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http://ri.ufmt.br/handle/1/684
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O movimento na educação infantil : um estudo sobre crianças em processos interativos |
Autor(es): | Belém, Jéssika Barbosa |
Orientador(a): | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Beber, Irene Carrillo Romero |
Resumo : | A pesquisa teve por finalidade investigar as crianças em suas interações nas aulas, buscando dar “voz” a relação que elas possuem com as atividades com ênfase no Eixo Movimento (EMO), com base nos comportamentos expressos em falas e gestos a partir das emoções/sentimentos que se mostraram nessas interações. A pergunta obsessiva no processo investigativo foi: qual a relação da criança com o EMO na Educação Infantil (EDI)? Para a tarefa investigatória, me amparei na pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, quando durante seis meses foi possível investigar duas escolas de rede municipal de ensino de Barra do Garças-MT, sendo uma pública e a outra privada. Para a coleta de dados, foi utilizada a observação intensiva das aulas de duas docentes, uma de Educação Física e, outra de Pedagogia nas atividades com ênfase no EMO. A observação foi não-participante de 39 crianças, que contou com anotações em caderno de campo do total de 31 aulas, registro de imagens fotográficas e entrevista semiestruturada com dez crianças. O referencial norteador foi composto por um aporte teórico e documental, com base em Le Breton, Maturana, Sarmento, Kunz,os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (RCNEI) e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI). Para subsidiar o suporte metodológico foram apresentados à investigação Geertz, Minayo, Marconi e Lakatos, Lüdke e André. A pesquisa mostrou que as crianças durante as atividades do EMO são administradas pelo controle excessivo de seus modos de ser e se comportar. Portanto as emoções que se expressam nesses ritos de escolarização são comuns a qualquer espaço social: volição, raiva, alegria, empatia, amuo, medo... Que a metáfora bretoniana acataria como “paixões ordinárias”. O EMO nas aulas é cerceado pela ação educativa, própria do ambiente escolar. As crianças, raramente conseguem se desvencilhar do modus operandi das aulas, visto que, são veementemente limitadas. A expressão “fazer o que a professora manda”, declara em mais alta voz a relação das crianças com o EMO, ou seja, que essas atividades acontecem com regras e, em tempos e espaços pré-definidos pelas professoras. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research was intended investigate the children in their interaction in class, trying to give "voice" the relation they have with the activities focusing on the Motion Axis (MA), based on the behavior expressed in words and gestures from the emotions / feelings that have shown these interactions. The question was persecuted in the investigative process: what the child's relationship with the MA in kindergarten (K)? For such an enterprise, I took shelter in the qualitative ethnographic research of descriptive nature, when for six months was possible to investigate two municipal schools teaching Barra do Garças-MT, one public and the other private. To collect data, we used the intensive observation of classes two teachers, one physical education and other Pedagogy in activities focusing on the MA, the observation was non-participant 39 children, had record in a diary the total of 31 classes, photographic images recording and semi-structured interviews with ten children. The guiding framework was composed of a theoretical framework and documentary, based on D. Le Breton, H. Maturana, E. Sarmento, E. Kunz, Curriculum Referential for Early Childhood Education (CRECE) and the Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (CGECE). To subsidize the methodological support was provided to the investigation C. Geertz, Minayo, Marconi and Lakatos, Lüdke and M. André. Research has shown that children during MA activities are suppressed the exacerbated control of their ways of being and behaving, so the emotions that are expressed in these rituals are common to any school space: volition, anger, joy, empathy, pout, and fear. The MA in class is curtailed by educational activities, the school environment itself. Children are rarely able to break away from school ethos, as are strongly coerced. The expression "do what the teacher commands," says louder the relation of children with the MA, namely that these activities take place with rules and time and predefined spaces for teachers. |
Palavra-chave: | Emoções Criança Movimento Interações |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Emotions Child Movement Interactions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Referência: | BELÉM, Jéssika Barbosa. O movimento na educação infantil: um estudo sobre crianças em processos interativos. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/684 |
Data defesa documento: | 31-Aug-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado |
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