Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6867
Tipo documento: Tese
Título: Da educação infantil ao ensino fundamental : singularidades corpóreas para além da cabeça, ombro, joelho e pé
Autor(es): Silva, Lezi Aparecida da
Orientador(a): Gomes, Cléo Ferreira
Membro da Banca: Gomes, Cléo Ferreira
Membro da Banca: Mizusaki, Renata Aparecida Carbone
Membro da Banca: Andrade, Ederson
Membro da Banca: Santos, Eliane Souza Oliveira dos
Membro da Banca: Pereira, Bárbara Cortella
Resumo : O presente estudo objetivou analisar as singularidades corpóreas, manifestas pelas crianças no cotidiano escolar, sobretudo na fase de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Toma por questões norteadoras: Como se revelam as singularidades corpóreas das crianças na infância, da pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental? Quais seriam tais singularidades? A metodologia é de natureza etnográfica, com viés de análise descritiva e interpretativa. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino em Várzea Grande/MT, que elege uma turma de Educação Infantil no ano de 2022 (pré-escola de 5 anos) e que em 2023 ingressa no 1º ano do Ensino Fundamental. Ressalte-se que a pesquisa acompanha as 14 crianças da turma, autorizadas pelos pais a participarem da pesquisa, em seu processo de transição entre as etapas. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista com as duas professoras responsáveis pela turma nas respectivas etapas, no entanto, as crianças observadas são as mesmas. Para compor os dados, foi feito uso da entrevista semiestruturada, com questões abertas na qual contou-se com a participação de duas professoras (sendo 1 da turma de 5 anos e 1 da turma do 1º ano) e foram utilizados também cadernos de campo, anotações diárias, alguns registros por meio de áudios em conversa informal com as crianças, e, como fonte principal, os registros fotográficos. As análises foram estabelecidas em três categorias, nomeadas de: Corpus 1) Singularidades corpóreas no fazer docente; Corpus 2) Singularidades corpóreas manifestas pelas crianças na escola; Corpus 3) Singularidades da infância e o processo transitório entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. O estudo possibilitou considerar a rota de fuga como um grande achado da pesquisa, tendo em vista que as crianças se valiam desse mecanismo, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental para movimentar-se pelo espaço escolar de modo a compartilhar a cultura de pares, como os diferentes modos de se sentar, de aprender, de comunicar, de movimentar, de brincar brincadeiras já conhecidas ou criar outras, de socializar, mesmo que em desacordo à vontade e aos combinados da professora, visto que seus corpos em ambas as etapas sentem necessidades de comunicar, interagir e movimentar. Do ponto de vista desta pesquisa, ouvir e observar as crianças tornam-se dinâmicas necessárias, pois elas têm muito a nos dizer e a nos ensinar com sua originalidade infantil.
Resumo em lingua estrangeira: The present study aimed to analyze the corporeal singularities, manifested by children in their daily school life, especially in the transition phase from Early Childhood Education to Elementary Education. It takes as guiding questions: How are the bodily singularities of children revealed in childhood, from pre-school to the 1st year of Elementary School? What would these singularities be? The methodology is ethnographic in nature, with a descriptive and interpretative analysis bias. The research was carried out in a municipal school in Várzea Grande/MT, which elects an Early Childhood Education class in 2022 (5-year preschool) and which in 2023 enters the 1st year of Elementary School. It should be noted that the research follows the 14 children in the class, authorized by their parents to participate in the research, in their transition process between the stages. As a data collection instrument, interviews were used with the two teachers responsible for the class in the respective stages, however, the children observed were the same. To compose the data, semi-structured interviews were used, with open questions in which two teachers participated (one from the 5 year old class and 1 from the 1st year class) and field notebooks were also used, daily notes, some audio recordings of informal conversations with the children, and, as the main source, photographic records. The analyzes were established in three categories, named: Corpus 1) Corporeal singularities in teaching; Corpus 2) Bodily singularities manifested by children at school; Corpus 3) Singularities of childhood and the transitional process between Early Childhood Education and Elementary Education. The study made it possible to consider the escape route as a major finding of the research, considering that children used this mechanism, both in Early Childhood Education and Elementary School, to move around the school space in order to share the culture of peers, such as the different ways of sitting, of learning, of communicating, of moving, of playing familiar games or creating new ones, of socializing, even if in disagreement with the teacher's will and arrangements, since their bodies in both stages feel needs to communicate, interact and move. From the point of view of this research, listening to and observing children become necessary dynamics, as they have a lot to tell us and teach us with their childish originality.
Palavra-chave: Infância
Corpo
Escola
Educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Childhood
Body
School
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Lezi Aparecida da. Da educação infantil ao ensino fundamental: singularidades corpóreas para além da cabeça, ombro, joelho e pé. 2023. 139 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6867
Data defesa documento: 13-Dec-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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