Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6911
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pinotti, Sandra Sizuka Matsubara | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T19:13:32Z | - |
dc.date.available | 2010-10-27 | - |
dc.date.available | 2025-05-07T19:13:32Z | - |
dc.date.issued | 2010-10-27 | - |
dc.identifier.citation | PINOTTI, Sandra Sizuka Matsubara. Desafios dos processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal de práticas pedagógicas em ambiente virtual. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6911 | - |
dc.description.abstract | This study aimed at analyzing reculturing, restructuring and retiming processes (Fullan, 1993, 1996) in two English language teachers´ discourse at distance education context. The main theoretical underpinning for the research was provided by the studies of Vygotsky (1937/1987), Fullan (1993, 1996) and also Garrison & Anderson (2001, 2003) about the concept of social and teaching presence. The research questions are the following: How can teachers’ discourse show some evidences of reculturing, restructuring and retiming processes in educational practices? How can the reculturing, restructuring and retiming processes change teachers’ perception about teaching and learning at digital environment? The research methodology was based on interpretative approach with the analyses of the email messages, discussion forum and interviews with the participants. The results suggest some linguistic evidences that may indicate possible reculturing, restructuring and retiming processes in the teachers’ messages. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-01-27T16:06:32Z No. of bitstreams: 1 DISS_2010_Sandra Sizuka Matsubara Pinotti.pdf: 880798 bytes, checksum: 37d99354d72544cce6567bcb8e62b80f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-07T19:13:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2010_Sandra Sizuka Matsubara Pinotti.pdf: 880798 bytes, checksum: 37d99354d72544cce6567bcb8e62b80f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-07T19:13:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2010_Sandra Sizuka Matsubara Pinotti.pdf: 880798 bytes, checksum: 37d99354d72544cce6567bcb8e62b80f (MD5) Previous issue date: 2010-10-27 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desafios dos processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal de práticas pedagógicas em ambiente virtual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reculturação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reestruturação e reorganização temporal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contexto digital | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Jesus, Dánie Marcelo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5826176151112581 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jesus, Dánie Marcelo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5826176151112581 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Papa, Solange Maria de Barros Ibarra | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5747668885058135 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9575415030544028 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo analisar os processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal (FULLAN, 1996,1999) no discurso de duas professoras de língua inglesa em um contexto de aprendizagem a distância. O fundamento teórico foi ancorado nos estudos de Vygotsky (1937/1987), Fullan (1996,1999) e também de Garrison & Anderson (2001,2003) sobre o conceito de presença social e de ensino. As questões que nortearam a pesquisa foram as seguintes: De que forma os enunciados dos sujeitos da pesquisa podem evidenciar processos de reculturação, reestruturação e/ou reorganização temporal de práticas pedagógicas? Como os processos de reculturação, reestruturação e/ou reorganização temporal podem alterar a percepção das professoras sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas em ambiente digital? A metodologia de pesquisa teve uma abordagem interpretativa com análise das mensagens de e-mails, fórum de discussão e entrevistas com as docentes pesquisadas. Os resultados sugerem algumas evidências linguísticas que podem sinalizar possíveis processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal nos enunciados das professoras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Linguagens (IL) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Reculturing | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Restructuring and retiming | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Educational practices | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Digital context | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Mello, Dilma Maria de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8539603114398419 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2010_Sandra Sizuka Matsubara Pinotti.pdf | 860.15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.