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http://ri.ufmt.br/handle/1/6814
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação para saúde : do parasita à prevenção : um guia didático para aulas de ciências da natureza do ensino fundamental II |
Autor(es): | Morais, Priscila Letícia França de |
Orientador(a): | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda |
Membro da Banca: | Gomes, Giselly Rodrigues das Neves Silva |
Membro da Banca: | Castro, Edward Bertholine de |
Resumo : | Esta pesquisa tem por objetivo a construção de um referencial didático para utilização do professor de ciências da natureza em aulas para turmas do ensino fundamental II com a temática educação em saúde relacionada às verminoses, com instrumento de abordagem pedagógica o ensino por investigação, utilizando o método ativo, rotação por estações. O ensino, através da ludicidade, tem se apresentado como eficiente ferramenta para difusão de medidas profiláticas frente às verminoses intestinais, estas enfermidades constituem um grave problema de saúde e afetam principalmente a população infantil, causando, atrasos cognitivos de aprendizagem, evasão escolar e em casos mais graves internações hospitalares. Neste contexto, o presente trabalho objetivou a criação de ferramentas lúdico-didáticas, para ensino e prevenção das parasitoses intestinais entre crianças e adolescentes em idades escolares. A aglomeração destes indivíduos juntamente com a falta de cuidados básicos de higiene se torna um fator preponderante para favorecimento e manutenção dos ciclos dos parasitas. Água e alimentos expostos, ou a manipulação destes sem a devida higiene, permitem comumente as contaminações, comprometendo os indivíduos que consomem estes alimentos, somando-se a isto a falta de informação adequada sobre as medidas preventivas de higiene, geram atos impróprios que resultam na predominância de tais infecções por enteroparasitoses. Desenvolveu-se o planejamento de uma sequência didática que buscou somar as dificuldades encontradas em sala de aula e a utilização de ferramentas didáticas e pedagógicas que potencializasse a cognição do aluno e efetivaram o processo de ensino-aprendizagem. A aprendizagem baseada em ensino por estações de rotação tem sido utilizada com sucesso na área educacional, além de caracterizar-se como um método ativo de ensino, no qual o discente é sujeito da construção do conhecimento. Como resultado dessa pesquisa desenvolveu-se o guia didático que são recursos promissores a serem utilizados nas aulas de parasitologia, podendo ser adaptados e replicados com outros conteúdos. Optou-se por uma apresentação visual atrativa com diversidade de cores e imagens, além de textos com linguagem acessível para maior adequação ao público-alvo. Por fim, considerando que as parasitoses intestinais são doenças negligenciadas, causam enormes prejuízos à saúde pública e afetam principalmente crianças, os recursos originais apresentados possivelmente auxiliarão no desenvolvimento de competências pedagógicas lúdicas. Assim sendo, poderão contribuir para formação de multiplicadores de conhecimento em educação e saúde, tornando-os agentes promotores da saúde pública em suas escolas, famílias e comunidades. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims to construct a didactic reference for use by natural science teachers in classes for elementary school II classes with the theme of health education related to verminoses, with an instrument of pedagogical approach, teaching by investigation, using the method active, rotation by seasons. Teaching, through playfulness, has been presented as an efficient tool for disseminating prophylactic measures against intestinal worms. These illnesses constitute a serious health problem and mainly affect the child population, causing cognitive learning delays, school dropout and in cases more serious hospital admissions. In this context, the present work aimed to create playful-didactic tools for teaching and preventing intestinal parasites among children and adolescents of school age. The crowding of these individuals together with the lack of basic hygiene care becomes a preponderant factor in favoring and maintaining parasite cycles. Exposed water and food, or the handling of these without proper hygiene, commonly allow contamination, compromising the individuals who consume these foods, added to this the lack of adequate information on preventive hygiene measures, generating inappropriate acts that result in predominance of such enteroparasitic infections. The planning of a didactic sequence was developed that sought to add to the difficulties encountered in the classroom and the use of didactic and pedagogical tools that would enhance the student's cognition and effect the teaching-learning process. Learning based on teaching through rotation stations has been used successfully in the educational area, in addition to being characterized as an active teaching method, in which the student is the subject of knowledge construction. The materials developed are promising resources to be used in parasitology classes, and can be adapted and replicated with other content. We opted for an attractive visual presentation with a diversity of colors and images, as well as texts with accessible language to better suit the target audience. Finally, considering that intestinal parasites are neglected diseases, cause enormous damage to public health and mainly affect children, the original resources presented will possibly help in the development of playful pedagogical skills. Therefore, they will be able to contribute to the training of knowledge multipliers in education and health, making them agents that promote public health in their schools, families and communities. |
Palavra-chave: | Educação em saúde Verminoses Métodos ativos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Health education Worms Active methods |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | MORAIS, Priscila Letícia França de. Educação para saúde: do parasita à prevenção: um guia didático para aulas de ciências da natureza do ensino fundamental II. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6814 |
Data defesa documento: | 23-Nov-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
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