Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6903
Tipo documento: Dissertação
Título: As relações entre os comportamentos externalizantes e as competências de estudantes adolescentes
Autor(es): Rodrigues, Jessica Almeida
Orientador(a): Alencastro, Lidiane Cristina da Silva
Membro da Banca: Alencastro, Lidiane Cristina da Silva
Membro da Banca: Bittencourt, Marina Nolli
Membro da Banca: Silva, Jorge Luiz da
Resumo : Os problemas emocionais e comportamentais (PECs) são crescentes nas trajetórias das adolescências, que estão atravessadas por diferentes contextos sociais, econômicos, políticos e culturais, não se limitando apenas ao desenvolvimento físico. Nesse contexto, é necessário que profissionais de saúde se instrumentalizem para conhecer sobre essa população, de modo a facilitar o processo de avaliação e planejamento de programas de prevenção e intervenção na saúde mental. O presente estudo teve como objetivo analisar as relações entre os comportamentos externalizantes e as competências de estudantes adolescentes. Trata-se de um estudo quantitativo de natureza descritiva, analítica e corte transversal. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário com dados sociodemográficos e a versão brasileira do inventário de autoavaliação para adolescentes de 11 a 18 anos - Youth Self-Report/2001 (YSR/2001). Para análise dos dados, foram utilizados os escores brutos obtidos do inventário, a partir das respostas dos adolescentes de escolas públicas de Cuiabá-MT. Esta pesquisa pertence a uma pesquisa matricial que foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos, da área de saúde da Universidade Federal de Mato Grosso (parecer nº 4.466.951). A amostra foi composta por duzentos e vinte e dois adolescentes estudantes (n=222), predominantemente do sexo feminino (67,5%), com maior proporção de idade entre 15 e 18 anos (56,8%) e naturais da cidade de Cuiabá/MT (74,3%). Quanto a caracterização dos adolescentes, segundo comportamentos externalizantes e competências, destaca-se que 10,0% da amostra apresentou valores na faixa clínica para escala total de competências, 9,0% revelaram um perfil clínico para comportamentos externalizantes, 2,7% perfil clínico para comportamento agressivo e 7,2% perfil clínico para o comportamento de violação de regras. Não foram evidenciadas correlações significativas entre os escores médios de competências e comportamentos externalizantes, porém houve correlação moderada, positiva e significativa entre os escores médios das escalas de violação de regras e comportamento agressivo (r=0,60). Nas associações da escala de violação de regras, os itens “consomem bebidas alcoólicas sem autorização dos pais” e “matam aula” apresentaram escores médios de competências significativamente menores que aqueles que negaram tal comportamento. Já os participantes que afirmaram preferir andar com adolescentes mais velhos apresentaram maiores escores médios de competências. Os adolescentes que declararam serem mal-humorados, ou que se irritam com facilidade, apresentaram menores escores médios de competências do que aqueles que negaram tais comportamentos, com efeito moderado. O sexo masculino apresentou escores brutos médios de competências mais elevados (p=0,036), enquanto o sexo feminino, maiores escores de comportamento agressivo (p=0,014). Não houve diferenças estatísticas significativas entre faixas etárias. Portanto, analisar as relações dos comportamentos externalizantes com as competências permite maior conhecimento da situação de saúde mental dos estudantes adolescentes.
Resumo em lingua estrangeira: Emotional and behavioral problems (EBPs) are on the rise in adolescence, which is crossed by different social, economic, political and cultural contexts and is not limited to physical development. In this context, it is necessary for health professionals to be equipped to learn about this population, to facilitate the process of evaluation and planning of prevention and intervention programs in mental health. The aim of this study was to analyze the relationship between externalizing behaviors and the competencies of adolescent students. This is a quantitative study of a descriptive, analytical and cross-sectional nature. Data was collected using a questionnaire with sociodemographic data and the Brazilian version of the selfassessment inventory for adolescents aged 11 to 18 - Youth Self-Report/2001 (YSR/2001). The raw scores obtained from the inventory were used to analyze the data, based on the responses of adolescents from public schools in Cuiabá. This research is part of a matrix study that was approved by the Ethics Committee for Research with Human Beings in the Health Area of the Federal University of Mato Grosso (opinion no. 4.466.951). The sample consisted of two hundred and twenty-two adolescent students (n=222), predominantly female (67.5%), aged between 15 and 18 (56.8%) and from the city of Cuiabá/MT (74.3%). As for the characterization of the adolescents according to externalizing behaviors and competencies, 10.0% of the sample showed values in the clinical range for the total competency scale, 9.0% clinical profile for externalizing behaviors, 2.7% clinical profile for aggressive behavior and 7.2% clinical profile for rule-breaking behavior. There were no significant correlations between the mean scores for competencies and externalizing behaviors, but there was a moderate, positive and significant correlation between the mean scores for the rule-breaking scales and aggressive behavior (r=0.60). In the associations of the rule-breaking scale, the items "consuming alcoholic beverages without parental permission" and "skipping class" had significantly lower mean competency scores than those who denied such behavior. On the other hand, participants who said they preferred to hang out with older teenagers had higher mean competency scores. Adolescents who reported being moody or getting angry easily had lower mean competency scores than those who denied such behaviors, with a moderate effect. Males had higher mean raw competency scores (p=0.036), while females had higher scores for aggressive behavior (p=0.014). There were no statistically significant differences between age groups. Therefore, analyzing the relationship between externalizing behaviors and competencies provides greater insight into the mental health situation of adolescent students.
Palavra-chave: Adolescência
Saúde mental
Comportamentos externalizantes
Competências
Palavra-chave em lingua estrangeira: Adolescence
Mental health
Externalizing behaviors
Competencies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Enfermagem (FAEN)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Referência: RODRIGUES, Jessica Almeida. As relações entre os comportamentos externalizantes e as competências de estudantes adolescentes. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6903
Data defesa documento: 21-May-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAEN - PPGENF - Dissertações de mestrado

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