Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6815
Tipo documento: Dissertação
Título: O desenvolvimento profissional docente e o diálogo entre ciência e religião
Autor(es): Nóbrega, Ana Paula Albonette de
Orientador(a): Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Fernandes, Raquel Martins
Resumo : Para realizar um ensino de ciências significativo, compreendemos que o professor deve estar em constante desenvolvimento profissional. Dessa forma, trazemos para o estudo a ideia de Desenvolvimento Profissional Docente que envolve todas as experiências de aprendizagem planejadas, ou seja, a formação inicial e os cursos de formação continuada, mas também as experiências profissionais e pessoais, considerando que o professor é fruto de todos esses conhecimentos. A vivência do professor nas mais variadas dimensões de sua vida cotidiana, acadêmica e profissional – cultural e social – é propulsora de movimentos epistemológicos que modificam sua forma de relacionar-se com o conhecimento e com o mundo. Durante a prática pedagógica, o professor é interpelado por diversas dúvidas, incluindo aquelas de cunho religioso. Para auxiliar os professores a enfrentarem tais desafios, o presente trabalho visou conhecer qual a contribuição do diálogo entre ciência e religião para o ensino de ciências naturais. Nossa hipótese é que a ciência pode ser ensinada nas escolas de uma forma diferente, mais engajada e menos dogmática. O objetivo do trabalho é promover a ampliação de conhecimentos sobre a natureza, o escopo e as limitações da ciência, discorrendo de forma didática, atrativa e lúdica sobre as possíveis interações entre ciência e religião no âmbito do ensino de ciências naturais. A fundamentação teórica foi baseada em três campos de conhecimento: formação de professores (com ênfase no Desenvolvimento Profissional Docente), concepção de ciência e um possível relacionamento entre os campos da ciência e da religião. Para propiciar conhecimentos acerca da possibilidade de um diálogo entre ciência e religião durante o ensino de ciências naturais, construímos um livro paradidático intitulado: “Ciência e Religião no Ensino de Ciências Naturais: Pode isso?”. A pesquisa realizada foi qualitativa do tipo estudo de caso. Os participantes foram os professores de ciência naturais e matemática de uma escola pública de Cuiabá-MT. Para favorecer a aplicação da metodologia, organizamos uma oficina intitulada “Ciência e religião dialogando?”. A oficina oportunizou aos sujeitos a leitura completa do livro paradidático e permitiu que eles respondessem aos instrumentos de pesquisa. A análise das respostas se baseou na técnica da análise textual discursiva. Os resultados indicam que o professor que se percebe em desenvolvimento profissional, consegue, a partir de sua cosmovisão, proporcionar um diálogo ético, tolerante e construtivo entre ciência e religião no exercício de sua prática pedagógica.
Resumo em lingua estrangeira: To achieve a meaningful science teaching, we understand that the teacher must be in constant professional development. In this way, we bring to the study the idea of Teaching Professional Development that involves all planned learning experiences, that means, initial education and continuing education courses, but also professional and personal experiences, considering that the teacher is the result of all this knowledge. The teacher's experience in the most varied dimensions of his daily, academic and professional life - cultural and social - is the propelling factor of epistemological movements that modify his way of connecting to knowledge and the world. During the pedagogical practice, the teacher is questioned by several doubts, including those of religious nature. To help teachers face such challenges, the present study aimed to know what is the contribution of the dialogue between science and religion to the teaching of natural sciences. Our hypothesis is that science can be taught in schools in a different, more engaged and less dogmatic way. The objective is to promote the expansion of knowledge about the nature, scope and limitations of science, talking in a didactic, attractive and playful way on the possible interactions between science and religion in the natural science education. The theoretical foundation was based on three fields of knowledge: teacher training (with emphasis on Professional Teacher Development), science conception and a possible relationship between the fields of the science and the religion. In order to provide knowledge about the possibility of a dialogue between science and religion during the teaching of natural sciences, we built a paradigmatic book entitled: "Religion and Science in Natural Science Teaching: Can It works?". The research was qualitative case study type. Participants were the teachers of natural science and mathematics of a public school in Cuiabá-MT. To favor the application of the methodology, we organized a workshop entitled: “Are Religion and Science Dialoguing? The workshop provided subjects with a complete reading of the paradigmatic book and allowed them to respond to research instruments. The analysis of the answers was based on the technique of discursive textual analysis. The results indicate that teachers who perceive themselves in professional development can, from their worldview, provide an ethical, tolerant and constructive dialogue between science and religion in the exercise of their pedagogical practice.
Palavra-chave: Desenvolvimento profissional docente
Diálogo entre ciência e religião
Ensino de ciências naturais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Professional teacher development
Dialogue between religion and science
Teaching of natural science
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: NÓBREGA, Ana Paula Albonette de. O desenvolvimento profissional docente e o diálogo entre ciência e religião. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6815
Data defesa documento: 16-Dez-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Ana Paula Albonette de Nóbrega.pdf1.11 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.