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Tipo documento: Dissertação
Título: Escalas para avaliação do risco de suicídio em adolescentes : revisão sistemática
Autor(es): Camargo, Maria Ida Ferreira Pires de
Orientador(a): Ribeiro, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana
Membro da Banca: Ribeiro, Rosangela Katia Sanches Mazzorana
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Hernandes, Janete Capel
Resumo : A adolescência pode como um momento de consideráveis mudanças físicas, psicológicas, cognitivas e socioculturais. Estudos e estimativas globais apontam que o suicídio representa a terceira causa de morte. Nesse sentido, torna-se evidente que o estudo do risco de suicídio pode contribuir com informações importantes para a compreensão da conduta suicida, sobretudo na adolescência. Diante desse contexto, o objetivo desta pesquisa foi o de analisar, identificando e comparando, escalas de avaliação do risco de suicídio em adolescentes. Tratou-se de uma revisão sistemática, estruturada de acordo com as diretrizes da lista de verificação Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e Meta-Analysis – PRISMA (2020). A questão da pesquisa construída utilizando a estratégia PECO, foi: Quais os tipos e os critérios de validade das escalas do risco de suicídio em adolescentes? Os indexadores utilizados nas buscas dos artigos foram: Pubmed, Cochrane e Web of science, bem como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD como literatura cinzenta. O desenho compreendeu qualquer tipo de estudo quantitativo, com publicação nos últimos cinco anos (de 2018 a 2022) e sem restrição de idioma. Foram selecionados para a revisão 15 artigos, contendo 14 tipos de escalas com estudos trazendo os principais critérios de validade e confiabilidade e 4 escalas inteiramente direcionadas ao risco de suicídio em adolescentes, sendo elas: A Escala de Avaliação do Comportamento Suicida do Adolescente (SENTIA) (Adriana Díez-Gómez et al., 2020), Escala de Depressão para Adolescentes de Kutcher (Zhou Huiming et al., 2015), Suicidal Ideation Questionnaire–Junior (SIQ-JR) (Reynolds, 1987) e Inventário de Razões para Viver para Adolescentes (RFL) (Osman et al., 1998). A identificação e comparação das escalas, pensando seus critérios de validade e confiabilidade contribuem para o desenvolvimento de instrumentos, que atendam diretamente o público adolescente conhecidos como vulneráveis ao fenômeno tratado neste estudo.
Resumo em lingua estrangeira: Adolescence can be a time of considerable physical, psychological, cognitive and sociocultural changes. Studies and global estimates indicate that suicide represents the third cause of death. In this sense, it becomes evident that the study of suicide risk can contribute important information to understanding suicidal behavior, especially in adolescence. Given this context, the objective of this research was to analyze, identifying and comparing, suicide risk assessment scales in adolescents. This was a systematic review, structured according to the guidelines of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis – PRISMA (2020) checklist. The research question constructed using the PECO strategy was: What are the types and validity criteria of suicide risk scales in adolescents? The indexers used in the article searches were: Pubmed, Cochrane and Web of science, as well as the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations – BDTD as gray literature. The design comprised any type of quantitative study, published in the last five years (from 2018 to 2022) and without language restrictions. 15 articles were selected for the review, containing 14 types of scales with studies bringing the main validity and reliability criteria and 4 scales entirely aimed at the risk of suicide in adolescents, namely: The Adolescent Suicidal Behavior Assessment Scale (SENTIA) ( Adriana Díez-Gómez et al., 2020), Kutcher Adolescent Depression Scale (Zhou Huiming et al., 2015), Suicidal Ideation Questionnaire–Junior (SIQ-JR) (Reynolds, 1987), and Reasons to Live For Inventory Adolescents (RFL) (Osman et al., 1998). The identification and comparison of scales, considering their validity and reliability criteria, contribute to the development of instruments that directly serve adolescents known to be vulnerable to the phenomenon addressed in this study.
Palavra-chave: Ideação suicida
Risco de suicídio
Tentativa de suicídio
Escalas
Adolescente
Palavra-chave em lingua estrangeira: Suicidal ideation
Suicide risk
Suicide attempt
Scales
Adolescent
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: CAMARGO, Maria Ida Ferreira Pires de. Escalas para avaliação do risco de suicídio em adolescentes: revisão sistemática. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6834
Data defesa documento: 12-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

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