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http://ri.ufmt.br/handle/1/6912
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Tecnodiscurso e paratopia : articulações possíveis na análise das criações artísticas do Ciberpajé |
Autor(es): | Castrillon, Fabíola Barros |
Orientador(a): | Vilela-Ardenghi, Ana Carolina Nunes da Cunha |
Membro da Banca: | Vilela-Ardenghi, Ana Carolina Nunes da Cunha |
Membro da Banca: | Baronas, Roberto Leiser |
Membro da Banca: | Khalil, Lucas Martins Gama |
Resumo : | A presente pesquisa debruça-se sobre as criações do artista transmídia Edgar Franco, também autodenominado Ciberpajé. Para tanto, partimos de uma abordagem discursiva da referida obra, especialmente a partir de conceitos formulados por Paveau (2021) no interior de sua proposta de uma Análise do Discurso Digital, tais como os de tecnogênero, extimidade e tecnografismos, com ênfase na análise dos avatares das suas redes sociais. A partir das análises preliminares, chamou nossa atenção a relação estabelecida entre a academia — afinal, trata-se de professor atuante em universidade pública brasileira — e a arte. A partir daí, dedicamo-nos também a explorar em nossas análises a dimensão paratópica, tal como elaborada por Maingueneau (2008) no seio de sua reflexão em torno dos discursos constituintes. Nesse sentido, pode-se dizer que esta pesquisa permitiu a exploração da produção artística do Ciberpajé na imbricação entre o digital e o não-digital. Como corpus, optamos por analisar os perfis das redes sociais do artista e plataformas digitais (Facebook, Instagram, Threads, Youtube, Bandcamp, Spotify) assim como o modo de apresentação de si em espaços, digamos, mais acadêmicos (Lattes, assinaturas de e-mails, biodatas de artigos e capítulos de livros) a fim de explorar a difícil negociação entre o acadêmico e o artístico que funda sua produção artística. Os perfis das diversas redes sociais e plataformas apresentam um conjunto de elementos (de natureza compósita) que merecem atenção: i) o usuário ora se apresenta como Ciberpajé, ora como Edgar Franco; ii) o usuário se vale de múltiplas representações imagéticas (desenho/caricatura da figura Edgar Franco; foto pessoal; desenho “humanimal”). Uma paratopia possível encontrada nas análises foi a complexa negociação do lugar acadêmico e artístico. Ele se textualiza como sendo Pós-doutor em Artes e Tecnociência, Mestre em multimeios pela Unicamp e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da UFG, artista transmídia, “mentor” da banda Posthuman Tantra, concomitante a este movimento ele se auto referencia como “mago” e “psiconauta”. Além disso, o processo de transmutação em Ciberpajé foi também assumido como corpus desta pesquisa. Consideramos que um dos ganhos desta pesquisa, do ponto de vista teórico-metodológico, é justamente a imbricação entre abordagens que, não obstante sua distância epistemológica (Paveau e Maingueneau), puderam se compatibilizar a partir de categorias que dão conta do universo digital. |
Resumo em lingua estrangeira: | Esta investigación se centra en las creaciones del artista transmedia Edgar Franco, también llamado Ciberpajé. Para ello, partimos de una aproximación discursiva al trabajo antes mencionado, especialmente a partir de conceptos formulados por Paveau (2021) dentro de su propuesta de Análisis del Discurso Digital, como los de tecnogénero, extimidad y tecngrafismos, con énfasis en el análisis. de avatares de tus redes sociales. De los análisis preliminares, llamó la atención la relación que se establece entre la academia, después de todo, es profesor en una universidad pública brasileña, y el arte. A partir de entonces, también nos dedicamos a explorar la dimensión paratópica en nuestros análisis, tal como la elabora Maingueneau (2008) dentro de su reflexión sobre los discursos constituyentes. En este sentido, se puede decir que esta investigación permitió explorar la producción artística de Ciberpajé en el traslape entre lo digital y lo no digital. Como corpus, optamos por analizar los perfiles de redes sociales y plataformas digitales del artista (Facebook, Instagram, Threads, Youtube, Bandcamp, Spotify) así como la forma en la que se presentan en espacios digamos más académicos (Lattes, suscripciones y correos electrónicos, biografías de artículos y capítulos de libros) para explorar la difícil negociación entre lo académico y lo artístico que constituye la base de su producción artística. Los perfiles de las distintas redes y plataformas sociales presentan un conjunto de elementos (de carácter compuesto) que merecen atención: 1) el usuario a veces se presenta como Ciberpajé, a veces como Edgar Franco, 11) el usuario utiliza múltiples representaciones de imágenes (dibujo/ caricatura de la figura Edgar Franco, foto personal, dibujo "humanımal"). Una posible paratopía encontrada en los análisis fue la compleja negociación del lugar académico y artístico. Está textualizado como Postdoctor en Artes y Tecnociencia, Máster en multimedia de la Unicamp y profesor permanente del Programa de Posgrado en Arte y Cultura Visual de la UFG, artista transmedia, "mentor" de la banda Posthuman Tantra, concomitante a este movimiento. se refiere a sí mismo como un "mago" y un "psiconauta". Además, el proceso de transmutación en Ciberpajė también fue asumido como corpus de esta investigación. Consideramos que uno de los logros de esta investigación, desde el punto de vista teórico-metodológico, es precisamente la superposición entre enfoques que, a pesar de su distancia epistemológica (Paveau y Maingueneau), lograron compatibilizar a partir de categorías que dan cuenta del universo digital. |
Palavra-chave: | Chave Tecnografismo Avatar Paratopia criadora Ciberpajé |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Tecnodiscurso Avatar Paratopía creativa Ciberpajé |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | CASTRILLON, Fabíola Barros. Tecnodiscurso e paratopia: articulações possíveis na análise das criações artísticas do Ciberpajé. 2024. 145 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6912 |
Data defesa documento: | 18-Nov-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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