reconhecer novas culturas, o que é possível via interação. Embora tenha sido observado engajamento dos estudantes em alguns momentos, o desinteresse foi perceptível, possivelmente devido à proximidade do fim do ano letivo, quando os alunos já estão cansados e desmotivados. Entre as ações propostas, uma delas, a visita técnica a um laboratório de Raios X diagnóstico, contou com a participação de apenas três estudantes, mas foi uma aula com muita interação com o técnico de radiologia que apresentou as instalações, considerando inúmeros conceitos. Após a aula, esses três estudantes relataram com detalhes o que observaram na visita, demonstrando que, apesar do número baixo de participantes, a proposta gerou interesse. Embora originalmente planejada para ser uma aplicação da Teoria da Objetivação (de Luís Radford), houve fatores que impossibilitaram esse intuito, havendo a mudança de foco no decorrer das aulas, passando a TO a ser uma inspiração, não mais uma teoria de aprendizagem com o propósito de sustentação. O processo não deve ser invalidado pelos imprevistos e, portanto, foram mantidos o trabalho conjunto, o potencial transformador de cada participante das aulas e o produto educacional enquanto artefato cultural, ponto focal em torno do qual ocorreram as interações. É fato que houve situações que impediram a observação sistemática da transformação dos seres e do encontro com saberes. Contudo, o produto educacional pode ser considerado como fator de integração e, consequentemente, de transformação, ainda que sem uma teoria da aprendizagem como base para as aplicações.
Resumo em lingua estrangeira: One of the challenges in teaching Natural Sciences in Basic Education is breaking with traditionalist tendencies. The strategies commonly used in teaching methods provide instruction and learning in a process that focuses on the individual, even though they are based on cutting-edge theories regarding sociocultural aspects. This paper will present a teaching procedure on the topic of X-rays, streamlined by means of an educational product specifically designed for this approach. The chosen field of application was the Santo Antonio Model State School in Jaciara - MT, for a second-year high school class containing twenty students, already enrolled in the “Tracks for Deepening Human Sciences and Languages” educational itinerary, with one Physics class per week. The descriptive qualitative methodology allowed the observation of the class during the TeachingLearning Activity, detailing the object (educational product on X-rays) and the objective (to address the concepts of X-rays in association with the context of everyday society). Inseparable, object and objective formed the basis of the seven actions proposed for the Teaching-Learning Activity, each with a higher level of complexity than the previous one. For each action, a question was created with the aim of guiding the students in their activities. The classes were recorded by the students themselves, using Chromebooks. It was observed that the students had a more individualistic attitude and resisted forming groups to carry out collective actions, a natural tendency stemming from the legacy of traditional education. Cooperation among the students was considered in the planning of the classes, recognizing that teaching is based on the exchange of knowledge and the transformation of individuals through interaction. Although student engagement was observed at times, disinterest was noticeable, possibly due to the proximity of the end of the school year, when students are already tired and unmotivated. Among the proposed actions, a technical visit to a diagnostic X-ray laboratory was attended by only three students. However, this class involved significant interaction with the radiology technician, who presented various concepts. After the class, these three students reported in detail what they observed during the visit, demonstrating that, despite the low number of participants, the proposal generated interest. Although originally planned as an application of the Theory of Objectification (by Luís Radford), unforeseen factors led to a shift in focus during the classes. The Theory of Objectification became an inspiration rather than a learning theory with a supportive purpose. Nevertheless, the process should not be invalidated by unexpected events. Therefore, the joint work, the transformative potential of each participant in the classes, and the educational product as a cultural artifact—the focal point around which interactions occurred—were maintained. Although systematic observation of the transformation of individuals and encounters with knowledge face challenges, the educational product still serves as a factor of integration and transformation, even without a specific learning theory as its foundation.
Palavra-chave: Raios X
Ensino de física
Produto educacional
Palavra-chave em lingua estrangeira: X rays
Physics teaching
Educational product
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: SOUZA, Natállia Roberta. O uso de almanaque digital como estratégia de ensino-aprendizagem sobre raios X. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6807
Data defesa documento: 22-Aug-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

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