Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6913
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Waldiana da Guia Salazar | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T20:30:10Z | - |
dc.date.available | 2025-01-20 | - |
dc.date.available | 2025-05-07T20:30:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Waldiana da Guia Salazar. Mais Inglês/MT e o estudante com deficiência intelectual. 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6913 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the process of English language learning and the progress of a student with intellectual disabilities through the development of activities proposed on the Mais Inglês platform by Education First (EF), offered by the Mais Inglês/MT Program – Mato Grosso State Department of Education. The topic was chosen due to reflections on how inclusive education operates in English language teaching and learning, as the author, a public school teacher in Várzea Grande, frequently encounters students with specific disabilities. The research employed a qualitative approach, with data collected through a case study of a student from Escola Estadual Irene Gomes. The theoretical framework is based on Brazilian education legislation (BRASIL, 1988), with an emphasis on inclusive education, as well as Lev Vygotsky’s socio-interactionist theory (1978). Vygotsky’s socio-interactionist theory (1998) emphasizes that human development is driven by mediated social interactions, where individuals learn concepts and skills through language and cultural tools under the guidance of more experienced individuals. Central to his theory is the concept of the Zone of Proximal Development (ZPD), which describes the gap between an individual’s current developmental level and their potential development with the assistance of a more competent tutor. Results obtained through observations from the case study, grounded in Vygotsky’s socio-interactionist theory, revealed the importance of social interaction and mediation in the cognitive and linguistic development of students with intellectual disabilities. The Zone of Proximal Development is a key concept for understanding how the student can progress with appropriate support, highlighting the relevance of an inclusive and collaborative learning environment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-03-20T21:12:54Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Waldiana da Guia Salazar Santos.pdf: 4811319 bytes, checksum: 079b4a98e1f0a072d11c168ff95e343b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-07T20:30:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Waldiana da Guia Salazar Santos.pdf: 4811319 bytes, checksum: 079b4a98e1f0a072d11c168ff95e343b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-07T20:30:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Waldiana da Guia Salazar Santos.pdf: 4811319 bytes, checksum: 079b4a98e1f0a072d11c168ff95e343b (MD5) Previous issue date: 2024-12-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mais Inglês/MT e o estudante com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Mais Inglês | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Antonio Henrique Coutelo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8010588396875226 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Antonio Henrique Coutelo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8010588396875226 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Beltrão, Marcio Evaristo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4946711879533148 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9850089231699436 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve o propósito de analisar o processo de aprendizagem de língua inglesa e o progresso de uma estudante com deficiência intelectual perante o desenvolvimento das atividades propostas na plataforma Mais Inglês, da empresa Education First – EF, ofertado pelo Programa Mais Inglês/MT – vinculado à Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. O tema foi escolhido em virtude de reflexões sobre como se dá a educação inclusiva no ensino/aprendizagem da língua inglesa, pois, enquanto professora de uma escola pública, no município de Várzea Grande, a autora se depara com diversos estudantes com deficiências específicas. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os dados foram coletados mediante estudo de caso com uma aluna da Escola Estadual Irene Gomes. O aporte teórico se fundamenta nas legislações brasileiras sobre a educação (BRASIL, 1988) com ênfase na educação inclusiva e também na Teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky (1978). A teoria sociointeracionista de Vygotsky (1998) enfatiza que o desenvolvimento humano é impulsionado por interações sociais mediadas, nas quais os indivíduos aprendem conceitos e habilidades por meio da linguagem e ferramentas culturais, sob a orientação de indivíduos mais experientes. Central para sua teoria está o conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que descreve a distância entre o nível atual de desenvolvimento de um indivíduo e seu potencial de desenvolvimento sob a orientação de um tutor mais competente. Os resultados obtidos por meio das observações do estudo de caso, embasadas na teoria sociointeracionista de Vygotsky revelaram a importância da interação social e da mediação no desenvolvimento cognitivo e linguístico de estudantes com deficiência intelectual. A Zona de Desenvolvimento Proximal é um conceito-chave para entender como a aluna pode progredir com o apoio adequado, destacando a relevância de um ambiente de aprendizagem inclusivo e colaborativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Linguagens (IL) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mais Inglês program | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | English language | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Learning process | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Intellectual disabilities | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nóbrega, Paulo Vinícius Ávila | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4938442207753907 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Waldiana da Guia Salazar Santos.pdf | 4.7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.