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http://ri.ufmt.br/handle/1/6823
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Uso de tecnologia assistiva no atendimento pedagógico domiciliar : processo de ensino de estudante com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1 |
Autor(es): | Dombroski, Simone Gardes |
Orientador(a): | Borges, Luciana Correia Lima de Faria |
Membro da Banca: | Borges, Luciana Correia Lima de Faria |
Membro da Banca: | Maciel, Cristiano |
Membro da Banca: | Dias, Tatiane Lebre |
Resumo : | A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma condição genética progressiva que resulta em fraqueza muscular devido à degeneração dos neurônios motores. Alunos com AME Tipo 1 enfrentam desafios na comunicação devido à condição clínica. O Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) adapta o ensino ao ambiente domiciliar para estes estudantes, e a Tecnologia Assistiva, como a Comunicação Alternativa, é essencial para facilitar o acesso ao aprendizado. No entanto, há uma escassez de estudos sobre os efeitos dessas tecnologias no ensino de estudantes com AME Tipo 1 em ambiente domiciliar. Diante disto, esta pesquisa visa preencher essa lacuna investigando como a TA, especialmente a CA, pode contribuir no processo de ensino de estudante com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1 no contexto do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD). Desse modo, o objetivo deste trabalho é investigar a contribuição da utilização de Tecnologia Assistiva, especialmente a Comunicação Alternativa, no processo de ensino de estudante com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1 no contexto do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD). Para tal, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de nível exploratório, utilizando o método de Estudo de Caso. O estudo, iniciado em setembro de 2023, foi conduzido na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, abrangendo tanto a residência da estudante quanto a unidade escolar estadual onde ela estava matriculada, cursando o 2º ano do Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados incluíram entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários com perguntas abertas, consulta a documentos escolares da estudante como relatórios e portfólio, observação participante das atividades desenvolvidas com a estudante na disciplina de Química. A análise das entrevistas foi realizada com a metodologia de Triangulação de dados, identificando as necessidades da estudante no uso de Tecnologia Assistiva. Observou-se uma receptividade positiva às pranchas de comunicação, que ajudaram a reduzir barreiras de comunicação e facilitaram o acesso ao conteúdo educacional. O engajamento da estudante variou conforme a funcionalidade das ferramentas de TA, mostrando participação intensa quando compreendida e instabilidade quando não era compreendida. Além disso, observou-se a necessidade de uma maior integração entre os envolvidos no processo educacional, bem como um aprofundamento no conhecimento sobre o APD e a TA. A importância de investimentos em tecnologias avançadas é evidenciada, visando ampliar a autonomia da estudante no uso do computador, facilitando o desenvolvimento acadêmico e promovendo uma inclusão mais ativa nas atividades pedagógicas. Destaca-se também a importância de investir em pesquisas contínuas na área do Atendimento Pedagógico Domiciliar e da Tecnologia Assistiva, para aprimorar as práticas educativas e garantir que soluções inovadoras e adequadas sejam continuamente desenvolvidas e implementadas para atender às necessidades dos estudantes. |
Resumo em lingua estrangeira: | Spinal Muscular Atrophy (SMA) is a progressive genetic condition that results in muscle weakness due to degeneration of motor neurons. Students with SMA Type 1 face communication challenges due to their clinical condition. Home Pedagogical Assistance (APD) adapts teaching to the home environment for these students, and Assistive Technology, such as Alternative Communication, is essential to facilitate access to learning. However, there is a lack of studies on the effects of these technologies on teaching students with Type 1 SMA in a home environment. Given this, this research aims to fill this gap by investigating how AT, especially CA, can contribute to the teaching process of students with Spinal Muscular Atrophy (SMA) type 1 in the context of Home Pedagogical Care (APD). Therefore, the objective of this work is to investigate the contribution of using Assistive Technology, especially Alternative Communication, in the teaching process of students with Spinal Muscular Atrophy (SMA) type 1 in the context of Home Pedagogical Care (APD). To this end, the research adopted a qualitative approach at an exploratory level, using the Case Study method. The study, which began in September 2023, was conducted in the city of Cuiabá, Mato Grosso, Brazil, covering both the student's residence and the state school unit where she was enrolled, attending the 2nd year of high school. The data collection instruments included semi-structured interviews, application of questionnaires with open questions, consultation of the student's school documents such as reports and portfolio, participant observation of the activities carried out with the student in the Chemistry discipline. The analysis of the interviews was carried out using the Data Triangulation methodology, identifying the student's needs in the use of Assistive Technology. There was a positive reception to the communication boards, which helped to reduce communication barriers and facilitated access to educational content. Student engagement varied depending on the functionality of the AT tools, showing intense participation when understood and instability when not understood. Furthermore, there was a need for greater integration between those involved in the educational process, as well as a deeper understanding of APD and AT. The importance of investments in advanced technologies is highlighted, aiming to increase student autonomy in using the computer, facilitating academic development and promoting more active inclusion in pedagogical activities. The importance of investing in continuous research in the area of Home Pedagogical Care and Assistive Technology is also highlighted, to improve educational practices and ensure that innovative and appropriate solutions are continually developed and implemented to meet the needs of students. |
Palavra-chave: | Atendimento pedagógico domiciliar Tecnologia assistiva Atrofia muscular espinhal |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Home pedagogical service Assistive technology Spinal muscular atrophy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI |
Referência: | DOMBROSKI, Simone Gardes. Uso de tecnologia assistiva no atendimento pedagógico domiciliar: processo de ensino de estudante com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6823 |
Data defesa documento: | 30-Oct-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PROFEI - Dissertações de mestrado |
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