Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6908
Tipo documento: Dissertação
Título: Ensino-aprendizagem de Libras como L1 : de uma surda para outros surdos
Autor(es): Ferreira, Priscilla Lopes
Orientador(a): Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Membro da Banca: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Membro da Banca: Beltrão, Marcio Evaristo
Membro da Banca: Almeida, Matheus Lucas de
Resumo : A inserção de professores surdos nos ambientes escolares representa um avanço significativo na educação bilíngue, especialmente no que diz respeito à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Parte daí o objetivo de traçar reflexões acerca do ensino de Libras por professores surdos para estudantes surdos a partir de minhas vivências. Esta pesquisa investiga o ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) para surdos, sob a minha perspectiva, de uma professora surda, analisando os desafios e possibilidades dessa abordagem. Para tanto, o trabalho se baseou em Quadros e Schmiedt (2003), Grosjean (1996, 2001), Vygotsky (1978, 1998), Chomsky, N. (1994, 1998, 2006), Moraes (2012, 2018, 2023), Perlin (2005, 2010), entre outros. Aplicando a metodologia autonarrativa, a pesquisa discute minhas experiências na aquisição tardia da Libras, minha trajetória acadêmica e minha atuação como docente. O estudo aborda a importância dos professores surdos no ensino para surdos, destacando seu papel na valorização da identidade surda e na construção de um ambiente educacional inclusivo. São analisadas as concepções teóricas sobre a aquisição de línguas por surdos, o impacto das políticas públicas na educação bilíngue e a necessidade de estratégias pedagógicas adaptadas à realidade dos estudantes surdos. A pesquisa também revisita a trajetória histórica da educação de surdos, considerando as diferentes abordagens metodológicas utilizadas ao longo do tempo. A partir dessa análise, a dissertação evidencia que a presença de professores surdos na educação básica e superior contribui para o fortalecimento da comunidade surda, promovendo maior autonomia linguística e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Conclui-se que a formação docente específica, a adaptação curricular e a implementação de políticas educacionais mais inclusivas são fundamentais para garantir um ensino eficaz de Libras como L1. Dessa forma, a pesquisa contribui para o debate sobre inclusão e bilinguismo, reforçando a necessidade de reconhecimento e valorização dos professores surdos como agentes fundamentais na educação de estudantes surdos no Brasil.
Resumo em lingua estrangeira: The inclusion of deaf teachers in school environments represents a significant advancement in bilingual education, especially regarding the Brazilian Sign Language (Libras). This study aims to reflect on the teaching of Libras by deaf teachers for deaf students, based on my own experiences. This research investigates the teaching and learning of Brazilian Sign Language (Libras) as a first language (L1) for deaf individuals from my perspective as a deaf teacher, analyzing the challenges and possibilities of this approach. To this end, the study is based on Quadros and Schmiedt (2003), Grosjean (1996, 2001), Vygotsky (1978, 1998), Chomsky (1994, 1998, 2006), Moraes (2012, 2018, 2023), Perlin (2005, 2010), among others. Applying the self-narrative methodology, the research discusses my experiences with the late acquisition of Libras, my academic trajectory, and my role as an educator. The study addresses the importance of deaf teachers in deaf education, highlighting their role in valuing deaf identity and fostering an inclusive educational environment. It analyzes theoretical conceptions regarding language acquisition by deaf individuals, the impact of public policies on bilingual education, and the need for pedagogical strategies adapted to the reality of deaf students. The research also revisits the historical trajectory of deaf education, considering the different methodological approaches used over time. Based on this analysis, the dissertation demonstrates that the presence of deaf teachers in basic and higher education contributes to strengthening the deaf community, promoting greater linguistic autonomy and cognitive development among students. It concludes that specific teacher training, curricular adaptation, and the implementation of more inclusive educational policies are essential to ensuring effective Libras L1 teaching. Thus, this research contributes to the debate on inclusion and bilingualism, reinforcing the need for recognition and appreciation of deaf teachers as fundamental agents in the education of deaf students in Brazil.
Palavra-chave: Professora surda
Ensino-aprendizagem
Libras
Estudantes surdos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Deaf teacher
Teaching and learning
Libras
Deaf students
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: FERREIRA, Priscilla Lopes. Ensino-aprendizagem de Libras como L1: de uma surda para outros surdos. 2025. 58 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6908
Data defesa documento: 7-Mar-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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