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http://ri.ufmt.br/handle/1/6821
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação inclusiva, a sala de recursos multifuncionais na escola regular e o uso da impressora 3D : um estudo de caso sobre a mediação do ensino na prática pedagógica |
Autor(es): | Amorim, Juscilene Dias |
Orientador(a): | Gonçalves, Márcia de Moura |
Membro da Banca: | Gonçalves, Márcia de Moura |
Membro da Banca: | Freitas, Luiz Alexandre Barbosa de |
Membro da Banca: | Rocha, Angela Fátima da |
Resumo : | A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular assegurou o respeito à dignidade da pessoa com deficiência, em especial, a partir da criação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em 2008. Juntamente com esse avanço social é necessário desenvolver, aprimorar e pensar a prática pedagógica para o aprendizado desse público-alvo. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática pedagógica do professor da Sala de Recursos Multifuncional a partir do uso de materiais pedagógicos 3D no processo de ensino de estudantes com necessidades educacionais especiais. A partir dos conceitos de Mediação e das Funções Psicológicas Superiores proposto por Lev Vygotsky (1998), foram analisadas as atividades aplicadas com os recursos pedagógicos 3D e realizadas pelos estudantes no Atendimento Educacional Especializado. Como produto da pesquisa, foi proposto um recurso educacional do tipo “Guia Orientativo” para a confecção e uso de materiais produzidos por uma impressora 3D, com procedimentos de aplicação para facilitar a interação entre professor e estudantes com necessidades educacionais especiais durante o processo de aprendizagem na etapa do Ensino Fundamental. A pesquisa em voga é qualitativa do tipo Estudo de Caso, conforme propõe Prodanov e Freitas ( 2013), realizada em uma escola de ensino regular no interior de Goiás. A professora da Sala de Recursos Multifuncionais foi a única participante da pesquisa. O estudo sobre mediação entre a aprendizagem e o conhecimento foi realizado a partir dos recursos pedagógicos produzidos por uma impressora 3D para atender as necessidades educacionais das crianças matriculadas na SRM. Os resultados apontam que aulas planejadas com objetivos definidos, intencionalidade pedagógica e uso de recursos didáticos 3D corroboram com o desenvolvimento das Funções Pisicológicas Superiores. |
Resumo em lingua estrangeira: | The inclusion of students with special educational needs in the regular classroom ensured respect for the dignity of people with disabilities, especially since the creation of the National Policy for Special Education from the perspective of Inclusive Education in 2008. Along with this social advancement, it is necessary to develop, improve and reflect on the pedagogical practice for the learning of this target audience. In this sense, the research aimed at investigating the pedagogical practice of the Multifunctional Resource Room (SRM) teacher related to the use of 3D pedagogical materials in the teaching of students with special educational needs. Based on the concepts of Mediation and Higher Psychological Functions proposed by Lev Vygotsky (1998), the activities applied with 3D pedagogical resources and carried out by students in Specialized Educational Services were analyzed. As a result of the research, a Guideline was produced as an educational resource explaining the production and use of materials produced by a 3D printer, with application procedures to facilitate the interaction between teachers and students with special educational needs during the learning process in the Elementary School stage. This research is a qualitative case study, as proposed by Prodanov and Freitas (2013), carried out in a regular school in the state of Goiás, Brazil, and the SRM teacher was the only participant in the research. The study on mediation between learning and knowledge focused on the pedagogical resources produced by a 3D printer to meet the educational needs of children enrolled in the SRM. The results indicate that classes planned with defined objectives, pedagogical intentionality and the use of 3D teaching resources corroborate with the development of Higher Psychological Functions. |
Palavra-chave: | Educação especial Escola regular Prática pedagógica Sala de recursos multifuncionais Impressora 3D |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Special education Regular school Pedagogical practice Multifunction resource room 3D printer |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI |
Referência: | AMORIM, Juscilene Dias Amorim. Educação inclusiva, a sala de recursos multifuncionais na escola regular e o uso da impressora 3D: um estudo de caso sobre a mediação do ensino na prática pedagógica. 2024. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6821 |
Data defesa documento: | 14-Nov-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PROFEI - Dissertações de mestrado |
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