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http://ri.ufmt.br/handle/1/6820
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Altas habilidades/superdotação e a formação de professores para a educação inclusiva : guia educacional como subsídio para identificação e atendimento dos estudantes em Mato Grosso |
Autor(es): | Silva, Lílian Paz Gonçalves da |
Orientador(a): | Gonçalves, Márcia de Moura |
Membro da Banca: | Gonçalves, Márcia de Moura |
Membro da Banca: | Lima, Criseida Rowena Zambotto de |
Membro da Banca: | Souza, Sebastiana Almeida |
Resumo : | O processo de identificação e atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação ainda é pouco conhecido nos espaços escolares e muitas são as barreiras encontradas para o reconhecimento de estudantes com habilidades acima da média, tornando-se imprescindível que os professores, tanto da sala de ensino regular como da Sala de Recursos Multifuncional (SRM), tenham formação e orientação adequada para o reconhecimento dessas características, formas de identificação, atendimento e desenvolvimento de práticas inclusivas e enriquecedoras que estimulem o potencial criativo desse público. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo investigar os processos formativos da docência, propostos e desenvolvidos pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação - NAAH/S, do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial – CASIES, vinculado à Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso, com vistas à elaboração de um Guia Educacional para auxiliar os professores no processo de identificação e atendimento dos estudantes com AH/SD. De abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, este trabalho tem como embasamento teórico a teoria das Inteligências Múltiplas (Gardner,1994) e a teoria dos Três Anéis (Renzulli,2004) que favorecem, através dos conceitos de inteligência e de altas habilidades/superdotação, a identificação do estudante com AH/SD. Para os procedimentos investigativos dessa pesquisa utilizamos, como instrumentos para obtenção de dados, duas vias de coleta: análise documental e questionário. Participaram deste estudo 3 professores formadores do NAAH/S - MT e 17 professores da SRM cursistas das formações desenvolvidas pelo núcleo, no período compreendido entre os anos de 2021 e 2022. Os dados obtidos nesta pesquisa foram analisados e categorizados conforme a análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin (2016). Os resultados obtidos evidenciaram algumas dificuldades e necessidades que os professores têm em relação à identificação/atendimento dos estudantes com AH/SD. A partir da análise dos dados coletados e de sua discussão, foram levantados os conteúdos para a elaboração de um recurso educacional que, nesse caso se caracteriza como um Guia Educacional, objetivando oferecer apoio, suporte e orientação aos professores, em relação à identificação e atendimento dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. No guia propomos oferecer orientações práticas que respondam às necessidades apontadas pelos professores participantes do estudo, incluindo a conceituação teórica utilizada no processo de identificação das AH/SD, o amparo legal previsto na legislação, as características e indicadores dos estudantes com AH/SD, os mitos, bem como as estratégias de identificação e avaliação desses estudantes no contexto educacional. |
Resumo em lingua estrangeira: | The process of identifying and serving students with high abilities/giftedness is still poorly understood in school environments, and there are numerous barriers to recognizing students with above-average abilities. It is essential for teachers, both in regular classrooms and in the Multifunctional Resource Room (MRR), to receive adequate training and guidance to recognize these characteristics, methods of identification, support, and development of inclusive and enriching practices that stimulate the creative potential of this group. Therefore, this research aims to investigate the educational training processes proposed and offered by the Giftedness and High Ability Activities Nucleus (NAAH/S) of the Center for Support and Inclusion of Special Education – CASIES, affiliated with the State Secretary of Education of Mato Grosso,Brazil, with the goal of developing an Educational Guide to assist teachers in the identification and support of students with HH/G. This qualitative, case study approach is theoretically grounded in the Multiple Intelligences theory (Gardner, 1994) and the Three-Ring Conception (Renzulli, 2004), which facilitate the identification of students with HH/G through concepts of intelligence and giftedness. For the investigative procedures in this research, we applied two data collection methods: document analysis and questionnaires. Three NAAH/S - MT training teachers and seventeen MRR teachers participating in the training sessions conducted by the nucleus between 2021 and 2022 were involved in this study. Data collected in this research were analyzed and categorized using content analysis as proposed by Laurence Bardin (2016). The results of this study highlighted several difficulties and needs that teachers have in identifying/supporting students with HH/G. Based on the analysis and discussion of the collected data, educational resource content was developed, resulting in an Educational Guide aimed at providing support and guidance to teachers regarding the identification and support of students with High Abilities/Giftedness. The guide proposes practical guidelines that address the needs identified by participating teachers, including the theoretical concepts used in the identification process of HH/G, legal provisions outlined in legislation, characteristics and indicators of students with HH/G, myths, as well as strategies for identifying and evaluating these students in the educational context. |
Palavra-chave: | Altas habilidades Educação Educação inclusiva Formação de professores Superdotação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | High abilities Education Inclusive education Teacher training Giftedness |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI |
Referência: | SILVA, Lílian Paz Gonçalves da. Altas habilidades/superdotação e a formação de professores para a educação inclusiva: guia educacional como subsídio para identificação e atendimento dos estudantes em Mato Grosso. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6820 |
Data defesa documento: | 4-Oct-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PROFEI - Dissertações de mestrado |
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