Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinotti, Sandra Sizuka Matsubara-
dc.date.accessioned2025-05-07T19:13:32Z-
dc.date.available2010-10-27-
dc.date.available2025-05-07T19:13:32Z-
dc.date.issued2010-10-27-
dc.identifier.citationPINOTTI, Sandra Sizuka Matsubara. Desafios dos processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal de práticas pedagógicas em ambiente virtual. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6911-
dc.description.abstractThis study aimed at analyzing reculturing, restructuring and retiming processes (Fullan, 1993, 1996) in two English language teachers´ discourse at distance education context. The main theoretical underpinning for the research was provided by the studies of Vygotsky (1937/1987), Fullan (1993, 1996) and also Garrison & Anderson (2001, 2003) about the concept of social and teaching presence. The research questions are the following: How can teachers’ discourse show some evidences of reculturing, restructuring and retiming processes in educational practices? How can the reculturing, restructuring and retiming processes change teachers’ perception about teaching and learning at digital environment? The research methodology was based on interpretative approach with the analyses of the email messages, discussion forum and interviews with the participants. The results suggest some linguistic evidences that may indicate possible reculturing, restructuring and retiming processes in the teachers’ messages.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-01-27T16:06:32Z No. of bitstreams: 1 DISS_2010_Sandra Sizuka Matsubara Pinotti.pdf: 880798 bytes, checksum: 37d99354d72544cce6567bcb8e62b80f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-07T19:13:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2010_Sandra Sizuka Matsubara Pinotti.pdf: 880798 bytes, checksum: 37d99354d72544cce6567bcb8e62b80f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-07T19:13:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2010_Sandra Sizuka Matsubara Pinotti.pdf: 880798 bytes, checksum: 37d99354d72544cce6567bcb8e62b80f (MD5) Previous issue date: 2010-10-27en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesafios dos processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal de práticas pedagógicas em ambiente virtualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordReculturaçãopt_BR
dc.subject.keywordReestruturação e reorganização temporalpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordContexto digitalpt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Dánie Marcelo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5826176151112581pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Dánie Marcelo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5826176151112581pt_BR
dc.contributor.referee2Papa, Solange Maria de Barros Ibarra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747668885058135pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9575415030544028pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar os processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal (FULLAN, 1996,1999) no discurso de duas professoras de língua inglesa em um contexto de aprendizagem a distância. O fundamento teórico foi ancorado nos estudos de Vygotsky (1937/1987), Fullan (1996,1999) e também de Garrison & Anderson (2001,2003) sobre o conceito de presença social e de ensino. As questões que nortearam a pesquisa foram as seguintes: De que forma os enunciados dos sujeitos da pesquisa podem evidenciar processos de reculturação, reestruturação e/ou reorganização temporal de práticas pedagógicas? Como os processos de reculturação, reestruturação e/ou reorganização temporal podem alterar a percepção das professoras sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas em ambiente digital? A metodologia de pesquisa teve uma abordagem interpretativa com análise das mensagens de e-mails, fórum de discussão e entrevistas com as docentes pesquisadas. Os resultados sugerem algumas evidências linguísticas que podem sinalizar possíveis processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal nos enunciados das professoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Reculturingpt_BR
dc.subject.keyword2Restructuring and retimingpt_BR
dc.subject.keyword2Educational practicespt_BR
dc.subject.keyword2Digital contextpt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Dilma Maria de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8539603114398419pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2010_Sandra Sizuka Matsubara Pinotti.pdf860.15 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.