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Tipo documento: Dissertação
Título: O uso de jogos digitais no atendimento educacional especializado de adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(es): Lacerda, Mariane Gomes
Orientador(a): Nunes, Eunice Pereira dos Santos
Membro da Banca: Nunes, Eunice Pereira dos Santos
Membro da Banca: Freitas, Luiz Alexandre Barbosa de
Membro da Banca: Casagrande, Ana Lara
Resumo : A integração de tecnologias no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma abordagem eficaz para aprimorar o desenvolvimento das funções executivas em adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo teve como objetivo analisar o impacto do uso de jogos digitais como ferramenta pedagógica no desenvolvimento dessas funções, com foco em habilidades como planejamento, controle inibitório, flexibilidade cognitiva e atenção seletiva. A pesquisa contou com a participação de 12 adolescentes diagnosticados com TEA, com idades entre 11 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal. Os participantes foram divididos em dois grupos: o grupo experimental, composto por seis adolescentes que receberam intervenções utilizando jogos digitais, e o grupo controle, também com seis adolescentes, que realizou apenas atividades do AEE tradicional. A metodologia adotada foi de métodos mistos, com coleta de dados quantitativos e qualitativos. Os resultados indicaram que o grupo experimental obteve melhorias significativas nos testes de funções executivas, especialmente no Teste de Atenção por Cancelamento (TAC), onde as pontuações aumentaram de 91,7 para 103,7 após as intervenções. Em contraste, o grupo controle apresentou estabilidade ou queda nas pontuações, com uma média inicial de 75,0 no Teste de Torre de Londres (ToL), que pouco se alterou, e uma diminuição leve no TAC, de 53,8 para 45,8 pontos. Questionários aplicados aos pais evidenciaram uma percepção positiva sobre o uso de jogos digitais no AEE, destacando o maior engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Conclui-se que o uso de jogos digitais no AEE contribui positivamente para o desenvolvimento das funções executivas de adolescentes com TEA, com maior ênfase em aspectos de atenção seletiva e controle inibitório. Sugerese a ampliação dos estudos com amostras maiores e períodos de intervenção mais extensos para validar os resultados obtidos e explorar novos parâmetros de intervenção no contexto da educação inclusiva.
Resumo em lingua estrangeira: Integrating technology into Special Education (SEA) is an effective approach to improving the development of executive functions in youth with Autism Spectrum Disorder (ASD). This study aimed to analyze the impact of using digital games as an educational tool on the development of these functions, focusing on skills such as planning, inhibitory control, cognitive flexibility, and selective attention. The study involved 12 adolescents diagnosed with ASD, between the ages of 11 and 17, enrolled in the public school system of the Federal District. The participants were divided into two groups: the experimental group, composed of six adolescents who received interventions using digital games, and the control group, also composed of six adolescents, who only received traditional ESA activities. The methodology used was mixed methods, with quantitative and qualitative data collection. The results showed that the experimental group achieved significant improvements in executive function tests, especially in the Attention Cancellation Test (CAT), where scores increased from 91.7 to 103.7 after the interventions. In contrast, the control group showed stability or a decrease in scores, with an initial average of 75.0 on the Tower of London Test (ToL), which changed little, and a slight decrease on the TAC, from 53.8 to 45.8 points. Questionnaires administered to parents showed a positive perception of the use of digital games in ESA, highlighting the increased student engagement in the proposed activities. It is concluded that the use of digital games in ESA contributes positively to the development of executive functions in adolescents with ASD, with greater emphasis on aspects of selective attention and inhibitory control. We suggest extending the studies with larger samples and longer intervention periods to validate the results obtained and to explore new intervention parameters in the context of inclusive education.
Palavra-chave: Jogos digitais
Funções executivas - FEs
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Palavra-chave em lingua estrangeira: Digital games
Executive functions - EFs
Autism Spectrum Disorder - ASD
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI
Referência: LACERDA, Mariane Gomes. O uso de jogos digitais no atendimento educacional especializado de adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6818
Data defesa documento: 3-Oct-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PROFEI - Dissertações de mestrado

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