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Tipo documento: Dissertação
Título: Avaliação do Córrego da Manga como instrumento de educação e gestão ambiental
Autor(es): Motta, Andréia Cristina da
Orientador(a): Figueiredo, Daniela Maimoni de
Coorientador: Fausto, Marcos Alves
Membro da Banca: Figueiredo, Daniela Maimoni de
Membro da Banca: Paes, Rafael Pedrollo de
Membro da Banca: Massabni, Vânia Galindo
Resumo : A presente dissertação trata-se de um projeto de pesquisa dividido em dois artigos, sendo a caracterização da qualidade e a quantidade de água do córrego da Manga e correlacionar com os padrões legais e com a percepção dos moradores próximos ao córrego e o outro artigo o diagnóstico ambiental desenvolvido no córrego da Manga, utilizando o método VERAH, como instrumento de estudo para correlacionar de forma interdisciplinar os componentes curriculares ao ensino fundamental e médio de uma escola pública, a Escola Estadual José Leite de Moraes, localizada na área urbana do município de Várzea Grande, em Mato Grosso. A metodologia está baseada em um diagnóstico ambiental-participativo com alunos eprofessores da escola, com aulas teóricas, práticas, palestras e atividades de campo para conhecimento da realidade da microbacia, tendo a água como foco principal. Foram realizadas coletas de água, sedimento e medição de vazão em duas épocas do ano (estiagem e chuva), bem como entrevistas com moradores da microbacia. As atividades curriculares e os resultados dos trabalhos de campo foram integrados de maneira interdisciplinar com alunos e professores, de acordo com as normativas educacionais. Um dos produtos foi a apresentação dos resultados na escola para outras turmas e para a comunidade, através de vídeos, documentários e palestras, acompanhado de um relatório do diagnóstico ambiental, que será entregue para Prefeitura de Várzea Grande. Esse estudo gerou conhecimento sobre as condições ambientais do córrego, suas causas e consequências e a percepção da comunidade sobre os problemas avaliados, proporcionando reflexões sobre o modelo de ocupação urbana, sobre as implicações no futuro e o que pode ser feito para mudar ou minimizar a degradação ambiental do manancial hídrico urbano. A metodologia adotada nesse estudo e os resultados obtidos proporcionaram um importante mecanismo para integrar os problemas socioambientais e expandir as diferentes áreas de conhecimento e percepções ambientais, auxiliando na compreensão dos processos de causa- efeito que resultam na degradação ambiental e no processo de ensino-aprendizagem contextualizado e interdisciplinar.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation comprises a research project divided into two articles. The first focuses on characterizing the quality and quantity of water in the Manga stream, correlating these aspects with legal standards and the perception of residents near the stream. The second article involves an environmental diagnosis conducted in the Manga stream using the VERAH method as a study tool to interdisciplinarily correlate the curriculum components with elementary and high school education in a public school, specifically the José Leite de Moraes State School, located in the urban area of Várzea Grande, Mato Grosso. The methodology is based on a participatory environmental diagnosis with students and teachers, involving theoretical and practical classes, lectures, and field activities to understand the reality of the microbasin, with a primary focus on water. Water, sediment, and flow measurements were collected during two seasons (dry and rainy), and interviews were conducted with microbasin residents. Curricular activities and fieldwork results were integrated in an interdisciplinary manner with students and teachers, following educational norms. One of the outcomes was presenting the results at the school for other classes and the community through documentary videos and lectures, accompanied by an environmental diagnosis report to be submitted to the Várzea Grande Municipality. This study generated knowledge about the environmental conditions of the stream, its causes and consequences, and the community's perception of the assessed problems. It prompted reflections on the urban occupation model, its implications for the future, and actions that can be taken to change or minimize environmental degradation of the urban water source. The methodology and results of this study provided an important mechanism to integrate socioenvironmental issues, expand different areas of knowledge, and environmental perceptions, aiding in understanding cause-and-effect processes leading to environmental degradation and in contextualized and interdisciplinary teaching and learning.
Palavra-chave: Diagnóstico ambiental
Percepção social
Investigação como ferramenta de ensino
Interdisciplinaridade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental diagnosis
Social perception
Research as a teaching tool
Interdisciplinarity
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos
Referência: MOTTA, Andréia Cristina da. Avaliação do Córrego da Manga como instrumento de educação e gestão ambiental. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6885
Data defesa documento: 14-Nov-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAET - PPGRH - Dissertações de mestrado

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