Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6846
Tipo documento: | Tese |
Título: | Capacidade de autocuidado de cuidadores informais de pessoas idosas com demência : estudo quase experimental |
Autor(es): | Agulhó, Daniela Luzia Zagoto |
Orientador(a): | Reiners, Annelita Almeida Oliveira |
Membro da Banca: | Reiners, Annelita Almeida Oliveira |
Membro da Banca: | Casarin, Luciane Almeida |
Membro da Banca: | Mendes, Priscila Aguiar |
Membro da Banca: | Silva, Pãmela Rodrigues de Souza |
Membro da Banca: | Cunha, Carla Rafaela Teixeira |
Resumo : | Introdução: A demência é uma síndrome de natureza crônica e possui como característica principal o declínio cognitivo. As consequências da demência não atingem somente a pessoa idosa, mas também o cuidador informal, pois o cuidado é uma atividade diuturna, repetitiva e desgastante que pode prejudicar o cuidado do cuidador consigo mesmo. O cuidador precisa sentir-se capaz de cuidar de si e necessita de apoio para o autocuidado. Objetivo: Avaliar a efetividade de uma intervenção educativa baseada na autoeficácia para aumentar a capacidade de autocuidado de cuidadores informais de pessoas idosas com demência. Metodologia: Trata-se de estudo do tipo quase experimental, com avaliação antes e depois. A pesquisa foi realizada em Cuiabá – MT, com 17 cuidadores informais de pessoas idosas com demência atendidos no ambulatório de geriatria do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUJM, parecer 4.622.301 e registrado na ReBEC com o número RBR-7gfvn3y. A intervenção educativa foi realizada por telefone em etapas: 1) Pré-intervenção: coleta de dados para: caracterização dos cuidadores, medidas de sobrecarga, capacidade de autocuidado e autoeficácia percebida; 2) Intervenção: dividida em quatro momentos, nos quais foi encaminhado aos participantes quatro vídeos produzidos pela própria pesquisadora baseados nas quatro fontes de crença de autoeficácia da Teoria Social Cognitiva de Bandura; 3) Pós-intervenção: nova medida de capacidade de autocuidado. A análise descritiva foi apresentada em tabelas e gráficos, com frequência absoluta e relativa. Foi realizado teste de normalidade dos dados e apresentação gráfica com Box-plot. Posteriormente o teste não paramétrico de Wilcoxon rank-sum e teste t pareado, considerado nível de significância de 0,05. Resultados: A maioria dos cuidadores é do sexo feminino (88,2%) e possui mais de 11 anos de estudo (58,8%), 41,2% estão na faixa etária de 50 a 59 anos. No que se refere às atividades como cuidador, 29,4% deles estão cuidando da pessoa idosa por um período de 5 a 9 anos e outros 29,4% cuidam por 10 anos ou mais. O maior número (76,5%) afirma receber algum tipo de ajuda com o idoso. A maioria dos cuidadores (70,6%) foi classificada na categoria sem sobrecarga e apresentou (94,1%) boa pontuação na medida de autoeficácia percebida. Notou-se melhora na capacidade de autocuidado nas categorias muito boa (35,3%) e ótima (52,9%) na pós-intervenção. Na análise de comparação do efeito da intervenção educativa sobre a capacidade de autocuidado, constatou-se aumento no valor da média (102,11) na pós-intervenção em relação ao valor da média da pré-intervenção (95,00), com significância estatística (p=0,029). Conclusão: A capacidade de autocuidado dos cuidadores informais de idosos com demência aumentou após a realização de uma intervenção educativa baseada na autoeficácia. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para o incremento do conhecimento científico sobre o autocuidado de cuidadores informais. |
Resumo em lingua estrangeira: | Introduction: Dementia is a syndrome of chronic nature and its main characteristic is cognitive decline. The consequences of dementia do not only affect the elderly person, but also the informal caregiver, as care is a daily, repetitive and exhausting activity that can harm the caregiver's care for themselves. The caregiver needs to feel capable of taking care of themselves and needs support for self-care. Objective: To evaluate the effectiveness of an educational intervention based on self-efficacy to increase the self-care capacity of informal caregivers of elderly people with dementia. Methodology: This is a quasi-experimental study, with before and after evaluation. The research was carried out in Cuiabá – MT, with 17 informal caregivers of elderly people with dementia treated at the geriatrics outpatient clinic of the Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). The research project was approved by the HUJM Research Ethics Committee, opinion 4,622,301 and registered with ReBEC under number RBR-7gfvn3y. The educational intervention was carried out by telephone in stages: 1) Pre-intervention: data collection for: characterization of caregivers, measures of burden, self-care capacity and perceived self-efficacy; 2) Intervention: divided into four moments, in which participants were sent four videos produced by the researcher herself based on the four sources of self-efficacy beliefs from Bandura's Social Cognitive Theory; 3) Post-intervention: new measure of self-care capacity. The descriptive analysis was presented in tables and graphs, with absolute and relative frequency. Data normality test and graphical presentation with Box-plot were performed. Subsequently, the non-parametric Wilcoxon rank-sum test and paired t test, considered a significance level of 0,05. Results: The majority of caregivers are female (88,2%) and have more than 11 years of education (58,8%), 41,2% are between 50 and 59 years old. Regarding activities as caregivers, 29,4% of them have been caring for the elderly person for a period of 5 to 9 years and another 29,4% have been caring for 10 years or more. The largest number (76,5%) say they receive some type of help with the elderly. The majority of caregivers (70,6%) were classified in the no burden category and had a good score (94,1%) on the perceived self-efficacy measure. An improvement in self-care capacity was noted in the very good (35,3%) and excellent (52,9%) categories post-intervention. In the comparison analysis of the effect of the educational intervention on self-care capacity, an increase in the mean value (102,11) in the post-intervention was found in relation to the mean value in the pre-intervention (95,00), with significance statistics (p=0,029). Conclusion: The self-care capacity of informal caregivers of elderly people with dementia increased after carrying out an educational intervention based on self-efficacy. It is hoped that the results of this research will contribute to increasing scientific knowledge about self-care for informal caregivers. |
Palavra-chave: | Cuidadores Demência Autocuidado Autoeficácia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Caregivers Insanity Self-care Self-efficacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Enfermagem (FAEN) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Referência: | AGULHÓ, Daniela Luzia Zagoto. Capacidade de autocuidado de cuidadores informais de pessoas idosas com demência: estudo quase experimental. 2024. 126 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6846 |
Data defesa documento: | 3-Jul-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FAEN - PPGENF - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2024_Daniela Luzia Zagoto Agulho.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.